HIDS Unicamp/ e agora junto com PIDS prefeitura
Projetos, apresentações,convênios,mudanças nas leis.
Acompanhe, desde 2016.
Anos depois a prefeitura modificou o zoneamento em regiões em volta, tornou urbana a região do Santa Eudóxia pela lei 207/10 e quer implantar o PIDS.
Tudo somado dá mais de 17 milhões de m2....analisem e acompanhem.
Link prefeitura com o material:
https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-desenvolvimento-urbano/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel
-Em 9/5/17
Novo Plano Diretor de Campinas duplica Barão Geraldo e avança na zona rural
A partir de uma nova legislação que permite a qualquer propriedade rural ser transformada por seu proprietário em urbana e a criação de mais de 10 grandes novas avenidas de 20 a 30 metros de largura cada avançando desde o Shopping Dom Pedro por trás da Unicamp até o bairro Alto da Cidade Universitária, nas quais será fomentada uma nova centralidade urbana com permissão de construções com o adensamento de 4 m² para 1 m² (permissão de construção de 4 metros em cada 1 metro de terreno), a prefeitura de Campinas de fato presenteia os moradores do distrito de Barão Geraldo com um futuro de especulação imobiliária.
https://cartacampinas.com.br/2017/05/novo-plano-diretor-de-campinas-duplica-barao-geraldo-e-avanca-na-zona-rural/
-Em 15/5/17
As contradições da proposta do Plano Diretor apresentada pela Prefeitura de Campinas
No texto apresentado é criado um novo conceito para a cidade chamado Macrozona de Expansão com Desenvolvimento Ordenado. Essa nova macrozona nada mais é do que o aumento do perímetro urbano da nossa cidade disfarçado e abrange um conjunto de áreas que hoje são rurais.
Atualmente é proibido desenvolver empreendimentos imobiliários e industriais nessas áreas. Elas ficam majoritariamente na região de Souzas, Barão Geraldo, próximo ao Aeroporto de Viracopos, e uma grande área na região sudeste da cidade (Veja as áreas verde claras no mapa). Essas áreas criam um cinturão rural para a cidade de Campinas garantindo um mínimo de preservação de áreas naturais.
A prefeitura não apresentou argumentos técnicos que justifiquem essa ampliação. Ela se limitou somente a dizer que a possibilidade de urbanização dessas áreas daria aos proprietários o direito de lotear e tirar proveito econômico dessa atividade. No entanto não é possível concordar com essa justificativa para fazer a alteração.
-28/8/19
Mesma apresentação no Comdema em 28/8/19-para comparar
Comdema reunião 28/8/19 (2/4)
https://www.youtube.com/watch?v=P49BAJA4Gfk
Campinas sediará polo para Desenvolvimento Sustentável em BarãoConvênio com o BID cria área modelo de pesquisas para o desenvolvimento sustentável, reunindo governos e empresas11/03/2020
O objetivo do convênio é criar um distrito modelo de desenvolvimento urbano sustentável e inteligente na forma de um laboratório vivo.
https://novo.campinas.sp.gov.br/noticia/38249
-HIDS Membros Fundadores do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) • Governo do Estado de São Paulo • Prefeitura Municipal de Campinas • Unicamp • PUC-Campinas • Facamp • CNPEM • Embrapa • CPQD • TRB Pharma • Cargill • Cariba Empreendimentos e Participações • Instituto Eldorado • CPFL • Sanasa
https://www.siarq.unicamp.br/images/imagens-artigos/difusao/memoria/Relatrio_de_Gesto_MK_2017-2021.pdf
Localizado no Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – CIATEC, entre a Unicamp, Pucc e Facamp, servido por um dos maiores entroncamentos rodo-aero-ferroviários da América Latina, em breve poderá ser acessado diretamente da Rodovia D. Pedro, partindo do Parque D. Pedro Shopping. De acordo com o Plano Diretor da Cidade de Campinas, está prevista nesta região a criação de um Eixo Empresarial e um Eixo Tecnológico, Científico e de Conhecimento, além de áreas de Preservação Ambiental, Suporte Habitacional, Hotéis, Lazer e Entretenimento. Neste local é desenvolvido o programa de incubadora de empresas de base tecnológica, implantação de empresas e organizações de pesquisas científicas e tecnológicas.
http://www.globaltechcampinas.com.br/site/br/parcerias/index.html#parceiros
COMPONENTE AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE-HIDs
http://www.hids.unicamp.br/wp-content/uploads/2021/04/HIDS-BID_Produto-5_Modelo-da-Plataforma-de-Avaliacao.pdf
CMDU reunião extr. 16/3/21 (1/2)
Apresentação no CMDU pela Carolina Baccarat
https://www.youtube.com/watch?v=28rn3BOYbI0
Documentos:
Seplurb mudança região Sta Candida
https://pt.slideshare.net/resgatecambuiong/seplurb-mudana-regio-sta-cndida
Seplurb mapa Sta Candida
https://pt.slideshare.net/resgatecambuiong/seplurb-mapa-de-santa-candida
-Material sobre:
-HIDS site
http://www.hids.depi.unicamp.br/
-PIDS site prefeitura
https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel
-Fórum 2019
https://www.nepam.unicamp.br/forum-permanente-hub-internacional-para-o-desenvolvimento-sustentavel/
Em 2013, a Unicamp adquiriu a Fazenda Argentina, uma área com 1,4 milhão de m2, contígua ao campus da Universidade, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Em sua origem, o HIDS foi imaginado como uma estrutura a ser criada na Fazenda Argentina e integrada de modo harmônico aos campi da Unicamp, combinando e articulando ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável em sua forma mais abrangente. A proposta de um HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS-http://www.hids.depi.unicamp.br/) é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. A ocupação dessa área é uma oportunidade de explorar iniciativas para promover atender e incentivar a Agenda 2030, da ONU, com seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, um compromisso assinado por 193 países, incluindo o Brasil.
-Lei Ciatec
Lei do Ciatec-que é esse local-LEI COMPLEMENTAR Nº 22 DE 03 DE JULHO DE 2008
Dispõe sobre a aprovação de diretrizes específicas para a elaboração do projeto de ocupação planejada da área do Parque II do Pólo de Alta Tecnologia de Campinas - CIATEC e dá outras providências.
https://bibliotecajuridica.campinas.sp.gov.br/index/visualizaratualizada/id/87046
-28/5/21
Administração apresenta ao governo federal projeto do Hub Internacional
28/5/21A área de planejamento do Hub envolve os campi da Unicamp (incluindo a Fazenda Argentina, com 1,4 milhão de m2), da PUC-Campinas e da Facamp, e ainda todo o território do Ciatec II – Polo de Alta Tecnologia com 8,8 milhões de metros quadrados, totalizando 11,3 milhões de m2.
https://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=40672
Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável-HIDS
A proposta de um Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável é construir uma estrutura que combina e articula ações, através de parcerias e cooperações entre instituições que possuem competências e interesses voltados a prover contribuições concretas para o desenvolvimento sustentável de forma ampla, incluindo as ações que tenham impactos nos eixos social, econômico e ambiental. Sua visão é contribuir para o processo do desenvolvimento sustentável, agregando esforços nacionais e internacionais para produzir conhecimento, tecnologias inovadoras e educação das futuras gerações, mitigando e superando as fragilidades sociais, econômicas e ambientais da sociedade contemporânea.
-1/6/2021
Reunião CMDU -apresentação HID dia 1/6/21
Pauta: 1. Apresentação do HIDS – HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável, pela professora Dra. Gabriela Celani, Coordenadora da Componente Urbanística do HIDS, com contribuições e aportes do prof. Dr. Mariano Laplane, Coordenador Geral do HIDS; Com a participação dos professores: Josué Mastrodi, Coordenador Componente Jurídica; Marcelo Pereira da Cunha, Coordenador Componente de Avaliação de Sustentabilidade; Miguel Juan Bacic, Coordenador Componente Modelo de Negócios; Wesley Rodrigues Silva, Coordenador Componente Ambiental; Patrícia Mariuzzo, Coordenadora Componente Comunicação; Ricardo Pannain, Coordenador do Projeto HIDS na PUC-Campinas; 2. Abertura da palavra aos Conselheiros Titulares e Suplentes, e aos participantes convidados – período para perguntas e respostas; 3. Participação através do canal do YouTube por meio de Chat, com perguntas e observações
Encontro 'Urbanismo inovador' propõe modelo de desenvolvimento sustentável
Vídeo do encontro:
Urbanismo inovador 11/3/22 (1/5)
-14/4/22
Zoneamento é alterado para criação do Distrito Inteligente
Os vereadores de Campinas aprovaram nesta quarta-feira (13) a mudança de zoneamento dos bairros Parque Jacarandá, Parque das Universidades e Parque Rural Fazenda Santa Cândida que permitirá a criação do Distrito Inteligente da cidade. A alteração do zoneamento dessa área abre caminho para a instalação de empresas que darão suporte ao futuro distrito. Para entrar em vigor, a lei precisa apenas ser sancionada pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), o que deverá ocorrer uma vez que o próprio Executivo foi o autor do projeto.
Os três bairros estão localizados ao lado da área de 17 milhões de metros quadrados onde serão implementados o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (PIDS) e o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) — empreendimentos que integrarão o Distrito Inteligente.
Situado no Distrito de Barão Geraldo, o PIDS abrangerá o Polo de Alta Tecnologia de Campinas, sua área de expansão e os campi da Universidade Estadual de Campinas e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).
Com o novo zoneamento, a área contígua à do PIDS e do HIDS passa a ter uma mescla de uso industrial, residencial, de serviços de alta tecnologia, serviços gerais e comércio de apoio às empresas e à ocupação residencial. O zoneamento em vigor está provocando uma fuga de empresas para cidades vizinhas. "Sem dúvida, essa adequação é muito importante para a instalação de empresas que darão suporte ao polo de alta tecnologia HIDS", afirmou a secretária.
Ela informou ainda que a alteração do zoneamento também corrigiu um equívoco gráfico no Mapa de Zoneamento de 2018. A área engloba os loteamentos Sítios Alto da Nova Campinas e parte do Sítios Recreio Gramado, que são zonas residenciais, mas apareciam no mapa como Zona Mista 1.
-17/10/22
Na abertura do encontro desta segunda-feira, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal, a secretária Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, começou lembrando que o BID realizou a contratação do instituto coreano após uma seleção de empresas e entidades com expertise na área de desenvolvimento de projetos inovadores, sustentáveis e de cidades inteligentes. Para ela, visitar locais onde a implantação de conceitos já é realidade, como nas cidades coreanas, reforçou a viabilidade de basear o PIDS - Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável de Campinas - em soluções tecnológicas inovadoras. “Foi uma experiência única. Agora, o desafio para todos nós é colocar em prática, no contexto local, essas ideias, e fazer convergir vários interesses para o desenvolvimento do nosso território, no PIDS”, declarou.
https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/46243Prefeitura de Campinas debaterá legislação para viabilizar Polo de Inovação
A Prefeitura de Campinas fará na próxima semana, entre os dias 7 e 11, um amplo debate sobre a proposta de legislação para a implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), que deve se tornar o novo vetor de desenvolvimento econômico do município. A Administração Municipal pretende fazer mudanças na Lei de Uso e Ocupação de Solo, nº 6.031, para permitir a ocupação mista (residencial, comercial e industrial) associada à preservação ambiental em uma área de 17 milhões de metros quadrados no Distrito de Barão Geraldo.
A legislação de 1988, que teve sua quarta e última atualização em 2011, permite atualmente apenas a ocupação empresarial.
CRONOGRAMA DE REUNIÕES DO PIDS 2022/23
✔ Dia 7 – Câmara Municipal – 10h Reunião para apresentar proposta aos vereadores
✔ Dia 8 – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral CATI) – 14h30 Reunião com Conselho do HIDS e proprietários de áreas da região do PIDS.
✔ Dia 9 – Salão Vermelho – 14h15 Reunião com Conselhos Municipais (CMDU, Condepacc, CPLE, Condema, etc).
✔ Dia 11 – Igreja Santa Izabel, em Barão Geraldo – 14h Reunião aberta à comunidade do Distrito de Barão Geraldo.
✔ De 14/11 a 14/01/23 Minuta com proposta do projeto de lei complementar fica disponível no site e aberta a contribuições por 60 dias.
✔ 24/01 – Salão Vermelho – 14h15 Audiência pública de apresentação da proposta do projeto de lei complementar do PIDS e apresentação das contribuições da sociedade dadas pela consulta pública no site e protocoladas na Seplurb.
PIDS-HIDS
7/11/22 Câmara
Reunião na Câmara abre apresentação da proposta de PLC para o PIDS
PIDS-HIDS 9/11/22 (1/4) Conselhos
PIDS HIDS reunião BG 11/11/22 (2/6)
Polo de Inovação desafogará o trânsito de Barão Geraldo, em Campinas
Trânsito congestionado na Avenida Albino J. B. de Oliveira no Distrito de Barão Geraldo, no final da tarde de ontem: congestionamentos são comuns e constantes nos horários de pico (Gustavo Tilio)
A secretária ressalta
que a falta de infraestrutura na região ocorreu porque na época a legislação da
cidade permitia a aprovação de empreendimento em gleba.
A secretária destaca ainda o estímulo ao transporte público e a abertura de vias alternativas de acesso à área que abrigará o polo. "Hoje ou você acessa pela estrada ou por Barão. Então o projeto vai garantir uma malha viária que não só não sobrecarregue Barão Geraldo, mas que alivie o trânsito de Barão, fazendo com que Barão consiga transitar com muitos outros meios de transporte que não só o automóvel", disse.
https://correio.rac.com.br/campinasermc/polo-de-inovac-o-desafogara-o-transito-de-bar-o-geraldo-em-campinas-1.1311119
-20/11/22
Parte de Barão rejeita projeto inicial do P.I.D.S. e querem contrapartidas
Na sexta passada, 11 /11, as secretárias de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho e de Desenvolvimento Econômico Adriana Flosi vieram apresentar o projeto inicial de mudança de zoneamento para a grande área que está sendo chamada de PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Integrado) que engloba o novo H.I.D.S. da Unicamp e outras empresas. Porém houve várias recusas à mudança de zoneamento, manifestações e críticas ao projeto
Projeto quer mudança de Zoneamento para uso misto
Antes, a secretária Carolina lembrou que a área coberta pela proposta é um dos três Polos Estratégicos de Desenvolvimento do município e explicou que o projeto substituía a proposta do CIATEC2 e engloba a área do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável) – composto pela Puccamp, Unicamp, Telebras, CNPEM, Boldrini, Santander e diversas outras empresas e coordenado por uma comissão composta por Unicamp, Governo do Estado, Prefeitura e várias empresas e com apoio financeiro e profissional do B.I.D. Banco Interamericano de Desenvolvimento.
O projeto também prevê a verticalização até 7 pavimentos que segundo Érica, já é permitido em Barão Geraldo. (ao contrário do Plano Diretor de Barão que só permite edifícios até 4 pavimentos)
Entretanto o projeto prevê também a possibilidade de um “edifício icônico” que seria um edifício sem limite de pavimentos e que seria uma espécie de “cartão postal” mas que fosse de forma harmonica com o todo.
PIDS prevê regras restritivas a novos projetos imobiliários
- Convênio BID/Prefeitura de Campinas/Unicamp – 11/03/2020
TV CartaCampinas EntreVistas Eleusina Freitas e Wagner Romão HIDS e PIDS
ADunicamp debate o PIDS/HIDS - 2º Encontro (13/06/2023)
Segundo encontro de debates do PIDS/HIDS na ADunicamp apresenta três exposições diferentes sobre o projeto
O segundo encontro da série de debates que a ADunicamp tem promovido para discutir o PLC (Projeto de Lei Complementar) apresentado pela Prefeitura de Campinas para implantar o PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável) no Distrito de Barão Geraldo foi realizado nesta terça-feira, 13 de junho.
O objetivo desse segundo encontro foi trazer representantes dos principais atores envolvidos no processo de discussão para a implantação do PIDS: os governos do Estado e do Município, a Unicamp e a comunidade.
Participaram do encontro a secretária municipal de Planejamento Urbano de Campinas, Carolina Baracat; a integrante da Comissão de Acompanhamento criada pela comunidade, Ernestina Gomes; e, como representante da Unicamp, Mariano Laplane. O governo do Estado não respondeu aos repetidos convites feitos pela ADunicamp e não enviou representante.
A presidenta da ADunicamp, professora Silvia Gatti (IB), coordenadora da mesa do encontro, pontuou que a universidade tem “o importante papel de estudar e debater temas de interesse da sociedade” e com a participação da sociedade. “O PIDS é um processo ainda em desenvolvimento, ainda sem conclusões definitivas, daí a importância de ouvirmos e debatermos com todos os atores envolvidos.”
Sílvia relatou que, além de estar inserida na Unicamp e no Distrito de Barão Geraldo, a ADunicamp realiza muitas ações de apoio e solidariedade que investem na qualidade de vida não só da Universidade e de seu entorno, mas também junto a comunidades de diferentes bairros de Campinas. Assim, para a professora, a ADunicamp não pode deixar de participar ativamente da discussão do PIDS que, caso implantado, impactará fortemente a Universidade e todo o seu entorno e sua população.
“Temos uma preocupação com o presente e com o futuro. Com a qualidade de vida, a preservação da memória e do meio ambiente e temos um local, esse espaço que é a nossa sede, que disponibilizamos para que as pessoas tenham seu lugar de fala sobre os mais variados temas de interesse da sociedade”, afirmou Silvia.
EXPOSIÇÕES
A secretaria de Planejamento Urbano, Carolina Baracat, fez uma exposição da proposta do PLC da prefeitura de Campinas para a implantação do PIDS. O PLC propõe, basicamente, mudanças no uso e ocupação do solo em uma ampla área do Distrito, que passará a ser chamada de PIDS.
Pela proposta, a área total do PIDS ocupará uma área de 17,8 milhões de metros quadrados que se expandem por vários bairros e englobam os campi da Unicamp e da PUCC (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).
A advogada e professora Ernestina Gomes apresentou um conjunto de questionamentos levantados pela comunidade durante encontros e oficinas que têm sido realizados nos bairros de Barão Geraldo para discutir o PIDS.
Apresentou, inclusive, um primeiro projeto alternativo ao da Prefeitura para o zoneamento da área do PIDS, com base nas discussões e propostas apresentadas pelas comunidades das diferentes regiões de Barão Geraldo.
O professor Mariano Laplane (IE) fez um relato sobre a formação e as expectativas sobre o futuro do HIDS (Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável), do qual ele é atualmente o diretor executivo. O HIDS foi criado pela Unicamp para ser implantado no território da Fazenda Argentina, adquirida pela Universidade há 10 anos, e que está totalmente englobada pela área proposta pela Prefeitura para a criação do PIDS.
O HIDS, segundo a proposta, é um instrumento essencial para o desenvolvimento e consolidação do PIDS.
Ao final das exposições, os/as participantes responderam perguntas de representantes de entidades, docentes e demais pessoas que participaram do encontro.
Prefeitura de Campinas insiste em prédios de 7 andares contra a vontade da população de Barão Geraldo
Relatório COMDEMA PIDS Campinas
https://drive.google.com/file/d/1rWP_xWlMOA5gF44eXmX33XoaMzg-tnas/view
-PIDS no Comdema /PUCC dia 26 /7 /23
https://www.youtube.com/watch?v=4kZyfj5d8BE
-Atualização 5/8/23
A Audiência Pública da prefeitura com os moradores do distrito de Barão Geraldo sobre o projeto de lei para um novo zoneamento do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas será dia 26 de agosto, às 14h30, no Auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Nesta audiência será apresentada a minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) do PIDS a ser enviada pela prefeitura para avaliação dos vereadores ainda no segundo semestre deste ano.
Debate do PIDS já começa com surpresas e elege Comissão
Cerca de 200 pessoas participaram da 1ª reunião de apresentação do PIDS (Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável) a região que engloba a Unicamp e Puccamp e vai até o Bosque das Palmeiras, incluindo a Estancia Eudóxia) e grande parte dos presentes ficou surpresa com a legislação atual para a área que já está liberada para a construção de prédios até 14 pavimentos desde 2018.
PIDS: e agora?
A comunidade de Barão Geraldo (BG) foi surpreendida na tarde de 11 de novembro de 2022, uma sexta-feira meio chuvosa, com a apresentação do projeto do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), feita pela Prefeitura, no Salão Paroquial da Igreja de Santa Isabel.
Talvez “surpreendida” não descreva muito bem a situação: há décadas Barão tem sido assediada pela voracidade do mercado imobiliário que, mesmo tendo vitórias por aqui, também tem sido contido pela força da mobilização comunitária que quer manter BG como um distrito com menos prédios, com mais preservação ambiental e com um convívio mais amigável entre todas as pessoas.
Agora é o momento de a Prefeitura nos dizer como acatará as propostas da comunidade. Ouvimos boatos e reportagens no Correio Popular que dizem que há possibilidade de que a Prefeitura “desista” do PIDS. Essa é uma vitória para nós! Porém, não queremos que tudo continue como está. Principalmente, queremos que a parte do “cogumelo” tenha seu zoneamento modificado. Essa parte do distrito, pela Lei 207/2018, passou de ser zona rural para ter um zoneamento que permite a construção de prédios de até 12 andares! Queremos mudar isso, proteger o Rio Anhumas e propusemos que aquela área possa ter uso residencial mas também com o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais e empreendimentos em agroecologia, de modo a realizar a transição urbano-rural de forma mais harmônica.
HIDS/PIDS reunião 1/7/23
https://www.youtube.com/watch?v=-JkVlgwXBHk
Reunião no auditório da Unicamp em Barão Geraldo dia 1/7/23. Reunião Geral de Devolutiva às Propostas Apresentadas pela Comunidade - 01/07/2023. Apresentação: 20230630-devolutiva_populacao_final https://drive.google.com/file/d/1puoH7nQH9R9olzgajrx7SQZ5I4CV40NM/view Link com informações da prefeitura: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-desenvolvimento-urbano/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel
Audiência Pública do PIDS será no próximo sábado, 26 de agosto, na UnicampEncontro aberto ao público começa às 14h30; oportunidade para debater com a comunidade sobre o novo PIDS
Chegada do Laboratório Orion dará nova dimensão ao PIDS
O primeiro laboratório de máxima contenção biológica (NB4) da América Latina e o único do mundo conectado a um complexo científico de fonte de luz síncrotron será construído em Campinas. Trata-se do Laboratório Orion, um projeto de R$ 1 bilhão previsto para entrar em operação em 2026. A nova estrutura científica colocará em outra dimensão o projeto do Polo de Inovação para o Desenvolvimento Sustentável (PIDS) a ser instalado no distrito de Barão Geraldo para atrair investimentos privados em tecnologia de ponta em diversas áreas, entre elas médica, farmacêutica e de comunicação, entre outras.
A unidade de biossegurança nível 4 será instalada ao lado Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), que dobrará de tamanho.Além do novo laboratório, o CNPEM receberá investimento de R$ 800 milhões nos próximos quatro anos para a segunda fase do Projeto Sirius. Ela inclui o projeto e a construção de dez novas estações de pesquisa, que em conjunto com as linhas de luz do Orion, dobrarão o tamanho do laboratório. O Sirius é o maior e mais avançado projeto da ciência brasileira e está entre as três únicas fontes de luz síncrotron de última geração em operação no mundo.A última audiência pública com os moradores de Barão Geraldo sobre o projeto de lei para um novo zoneamento do polo será realizada no próximo sábado, a partir das 14h30, no auditório do Centro de Convenções da Unicamp.
https://correio.rac.com.br/campinasermc/chegada-do-laboratorio-orion-dara-nova-dimens-o-ao-pids-1.1411439
CNPEM Sirius tem fossa para 750 pessoas....
-Atualização 25/8/23Convocação Audiência Pública PIDS
HIDS/PIDS audiência pública 26/8/23 (vídeo 1/7)
Assistam os vídeos...Barão se manifesta contra...
Anexo II - Devolutiva comentada pela Comunidade - para o MP
rev mmf 24072023
https://drive.google.com/file/d/1FvaHWwdL9Pz5mCb7-CEaAougTbr_TJZn/view
Microsoft Word - Carta da populacao na audiencia do PIDS 26
ago.docx
https://drive.google.com/file/d/1Ewtjpprnv4m_OPs-VXQN77ERgLnSjc-n/view
Prefeitura usa projeto da Unicamp para fazer especulação imobiliária em Barão Geraldo, diz Wagner Romão
Na audiência pública sobre o PIDS, um megaprojeto de urbanização da área de Barão Geraldo, no entorno da Unicamp, em Campinas (SP), realizada no sábado 26 de agosto, o professor Wagner Romão afirmou que o HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) da Unicamp foi cooptado pelo projeto da Prefeitura, denominado de PIDS (Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável).
Ele deixou claro que não existe qualquer relação entre o PIDS e o HIDS. Fica claro na fala de Romão que a Prefeitura de Campinas usou nomes parecidos para passar um grande projeto expansão imobiliária na cidade. Romão lembrou que os principais financiadores do atual prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) são do ramo imobiliário e que existem em Campinas 54 mil imóveis residenciais vazios. “Não há nenhuma justificativa plausível para que o projeto de desenvolvimento tecnológico da Unicamp e do Brasil esteja a serviço da especulação imobiliária”, afirmou Romão. Veja vídeo:
Audiência Pública do PIDS reúne mais de 250 pessoas no Centro de Convenções da UnicampEncontro debateu com a comunidade nova minuta do Projeto de Lei Complementar do PIDS
Anexo I - Devolutiva Prefeitura
https://drive.google.com/file/d/1E8bwPCdAAmVezrZ_DI-G8eLAlVfD0fe6/view
Anexo II - Devolutiva comentada pela Comunidade
https://drive.google.com/file/d/1LgVuqcrw0u1YhUmW5fDihqE45_OCLuN1/view
Projeto do PIDS será enviado à Câmara de Campinas neste mês
Período de discussões contou com incorporação de sugestões da população, mas há
preocupação que adaptações possam inviabilizar o plano
Um dos membros da comissão de moradores do distrito, o cientista político e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Wagner Romão, disse que, entre as propostas apresentadas à Prefeitura, as cinco principais são: estabelecer uma zona de proteção ambiental mais rígida do que o parque, reduzir o adensamento populacional através de criação de áreas onde o limite para as construções seja de 2 ou 4 andares, criação de uma área de transição urbano/rural, criação de área de habitação popular para famílias de baixa renda e garantia da preservação do patrimônio históricocultural existente na região.
Como as sugestões não foram incorporadas ao projeto de lei da Prefeitura, o próximo passo é tentar implementá-las como emendas durante a tramitação na Câmara.
2023_02_09 Informações Ambientais BG
https://drive.google.com/file/d/1s2BlLKiKMPfAZ2O3gcQP0eQElo5ZvHPH/view
2023_08_26 Anexo II - Devolutiva comentada pela
Comunidade[1]
https://drive.google.com/file/d/1LzUruWGOQHQHp61qBlZ7PbLOEL2mODDP/view
2023_03_01 Planilha Sintese Areas PÌDS
https://drive.google.com/file/d/1xZso-nHRMfu0cRFt_O04pLm3-LA1jhEt/view
Dário confirma envio da lei do PIDS à Câmara de Campinas neste mês
O prefeito de Campinas, Dario Saadi (Republicanos), anunciou que o projeto de lei complementar que permitirá a implantação do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) em uma área do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, será encaminhado ainda este mês à Câmara de Vereadores. Essa declaração foi dada na noite de quinta-feira (5) pelo prefeito, durante um encontro de lideranças que discutiram as oportunidades de investimento na cidade. O projeto prevê a regulação do uso do solo para a instalação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), que atualmente conta com parcerias da Prefeitura de Campinas, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e outras 11 instituições.
O setor empresarial aguarda com expectativa essa legislação, considerando o polo de inovação e tecnologia como um modelo de sustentabilidade a ser seguido. Além disso, acredita-se que ela permitirá uma projeção global das empresas envolvidas. O Coordenador do HIDS, Mariano Laplane, enfatizou o papel fundamental que as parcerias privadas desempenharão no HIDS. Ele destaca que as entidades do setor privado serão protagonistas na descentralização do conhecimento científico gerado no polo. "As entidades do setor privado são as que têm um papel protagônico em fazer com que o conhecimento gerado em instituições de pesquisa se transformem em produtos e que, através de negócios, cheguem às pessoas", frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.