Páginas

sexta-feira, 14 de março de 2025

Plano Nacional de Arborização Urbana....dá para levar a sério???

 


Plano Nacional de Arborização Urbana....dá para levar a sério???

Desde 2024................


Material para estudo:

-PL 4301/2021 - Institui a Política Nacional de Arborização Urbana-Câmara dos Deputados

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2118405&filename=PL%204309/2021

-PL 3113/2023 - Institui Política Nacional de Arborização Urbana - SENADO 

https://legis.senado.leg.br/sdleg-getter/documento?dm=9390276&ts=1740756530015&rendition_principal=S&disposition=inline

-Primeira oficina virtual do processo de construção do PLANAU

https://www.youtube.com/watch?v=ZiAjQsaxCFA

-Pesquisadores criam ‘software da poda’ para reduzir risco de queda de árvores em áreas urbanas

https://agencia.fapesp.br/pesquisadores-criam-software-da-poda-para-reduzir-risco-de-queda-de-arvores-em-areas-urbanas/54255




Acompanhe o andamento desse assunto por aqui.

O que foi noticiado em fevereiro não é o mesmo que está sendo respondido.

Vamos colocar todo o material aqui pois até agora só tivemos a impressão de desorganização e até incompetência pois se as oficinas seriam de março a junho, elas deveriam estar acontecendo já em março.




-9/7/24



Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)

Parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes, o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio de Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL) para o fortalecimento de ações para a ampliação da Arborização Urbana no Brasil, com apoio de instituições de ensino e pesquisa, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.

 O PlaNAU terá um processo de construção participativa por meio de cinco oficinas regionais – uma em cada região do país – além de oportunidade de colaboração remota, para desenvolver diretrizes para a coordenação, planejamento, implementação, gestão (inclusive regionalizada, consorciada ou compartilhada), monitoramento e expansão da arborização urbana no Brasil, além de incluir medidas para incentivar a biodiversidade urbana e a promoção de serviços ecossistêmicos nas cidades. 

 As oficinas regionais ocorrerão a partir de março de 2025.

Mais informações sobre o cronograma de oficinas em breve!

https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/meio-ambiente-urbano-recursos-hidricos-qualidade-ambiental/cidades-verdes-resilientes/areas-verdes-e-arborizacao-urbana/areas-verdes-e-arborizacao-urbana



Levantamento de municípios interessados no Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSaiaZLyCR-wwbkOZwnesYmuG6tUeyRTMWAhHjx-yuA6LsXw/viewform?fbzx=-4720471500592406295



-13/2/25

Em 13/2/25 o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) publicou a seguinte notícia:

MMA lança processo de construção participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana



Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) lançou, na última terça-feira (11/2), o processo de construção participativa do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU). O ato ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF).

De março a junho de 2025, serão realizadas oficinas presenciais nas cinco regiões do país com o objetivo de coletar contribuições da sociedade, em especial das prefeituras, para a construção do PlaNAU.

Os eventos regionais devem ocorrer nas cidades de Manaus (Norte), Recife (Nordeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Campinas (Sudeste) e Curitiba (Sul). Em julho, o processo será encerrado com uma consulta pública online que ampliará ainda mais a participação social.

O PlaNAU buscará elevar a presença de vegetação nas cidades, garantindo melhores condições ambientais, climáticas e de qualidade de vida para a população. A intenção é melhorar a qualidade do ar, a regulação térmica e a gestão das águas pluviais.

O processo participativo de construção do PlaNAU deve incentivar a elaboração dos planos municipais de arborização e promover avanços na gestão ambiental urbana nos municípios brasileiros.

“Vamos apoiar as prefeituras na construção de seus planos de arborização e em sua integração às estratégias de adaptação à mudança do clima das cidades”, destacou o secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Adalberto Maluf.

O secretário explica que os municípios que já dispõem de planos de arborização não precisarão refazê-los e que sua experiência contribuirá para a elaboração do plano nacional a partir do compartilhamento de boas práticas. Os municípios que ainda não possuem seus planos se beneficiarão, pelo processo participativo de construção do PlaNAU, de diretrizes e orientações às realidades locais.

A gestão de áreas verdes e a arborização urbana é um dos eixos temáticos do programa Cidades Verdes Resilientes. Instituído pelo Decreto nº 12.041, de 5 de junho de 2024, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a qualidade ambiental e a resiliência das cidades brasileiras frente aos impactos causados pela mudança do clima.

O programa é implementado a partir de ações baseadas em seis eixos temáticos: áreas verdes e arborização urbana; uso e ocupação sustentável do solo; infraestrutura verde e azul e soluções baseadas na natureza; tecnologias de baixo carbono; mobilidade urbana sustentável; e gestão de resíduos urbanos.

As ações têm como foco a população de áreas urbanas, observados os critérios de diversidade de gênero, raça, etnia, idade, deficiência, renda e localização no território, com prioridade para as regiões metropolitanas e os municípios com alta vulnerabilidade social e climática.

https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/mma-lanca-processo-de-construcao-participativa-do-plano-nacional-de-arborizacao-urbana


-26/2/25

Solicitamos informações em fevereiro, a resposta só veio dia 14/3/25....

02303.004203/2025-52

Acesso à Informação

Federal

MMA – Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

informação

Solicito as datas e locais das oficinas Plano Nacional de Arborização Urbana ,queremos participar de todas


Prezada(o) Cidadã(o),

Em atenção ao Pedido de Acesso à Informação, que solicita datas e locais das Oficinas Plano Nacional de Arborização Urbana, a Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA/MMA) por meio da Minuta de Nota Informativa SIC - PLANAU (1918010), responde ao solicitado.

O Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) é uma iniciativa estratégica prevista no Projeto de Lei nº 4.309/2021, criada com o objetivo de estruturar e impulsionar

a gestão da arborização urbana no Brasil. De forma antecipada à publicação da Lei, mas ratificando a importância do tema, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) iniciou projeto em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, para apoio na gestão técnica e metodológica do futuro plano. No âmbito deste projeto, estão previstas 5 oficinas participativas regionais e consulta pública virtual para que a construção do plano esteja alinhada a necessidades regionais, locais e que considere diversidade de atores institucionais e sociais.

Com relação à solicitação de datas e locais, até o momento estão definidas as localidades: Manaus-AM; Recife-PE; Campo Grande-MT; Campinas- SP e Curitiba-PR; e também o período geral das realizações: de março a julho de 2025.

Como início deste cronograma, está prevista para o dia 20/03/2025 a transmissão online do Kickoff do processo participativo para a elaboração do Plano Nacional de Arborização urbana, pelo canal do youtube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima às 14h30.

Na ocasião haverá a apresentação do formulário para coleta de contribuições online.

A organização desta e das demais datas das oficinas regionais está a cargo do ICLEI, que vem articulando com os municípios citados, mas que ainda não chegou a pactuações finais, impossibilitando assim as divulgações nesta resposta ao cidadão.

Informamos que as oficinas serão amplamente difundidas, podendo o cidadão/a cidadã acompanhar o site Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima ou ainda enviar um e-mail para cidadesverdesresilientes@mma.gov.br, com o título: "Interesse nas oficinas do PLANAU", para que seu endereço eletrônico possa compor um mailing informativo sobre o processo.

Atenciosamente,

SIC/MMA

-10/3/25

 -----Mensagem original-----

 De: info@resgatecambui.org.br <info@resgatecambui.org.br>

Enviada em: segunda-feira, 10 de março de 2025 16:12

Para: Ana Luisa Teixeira de Campos <ana.campos@mma.gov.br>

Assunto: Plano Nacional de Arborização Urbana

Boa tarde Ana

Me passaram o seu contato para que eu enviasse a informação que procuro.

Meu nome é Tereza Penteado e sou de uma ONG de Campinas, que defende as

árvores e o meio ambiente.A ONG é Movimento Resgate Cambui.

Estamos querendo informações sobre o que saiu na noticia de 13/2/25

https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/mma-lanca-processo-de-construcao-participativa-do-plano-nacional-de-arborizacao-urbana

Foi noticiado o lançamento do processo de construção participativa do

Plano Nacional de Arborização Urbana, com oficinas de março a junho em

cinco regiões do pais.

Gostariamos de participar de todas mas não conseguimos informações de

quando e onde vão ocorrer.

Peço a informação de quando e onde vão ocorrer essas oficinas, e tambem

onde isso esta sendo divulgado.

No aguardo

Obrigada

Tereza



-11/3/25

Em Ter, Março 11, 2025 6:17 pm, Ana Luisa Teixeira de Campos escreveu:

Prezada Tereza, como vai?

Parabenizo e agradeço o interesse na iniciativa e copio a você a resposta

que enviei há pouco a uma pessoa que utilizou o serviço de informação ao

cidadão, com a mesma dúvida que a sua:

"PEDIDO:

Solicito as datas e locais das oficinas Plano Nacional de Arborização

Urbana ,queremos participar de todas."

Caro cidadão/cidadã,

O Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) é uma iniciativa

estratégica prevista no Projeto de Lei nº 4.309/2021, criada com o

objetivo de estruturar e impulsionar a gestão da arborização urbana no

Brasil.

De forma antecipada à publicação da Lei, mas ratificando a importância do

tema, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) iniciou

projeto em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o ICLEI

- Governos Locais pela Sustentabilidade, para apoio na gestão técnica e

metodológica do futuro plano.

No âmbito deste projeto, estão previstas 5 oficinas participativas

regionais e consulta pública virtual para que a construção do plano esteja

alinhada a necessidades regionais, locais e que considere diversidade de

atores institucionais e sociais.

 Com relação à solicitação de datas e locais, até o momento estão definidas

as localidades: Manaus-AM; Recife-PE; Campo Grande-MT; Campinas- SP e

Curitiba-PR; e também o período geral das realizações: de março a julho de

2025.

Como início deste cronograma, está prevista (e ainda será confirmada) para

o dia 20/03/2025 a transmissão online do Kickoff do processo participativo

para a elaboração do Plano Nacional de Arborização urbana, pelo canal do

youtube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima às 14h30.

Na ocasião haverá a apresentação do formulário para coleta de

contribuições online.

A organização desta e das demais datas das oficinas regionais está a cargo

do ICLEI, que vem articulando com os municípios citados, mas que ainda não

chegou a pactuações finais, impossibilitando assim as divulgações nesta

resposta.

Informamos que as oficinas serão amplamente difundidas, podendo o

cidadão/a cidadã acompanhar o site Ministério do Meio Ambiente e Mudança

do Clima ou ainda enviar um e-mail para

cidadesverdesresilientes@mma.gov.br, com o título: "Interesse nas oficinas

do PLANAU", para que seu endereço eletrônico possa compor um mailing informativo sobre o processo.

Atenciosamente,


-12/3/25

------------------- Mensagem Original ----------------------------

Assunto: Re: RES: Plano Nacional de Arborização Urbana

De:      info@resgatecambui.org.br

Data:    Qua, Março 12, 2025 11:31 am

Para:    "Ana Luisa Teixeira de Campos" <ana.campos@mma.gov.br>

CC:      "info@resgatecambui.org.br" <info@resgatecambui.org.br>

         "Mauricio Guerra" <mauricio.guerra@mma.gov.br>

--------------------------------------------------------------------------

Bom dia Ana Luisa, tudo bem?

Agradeço a resposta mas eu quero saber os locais e as datas com

antecedencia pois queremos participar presencialmente em todas as

oficinas.

Penso que a primeira sendo no proximo dia 20, ja era para estar tudo

definido ,mas parece que não esta.

Quando estarão definidos todos os locais, datas e horarios das

oficinas?Não me parece que esta bem organizado .

No aguardo

Obrigada

Tereza


-13/3/25

--------------------------- Mensagem Original ----------------------------

Assunto: PARTICIPE! Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)

De:      "Departamento de Meio Ambiente Urbano" <dmur@mma.gov.br>

Data:    Qui, Março 13, 2025 6:04 pm

Para:    "info@resgatecambui.org.br" <info@resgatecambui.org.br>

--------------------------------------------------------------------------

Olá parceiro (a),

Dia 20/30 às 14:30 ocorrerá a Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).

O evento tem como principal objetivo mostrar aos participantes como podem colaborar com o PlaNAU. Além disso vamos discutir sobre a importância e os benefícios da arborização urbana para as cidades brasileiras.

Participe: 20/03 às 14:30

Acompanhe pelo canal do MMA no YouTube: https://www.youtube.com/live/4uDgUwnudOA

Parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio de parceria com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL), com apoio do ICLEI ? Governos Locais pela Sustentabilidade, de instituições de ensino e pesquisa e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Atenciosamente,



-13/3/25

Vereadora Guida pede informações, a desinformação é geral.





-14/3/25

--------------------------- Mensagem Original ----------------------------
Assunto: Re: PARTICIPE! Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)
De:      info@resgatecambui.org.br
Data:    Sex, Março 14, 2025 2:22 pm
Para:    "Departamento de Meio Ambiente Urbano" <dmur@mma.gov.br>
CC:      "info@resgatecambui.org.br" <info@resgatecambui.org.br>
--------------------------------------------------------------------------

Boa tarde
Nos surpreendemos com essa resposta...
Em 13/2/25 foi amplamente noticiado que seriam realizadas oficinas
presenciais nas cinco regiões do país com o objetivo de coletar
contribuições da sociedade, e que os eventos regionais ocorreriam  nas
cidades de Manaus (Norte), Recife (Nordeste), Campo Grande (Centro-Oeste),
Campinas (Sudeste) e Curitiba (Sul).
Agora recebemos esse email avisando que além de não ser presencial, a
reunião vai ter a duração de apenas uma hora...
Estamos desapontados pois nosso grupo pretendia participar de todas as
oficinas nas 5 regiões.
O aviso de uma reunião virtual e de 1 hora nos parece uma falta de
planejamento e de organização, e temos dúvidas quanto ao resultado, se é
que teremos algum resultado.
E a dita participação social tambem não vai acontecer.
Vou aguardar para ver os proximos passos, espero que melhorem o
planejamento e cumpram com o que foi noticiado em 13/3/25 ou teremos algo
acontecido diferentemente do que foi noticiado e isso com certeza vai
gerar questionamentos.
No aguardo
Tereza



-14/3/25

Instagran mmeioambiente

https://www.instagram.com/mmeioambiente/p/DHCBe1iP1RK/-conhe%C3%A7a-o-planau-plano-nacional-de-arboriza%C3%A7%C3%A3o-urbana-seu-processo-de-constru%C3%A7%C3%A3/?img_index=1

🌿 Conheça o PlaNAU, Plano Nacional de Arborização Urbana! Seu processo de construção participativa foi lançado para tornar as cidades brasileiras mais verdes e sustentáveis. A partir de março de 2025, serão realizadas oficinas em Manaus, Recife, Campo Grande, Campinas e Curitiba para coletar contribuições da sociedade sobre como elevar a presença de vegetação nas cidades.

🌍 O processo participativo de construção do PlaNAU deve incentivar a elaboração dos planos municipais de arborização e promover avanços na gestão ambiental urbana nos municípios brasileiros. O PlaNAU busca ampliar as áreas verdes, proporcionando benefícios como ar mais puro, temperaturas mais amenas e melhor gestão da água.

Comentários:

-Foi noticiado em 13/2/25 que as oficinas presenciais ocorreriam de março a junho....Hoje recebemos a informação que terá uma reunião virtual de apenas 1 hora no dia 20/3...Vai dar para acreditar nesse plano???Me parece bem desorganizado tudo.

-Essas políticas baseadas na boa vontade (que inexiste) dos prefeitos, é fadada ao fracasso. Arborização Urbana deveria ser obrigatória! Não tem plano de arborização? Não recebe FPM. Não executou o plano e não arborizou a cidade? Tbm não recebe FPM. Cada vez menos temos árvores nas cidades…nesse passo de tartaruga 🐢 vamos todos torrar no calor terrível das cidades…

-Não entendi, um País com 26 estados e só 5?????

-Para o PlaNau funcionar nas cidades vai ter que fiscalizar os prefeitos vereadores, para que não se "vendam" a especulação imobialiaria que age livremente, avançando em APPs.

-Como um Plano tão importante pode ser elaborado com contribuições de apenas cinco municípios num país com 5570 municípios? Também será disponibilizado um canal de contribuições on-line, né?

-O plano é excelente, mas deveria ser no país todo. A situação climática é gravíssima.

-Como os representantes dos municípios podem participar ?

-Que o resultado seja de cidades cada vez mais verdes e com arborização nativa 🙌🏾

-Quando serão essas oficinas? Como participar?

-Qual o calendário dos eventos previstos?

-É um bom começo. Contudo, em alguns municípios, o desmatamento é prática recorrente, enquanto o plantio de novas árvores é inexistente. Devemos persistir em nossas ações.


-19/3/25

Após sequência de cortes de árvores pela Prefeitura, Campinas deve sediar evento nacional de arborização urbana





Após uma série de cortes e podas de árvores realizados pela gestão Dário Saadi (Republicanos) –  duramente criticados por especialistas em meio ambiente e pela oposição, que denunciam o devastação da vegetação urbana na cidade — Campinas foi escolhida, em uma reviravolta que beira a ironia, para sediar os encontros da etapa Sudeste do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).

O PlaNAU será elaborado por meio de um processo participativo que envolverá prefeituras, organizações ambientais e a sociedade civil. Entre março e junho de 2025, serão realizadas oficinas presenciais em cinco cidades estratégicas, representando cada região do país: Manaus (Norte), Recife (Nordeste), Campo Grande (Centro-Oeste), Campinas (Sudeste) e Curitiba (Sul). Essas oficinas terão como objetivo coletar contribuições e incentivar a formulação de planos municipais de arborização urbana.
https://www.portalporque.com.br/campinas/apos-sequencia-de-cortes-de-arvores-pela-prefeitura-campinas-deve-sediar-evento-nacional-de-arborizacao-urbana/




-20/3/25



PARTICIPE! Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)

Dia 20/03 às 14:30 ocorrerá a Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU).

O evento tem como principal objetivo mostrar aos participantes como podem colaborar com o PlaNAU. Além disso vamos discutir sobre a importância e os benefícios da arborização urbana para as cidades brasileiras. 

🌱 Participe: 20/03 às 14:30
Acompanhe pelo canal do MMA no YouTube: https://www.youtube.com/live/4uDgUwnudOA

____

Parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio de parceria com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL), com apoio do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, de instituições de ensino e pesquisa e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

Obs nossa-nenhuma divulgação de onde e quando serão as oficinas....dá para levar a sério?
Essa oficina virtual não pode ser chamada de oficina pois não há troca de informações, é no youtube e vai durar uma hora...




-20/3/25
--------------------------- Mensagem Original ----------------------------
Assunto: ***SPAM***  PARTICIPE! Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)
De:      "Jennifer Viezzer" <jennifer.viezzer@mma.gov.br>
Data:    Qui, Março 20, 2025 10:56 am
Para:    "info@resgatecambui.org.br" <info@resgatecambui.org.br>
CC:      "Departamento de Meio Ambiente Urbano" <dmur@mma.gov.br>
         "Ana Luisa Teixeira de Campos" <ana.campos@mma.gov.br>
         "Mauricio Guerra" <mauricio.guerra@mma.gov.br>
--------------------------------------------------------------------------

Prezada Tereza Penteado,

Conforme e-mail enviado por esse Departamento de Meio Ambiente Urbano em 11 de março de 2025 e copiado abaixo, reiteramos que o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) está em processo de construção participativa. Serão realizadas 5 oficinas regionais presenciais de abril a julho de 2025, em Manaus-AM; Recife-PE; Campo Grande-MT; Campinas- SP; e Curitiba-PR. As datas ainda estão sendo definidas em articulação com os Estados e Municípios e serão amplamente divulgadas.

Além das oficinas regionais presenciais, a construção participativa contará com um formulário para coleta de contribuições. O formulário será lançado na Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) hoje, dia 20 de março, às 14h30, via canal do MMA no YouTube: https://www.youtube.com/live/4uDgUwnudOA

Agradecemos sua preocupação com o processo e sua vontade de participar!

Atenciosamente,
Jennifer Viezzer
Analista Ambiental / Chefe de Projeto I
jennifer.viezzer@mma.gov.br
(61) 2028-2292
Departamento de Meio Ambiente Urbano (DMUR)
Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA)
Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA)
gov.br/mma<https://gov.br/mma>



-20/3/25

--------------------------- Mensagem Original ----------------------------
Assunto: Re: ***SPAM***  PARTICIPE! Primeira Oficina Virtual do Processo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)
De:      info@resgatecambui.org.br
Data:    Qui, Março 20, 2025 11:25 am
Para:    "Jennifer Viezzer" <jennifer.viezzer@mma.gov.br>
CC:      "info@resgatecambui.org.br" <info@resgatecambui.org.br>
         "Departamento de Meio Ambiente Urbano" <dmur@mma.gov.br>
         "Ana Luisa Teixeira de Campos" <ana.campos@mma.gov.br>
         "Mauricio Guerra" <mauricio.guerra@mma.gov.br>
--------------------------------------------------------------------------

Bom dia
Agradeço as informações.
Reitero a falta de planejamento e de organização pois esse plano esta
sendo divulgado desde 9/7/24 , que inclusive noticiou:
As oficinas regionais ocorrerão a partir de março de 2025.
Mais informações sobre o cronograma de oficinas em breve!
Conforme link:
https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/meio-ambiente-urbano-recursos-hidricos-qualidade-ambiental/cidades-verdes-resilientes/areas-verdes-e-arborizacao-urbana/areas-verdes-e-arborizacao-urbana

Algo oficial e federal não pode ser assim, tudo deve ser planejado e
organizado antes de ser divulgado para a população pois isso gera uma
expectativa e as pessoas precisam de informação para se organizarem.
Espero que daqui para a frente tenhamos as informações corretas e
fornecidas em tempo hábil. E fora isso, gostaria de lembrar que devem ter
inúmeras pessoas do governo envolvidas nesse assunto e que a falta de
organização e de planejamento sai muito caro para a população pagadora de
impostos.

No aguardo
Tereza



-20/3/25
Link divulgado está assim:




Recebemos novo link em um grupo de zap

https://www.youtube.com/watch?v=ZiAjQsaxCFA




Parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por meio de Termo de Execução Descentralizada com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL) para o fortalecimento de ações para a ampliação da Arborização Urbana no Brasil, com apoio de instituições de ensino e pesquisa, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. O PlaNAU buscará ampliar a área e o acesso à arborização urbana nas cidades e promover a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos, o enfrentamento à emergência climática e a qualidade de vida para a população. A elaboração do PlaNAU contará com a participação de representantes de diversos setores da sociedade em oficinas regionais que visam a construção de conhecimento de forma coletiva. Esse webinário integra o Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) e tem como público-alvo os técnicos e gestores municipais e demais interessados no tema. O evento tem como principal objetivo mostrar aos participantes como eles podem colaborar com a construção do PlaNAU.


Mais links oficiais:

Plano Nacional de Arborização Urbana

Secretário fala sobre o PLANAU
https://drive.google.com/file/d/1kzrs8Hxs2CAikrl91oqeYXpb8VvvYT0l/view









https://www.redus.org.br/planau/biblioteca





-Atualização 21/3/25


Contribuições para o Processo Participativo de Construção do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU)


O Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU), parte da implementação do Programa Cidades Verdes Resilientes (PCVR), está em elaboração, iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementada pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, em parceria com a Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e com apoio de instituições de ensino e pesquisa e da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU).

O PlaNAU está sendo desenvolvido para expandir a arborização nas áreas urbanas, promover a biodiversidade, melhorar a qualidade de vida e enfrentar a emergência climática. 

Sua participação é fundamental. Pedimos que compartilhe suas percepções e contribuições para nos ajudar a elaborar um plano eficaz e abrangente. https://forms.gle/uSKBNxQHmp5yh8PH8



-Atualização 25/3/25







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.