Sobre o Loteamento Vila Abaeté no bairro Pedra
Branca em Campinas (SP)
O conselho do Comdema tem recebido denúncias de
moradores da redondeza do empreendimento que também questionam o
início das obras sem a infraestrutura.E fazem algumas perguntas como: onde o
esgoto será jogado? o transito vai escoar por onde? Já fizeram os testes? Onde
irão estudar as crianças?
Um sitiante das redondezas comentou "se
vier uma chuvarada vai entupir todas as nascentes"
Recebemos também fotos do local com obras (final
de fevereiro 2012)
Anexo 2a- Em matéria no jornal Correio Popular de 3/2/12 consta que a
construção começou a afetar produtores rurais da região.
E a suspeita dos produtores é que a construção
esteja levando terra para a mina de água.
1. Produtores temem perder exportação com obra
Sitiantes do bairro Pedra Branca dizem que construção de condomínio afeta água usada para irrigar frutas
http://correio.rac.com.br/correio-popular/noticias--correio-popular/108731/2012/03/02/produtores-temem-perder-exportacao-com-obra.html
02/03/2012 - 22h57 . Atualizada em 02/03/2012 - 23h01
Luiz Kumagai mostra água barrenta em
tanque de seu sítio: canos entupidos também prejudicam sistema de irrigação
(Foto: César Rodrigues/AAN)
(Foto: César Rodrigues/AAN)
A construção do condomínio Vila Abaeté, no bairro Pedra Branca,
em Campinas, começou a afetar produtores rurais da região e causa preocupação.
Após o início das obras, há cerca de um mês, os tanques dos sítios começaram a
acumular terra, sujando a água usada para irrigar as plantações de frutas ou
para consumo próprio. A preocupação, segundo eles, é que a má qualidade da água
faça com que percam certificado de qualidade que permite que as frutas sejam
exportadas. O empreendimento terá oito torres com 2 mil apartamentos e
capacidade para 8 mil famílias. Está inserido dentro do programa Minha Casa,
Minha Vida, com investimento do governo federal.
A suspeita dos produtores é que a construção — em fase de
terraplanagem — esteja levando terra para a mina que abastece os tanques de
cerca de 20 sítios. A terra da obra também tem causado erosão nas propriedades
localizadas na divisa com a construção.
Manifestação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
(Comdema) deu parecer desfavorável à construção. “Aqui temos um dilema (...)
produção de moradias frente à realidade da produção agrícola exportável que,
sem dúvida alguma, é prioritária para o conselho de defesa do meio ambiente”,
consta no documento.
Para o presidente do conselho, Rafael Moya, o adensamento populacional
da região e a impermeabilização do solo são considerados pontos críticos pelo
Condema.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Valéria Birolli, o
empreendimento foi aprovado dentro dos parâmetros legais e exigidas mitigações
para amenizar os impactos ambientais. Contudo, ela afirma que não foi feita uma
avaliação específica quanto ao trabalho desenvolvido pelos produtores. Entre as
exigências feitas está a construção de galerias de águas pluviais, recuperação
de área verde, construção de rede de esgoto. “Não podemos aprovar o
empreendimento avaliando caso a caso, é preciso seguir o que está na lei”,
disse.
Luiz Yabiku, secretário de Urbanismo, pasta que emite alvará de
construção, disse que as demandas da área foram “amplamente” debatidas. “A avaliação
foi muito criteriosa.”
O produtor rural Luiz Kumagai, que possui cerca de três mil pés
de frutas (goiaba, carambola e acerola) afirma que a água do tanque jamais
ficou tão avermelhada nos mais de 50 anos que mora ali.
“Nem com a chuva melhorou”, afirma o produtor. Avalia que, se
nessa situação fosse feita análise pela Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental (Cetesb), dificilmente conseguiria certificado de qualidade para
exportar as frutas. Cerca de 50% é enviada para a Europa.
Além disso, os tubos por onde passa a água que irriga a
plantação começaram a entupir. “Por causa do barro da água, o sistema de
irrigação já está entrando em colapso”, acrescentou Kumagai.
O agricultor Cláudio Kubo,
que também usa a mina, reclama do problema. Ele possui cerca de 600 pés de goiaba e afirma
que não tem condições de usar a água de seu reservatório para pulverizar
(aplicação de produtos químicos) a plantação. “Com a água desse jeito não dá
para usar.”
Empresa
A Brookfield Incorporações, responsável pelo empreendimento, afirmou por meio de assessoria de imprensa, que o Vila Abaeté possui “todo o licenciamento ambiental necessário para sua execução”. Quanto aos danos causados aos produtores rurais informou que “as áreas de nascentes são consideradas Áreas de Preservação Permanente' e, portanto, um raio de 50 metros em torno delas deve funcionar como uma área de proteção, o que está sendo cumprido pela empresa”.
Empresa
A Brookfield Incorporações, responsável pelo empreendimento, afirmou por meio de assessoria de imprensa, que o Vila Abaeté possui “todo o licenciamento ambiental necessário para sua execução”. Quanto aos danos causados aos produtores rurais informou que “as áreas de nascentes são consideradas Áreas de Preservação Permanente' e, portanto, um raio de 50 metros em torno delas deve funcionar como uma área de proteção, o que está sendo cumprido pela empresa”.
A companhia também
garantiu que cumprirá a exigência de construção de uma Estação de Tratamento de
Esgoto (ETE) para atender a demanda dos futuros moradores.
-Anexo 3a- Decreto 17.417 de 11 de outubro de 2011-Aprovação dos planos de
arruamento e loteamento da gleba ......
Aprova
os Planos de Arruamento e Loteamento da Gleba de Terras designada por Gleba 29,
Quarteirão 30.033, situado entre o Loteamento Nova Bandeirante Residencial,
Frederico Sigrist, Kioto Hamamoto e outros, Itsue Muramatsu e outros, Milton
Akira Ogihara, Estrada Municipal- CAM 475, Carlos Luiz Migotto e Líder
Comercial e Agrícola S/A, objeto da matrícula nº 174.730 do 3º Serviço de
Registro de Imóveis, com área 169.890,00 m², de propriedade de Ginet
Empreendimentos Imobiliários Ltda, denominado “VILA ABAETÉ”.
Artigo 13- ...fixar em local bem visível do loteamento, painel informando o
número do processo de aprovação e todas as obras de infraestrutura que correrão
às suas expensas.
http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/423773823.pdf 11/10/11
http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/423773823.pdf 11/10/11
GABINETE
DO PREFEITO
DECRETO
Nº 17.417 DE 11 DE OUTUBRO DE 2011
Aprova
os Planos de Arruamento e Loteamento da Gleba de Terras designada
por
Gleba 29, Quarteirão 30.033, situado entre o Loteamento Nova
Bandeirante
Residencial, Frederico Sigrist, Kioto Hamamoto e outros,
Itsue
Muramatsu e outros, Milton Akira Ogihara, Estrada Municipal
-
CAM 475, Carlos Luiz Migotto e Líder Comercial e Agrícola S/A, objeto
da
matrícula nº 174.730 do 3º Serviço de Registro de Imóveis, com área
169.890,00
m², de propriedade de Ginet Empreendimentos Imobiliários
Ltda,
denominado “VILA ABAETÉ”.
O
Prefeito Municipal de Campinas, usando das atribuições legais de seu cargo,
DECRETA:
Artigo
1º - Ficam
aprovados os Planos de Arruamento e Loteamento da Gleba de
Terras
localizada neste Município, designada por Gleba 29, Quarteirão 30.033, objeto
da
matrícula n° 174.730 do 3º Serviço de Registro de Imóveis, com área 169.890,00
m²,
situado entre o Loteamento Nova Bandeirante Residencial, Frederico Sigrist,
Kioto
Hamamoto e outros, Itsue Muramatsu e outros, Milton Akira Ogihara, Estrada
Municipal
- CAM 475, Carlos Luiz Migotto e Líder Comercial e Agrícola S/A,
de
propriedade de Ginet Empreendimentos Imobiliários Ltda., denominado “VILA
ABAETÉ”
.
Artigo
2º - A
aprovação do loteamento dá-se segundo as normas estabelecidas na Lei
Federal
nº 6.766, de 19 de dezembro de 1.979, com as alterações introduzidas pela Lei
Federal
n° 9.785 de 29 de janeiro de 1999, pelo Título 7 da Lei Municipal n° 1.993
de
29 de janeiro de 1959 e suas alterações, Lei Municipal nº 10.410, 17 de janeiro
de
2.000, Lei Municipal 11.571 de 17 de junho de 2003, Lei Municipal nº 13.580,
de
11 de maio de 2.009, Lei Complementar nº 15 de 27 de dezembro de 2006-Plano
Diretor
de Campinas, Lei Municipal nº 6.031 de 28 de dezembro de 1988 e demais
leis
aplicáveis.
Artigo
3º -
O loteamento está inserido na zona urbana do Município, sendo que os
lotes
projetados integram a Zona 02 nos termos da Lei Municipal 6.031 de 29 de
dezembro
de 1988 e alterações posteriores.
Artigo
4º - O
loteamento é aprovado de acordo com os parâmetros da Lei Municipal
nº
10.410, de 17 de janeiro de 2000, sendo que os lotes projetados serão
identificados
como
zona 2-EHIS.
Parágrafo
único -
Os lotes 01 da Quadra “A” e 01 a 08 da quadra “C” terão destinação
comercial.
Artigo
5º - Compete
aos loteadores executar os seguintes melhoramentos públicos:
I.
Demarcação das quadras e dos lotes com marcos de concreto;
II.
Terraplenagem das ruas, de acordo com os perfis aprovados;
III.
Colocação de guias e sarjetas em todas as ruas e avenidas;
IV.
Implantação da rede de luz pública e domiciliar de acordo com o projeto a ser
aprovado
pela Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL e pela Prefeitura Municipal
de
Campinas;
V.
Implantação da rede de galerias de águas pluviais, de acordo com o projeto
aprovado
pela
Prefeitura Municipal de Campinas;
VI.
Pavimentação adequada para tráfego pesado nas ruas especificadas no projeto
aprovado
pela Secretaria Municipal de Transportes;
VII.
Construção de rampas de acesso junto a vias e logradouros para portadores
de
deficiência física, de acordo com projeto aprovado pela Prefeitura Municipal de
Campinas;
VIII.
Preservação e recuperação das áreas verdes de acordo com o projeto aprovado
pela
CETESB;
IX.
Arborização das praças e passeios públicos de acordo com projeto aprovado pela
Prefeitura
Municipal de Campinas;
X.
Construção de 2 (dois) abrigos metálicos para ônibus nos padrões especificados
pela
EMDEC/SETRANSP;
XI.
Implantação das redes de água e esgoto de acordo com os projetos aprovados
pela
SANASA.
Artigo
6º - As
áreas públicas destinadas a Equipamento Público Comunitário deverão
ser
entregues à Prefeitura Municipal de Campinas com declividade máxima de 5%
(cinco
por cento) e cercadas com alambrado, cabendo aos loteadores esta obrigação.
Artigo
7º - Para
execução dos melhoramentos públicos descritos nos artigos 5° e 6°,
os
loteadores deverão cumprir o cronograma de execução de obras aprovado pela
Prefeitura
Municipal de Campinas.
Parágrafo
Único. Os
loteadores deverão solicitar à Prefeitura Municipal de Campinas
a
expedição do Termo de Execução de Obras, vinculado ao cronograma de execução
de
obras aprovado.
Artigo
8º - Os
loteadores deverão obter autorização do Departamento de Parques e
Jardins
para a supressão de árvores, bem como obter, complementarmente, junto a
órgãos
Federais e Estaduais, as autorizações ou licenças, antes do início das obras
que
delas
necessitem.
Artigo
9º -
Compete à Prefeitura Municipal de Campinas acompanhar a execução dos
melhoramentos
públicos referidos nos incisos I a X do artigo 5° e as indicadas no artigo
6°
deste Decreto, bem como expedir os Termos de Verificação e Recebimento de
Obras,
liberando a respectiva garantia, desde que observados os parâmetros técnicos
definidos
para as obras.
Artigo
10 - Cabe
à SANASA-CAMPINAS fiscalizar os serviços referidos no inciso
XI
do artigo 5° do presente Decreto e expedir o respectivo Termo de Verificação e
Recebimento
de Obras.
Artigo
11 - A
loteadora deverá comprovar a contratação do empreendimento junto à
Caixa
Econômica Federal, no prazo de 90 (noventa) dias a contar da publicação deste
Decreto,
sob pena de cassação da aprovação e respectivos alvarás e revogação dos
benefícios
concedidos pela Lei Municipal nº 13.580, de 11 de maio de 2.009.
Artigo
12- Os
loteadores ficam obrigados a promover a juntada aos autos do comprovante
de
pedido de registro do empreendimento junto ao Registro Imobiliário competente,
no
prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias a contar da presente data.
Artigo
13- Os
loteadores obrigam-se a divulgar, nos materiais de propaganda e em painéis
de
anúncio a serem veiculados o número do processo de aprovação do loteamento
e
a fixar em local bem visível do loteamento, painel informando o número do
processo
de
aprovação e todas as obras de infraestrutura que correrão às suas expensas.
Artigo
14- Este
Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições
em
contrário.
Campinas,
11 de outubro de 2011
DEMÉTRIO
VILAGRA
Prefeito
Municipal
ANTONIO
CARIA NETO
Secretário
De Assuntos Jurídicos
OSMAR
COSTA
Secretário
Municipal De Infraestrutura
ALAIR
ROBERTO GODOY
Secretário
De Palanejamento E Desenvolvimento Urbano
VALÉRIA
MURAD BIROLLI
Secretária
Municipal Do Meio Ambiente
LUIS
MOKITI YABIKU
Secretário
Municipal De Urbanismo
NILSON
ROBERTO LUCÍLIO
Secretário-chefe
Do Gabinete Do Prefeito
REDIGIDO
NA COORDENADORIA SETORIAL DE POSTURAS MUNICIPAIS DA SECRETARIA MUNICIPAL
DE
ASSUNTOS JURÍDICOS, DE ACORDO COM OS ELEMENTOS CONSTANTES DO PROTOCOLADO
ADMINISTRATIVO
Nº. 2010/11/13.145.
MATHEUS
MITRAUD JUNIOR
Coordenador
De Posturas Municipais
Placas do local, não constam as
obras de infraestrutura que correrão às suas expensas.
Condomínio Vila Abaeté/Pedra
Branca-Campinas(SP)
Empreendimento esta sendo construído ao lado de produtores e exportadores de frutas.
Nº aproximado de moradores 8.000 pessoas .
Minha casa minha vida-Fundo de arredamento residencial FAR
Valor :116.929.545,68
Nº famílias 1.880
Empreendimento esta sendo construído ao lado de produtores e exportadores de frutas.
Nº aproximado de moradores 8.000 pessoas .
Minha casa minha vida-Fundo de arredamento residencial FAR
Valor :116.929.545,68
Nº famílias 1.880
-Anexo 4a- Ata 5a reunião
extraordinária Comdema , em 10/06/10:
Assumindo a palavra a
conselheira Dirce alertou que o antigo empreendimento
denominado Topázio, agora com o nome
de VILAS DE ABAETÉ, com aproximadamente 2.000 residências,
teve retomado diversos serviços,
tais como análise de solo e outros, com forte indicativo de
que as obras estão prestes a
serem iniciadas e que o impacto ambiental certamente
implicará em toda aquela região do Pedra
Branca, com característica exclusivamente para produção de
frutas, algumas, inclusive, certifi cadas
internacionalmente; pedindo um aparte o conselheiro
Francisco, da mesma região, informou
que o processo já tramitou por todas as Secretarias
Municipais, restando apenas a fi nalização do
convênio junto a Caixa Econômica Federal, por se tratar de
obra com incentivos do PAC. Com a
palavra a conselheira Márcia, representante da Sanasa,
informou não se recordar de ter passado
por lá qualquer documento a respeito, ainda que apenas para
estudos técnicos.
http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1847902290.pdf
http://www.campinas.sp.gov.br/uploads/pdf/1847902290.pdf
-Anexo 5a- Moção de alerta 03/07 (em 30 de agosto de 2007) COMDEMA/CMDRS
..Tendo
em vista, a manifestação e preocupação expressada pelos moradores e produtores
rurais do bairro “Pedra Branca”, em dossiê entregue a estes conselhos, acerca da implantação
do loteamento ....
rurais do bairro “Pedra Branca”, em dossiê entregue a estes conselhos, acerca da implantação
do loteamento ....
..preocupados
com a sustentabilidade
ambiental e agrícola desta região, e tendo como norte a macrodiretriz do Plano
Diretor de Campinas (LC nº 15 de 27/12/2006), que definiu a área da Pedra Branca como
parte integrante da macrozona 06 – Área de Vocação Agrícola, visando a preservação do
território rural, seus recursos naturais, o patrimônio histórico e cultural, vem a público
apresentar sua posição e contrariedade em relação aos graves impactos ambientais que tal
empreendimento vai causar na área produtiva que se constitui um importante pólo agrícola
do município...
ambiental e agrícola desta região, e tendo como norte a macrodiretriz do Plano
Diretor de Campinas (LC nº 15 de 27/12/2006), que definiu a área da Pedra Branca como
parte integrante da macrozona 06 – Área de Vocação Agrícola, visando a preservação do
território rural, seus recursos naturais, o patrimônio histórico e cultural, vem a público
apresentar sua posição e contrariedade em relação aos graves impactos ambientais que tal
empreendimento vai causar na área produtiva que se constitui um importante pólo agrícola
do município...
CONSELHO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE
CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
MOÇÃO DE ALERTA 03/07
Sobre os impactos negativos de Loteamento na região da “Pedra Branca”
Tendo em vista, a manifestação e preocupação expressada pelos moradores e produtores
rurais do bairro “Pedra Branca”, em dossiê entregue a estes conselhos, acerca da implantação
do loteamento “Residencial Topázio”, que se encontra em análise prévia na prefeitura e se
localiza na linha divisória daquela região, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e o
Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, preocupados com a sustentabilidade
ambiental e agrícola desta região, e tendo como norte a macrodiretriz do Plano
Diretor de Campinas (LC nº 15 de 27/12/2006), que definiu a área da Pedra Branca como
parte integrante da macrozona 06 – Área de Vocação Agrícola, visando a preservação do
território rural, seus recursos naturais, o patrimônio histórico e cultural, vem a público
apresentar sua posição e contrariedade em relação aos graves impactos ambientais que tal
empreendimento vai causar na área produtiva que se constitui um importante pólo agrícola
do município, se levado adiante, apesar mesmo, de instalado em zona urbana.
Registra ainda, a importância de se alertar para a necessidade do planejamento abarcar
todo o município e não somente a área considerada urbana, regulando o uso e a ocupação
do espaço rural, de modo que metade do nosso território não fique a margem do poder
público. Salientando que, quando falamos em rural, não estamos nos reportando apenas a
um espaço geográfico, mas sim, às relações que são desenvolvidas ali e que estão inseridas
na complexidade dos processos socioespaciais em curso no município.
Assim, o COMDEMA – Campinas e o CMDRS, considerando que:
a instalação deste loteamento, que ocupará uma área de 169.400 m², ocasionará uma grande
concentração de população urbana em área que faz limite com sítios que produzem frutas,
flores e hortaliças, gerando problemas de aumento da poluição, tráfego, disposição de lixo
e entulhos, saques e furtos da produção agrícola, entre outros;
o bairro “Pedra Branca” é caracterizado por pequenas propriedades rurais e possui um
patrimônio histórico, cultural e ambiental de imensa riqueza, abastecendo o mercado interno
e externo, com exportação de frutas para países da Europa e Canadá;
que na região existem usos do solo conflitantes e inadequados, na medida em que há
produção agrícola em área considerada urbana e atividades urbanas em área considerada
rural, demandando urgente decisão;
é diretriz da política de desenvolvimento do município (art. 3º, VIII - Plano Diretor), “planejar
as áreas urbana e rural, considerando suas potencialidades, visando ao desenvolvimento
de atividades e empreendimentos sustentáveis”;
são diretrizes para a macrozona 06, “incentivar a manutenção das áreas rurais e os usos
agrícolas com orientação para manejo adequado” e “preservar os mananciais e as matas
estabelecendo incentivos à recuperação do ecossistema”;
que a preservação dos recursos naturais são fundamentais para a boa qualidade de vida no
campo e na cidade, e que a expansão urbana compromete esta conservação;
é enorme a necessidade de manutenção da área produtiva rural e dos mananciais da antiga
Fazenda Santana, no bairro “Pedra Branca”, sendo que a instalação deste empreendimento
trará uma grande impermeabilização, contribuindo para o inevitável assoreamento dos
cursos d água, rompimento de açudes e conseqüentemente perda da qualidade do solo
agricultável;
O COMDEMA e o CMDRS, em reuniões ordinárias, deliberaram solicitar:
aos respectivos órgãos municipais responsáveis pela análise de implantação deste empreendimento,
que o mesmo não seja autorizado;
que nenhum outro empreendimento urbano seja permitido na região e nas fronteiras da
macrozona 06, até que se elabore o correspondente Plano Local de Gestão;
que seja elaborada o quanto antes legislação disciplinando o uso e ocupação do solo
rural;
que seja criado um setor administrativo específico para estabelecer as diretrizes territoriais
e de agroecologia para o meio rural;
que comece de imediato os trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural
preconizado no Plano Diretor do Município.
Campinas, 30 de agosto de 2007
Mayla Yara Porto
Presidente COMDEMA
Paulo E. Trani
Presidente CMDRS
-Anexo 6a- Notícias sobre o bairro Pedra Branca
..Formada pelos bairros Pedra Branca, Reforma Agrária e
Descampado, a região da Pedra Branca (no caminho da Estrada Velha de
Indaiatuba), tem como carros-chefes a produção de goiaba e figo para
exportação, além de laranja kincan, carambola, acerola, uva, figo, banana,
maracujá e pêssego..
..A
coordenadora de Planejamento e Informações Turísticas da SMCIST, Mirza
Pellicciotta, afirma que a secretaria trabalha em prol da preservação do
patrimônio histórico, cultural e ambiental e de sua imensa riqueza...
..O secretário de
Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon, reuniu-se na noite da
última quinta-feira, dia 20 de abril, com a Associação dos Moradores e
Proprietários do Bairro Rural de Pedra Branca. O objetivo do encontro foi
promover a aproximação do secretário com os proprietários e moradores,
mostrando os projetos da SMCIST para a região...
Região
do Pedra Branca ganha roteiro turístico digital no Conheça Campinas
Editoria:
Campinas
Origem:
Prefeitura de Campinas
10
Jul 2007 - 3:23:50 PMEnviar por e-mail
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Pagina
O
departamento de Turismo, da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria,
Serviços e Turismo (SMCIST), lançou o Roteiro Turístico Digital de Pedra Branca
no Mapa Digital Conheça Campinas. O objetivo é apresentar a riqueza cultural da
região disponibilizando informações do bairro, detalhes para visitação e
recuperando a trajetória histórica do bairro e das famílias que compõem a
região.
A
coordenadora de Planejamento e Informações Turísticas da SMCIST, Mirza Pellicciotta,
afirma que a secretaria trabalha em prol da preservação do patrimônio
histórico, cultural e ambiental e de sua imensa riqueza. "O roteiro
possibilita fortalecer os laços, suas possibilidades de acesso e de trocas
culturais entre as populações urbana e rural", afirma .
Para
o secretário da pasta, Sinval Dorigon, a inclusão de um roteiro turístico para
a região do Pedra Branca é fundamental para a valorização e divulgação do
potencial local. "A população terá uma nova opção de lazer, além de conhecer
uma pouco mais da história do bairro que está em constante desenvolvimento e
precisa ser fortalecido como atração turística", ressalta Dorigon.
Pedra
Branca
Situada
no caminho da Estrada Velha de Indaiatuba, a região de Pedra Branca fez parte
da antiga Fazenda Sete Quedas, berço das primeiras experiências de introdução
de mão de obra livre em Campinas. Nos últimos 50 anos, recebeu imigrantes
japoneses que, em conjunto com italianos e portugueses que ali se fixaram com o
objetivo de tirar o seu sustento da terra, criaram uma região produtora de
frutas com qualidade para exportação.
O
bairro rural de Pedra Branca, localizado na região sul do município, mantém
suas tradições e dispõe de repertórios singulares, com características
especiais em seus produtos e atrativos. Originado do parcelamento de terras da
Fazenda Pedra Branca, o bairro surgiu da compra de lotes por antigos colonos
(em especial, italianos) e por novos moradores (particularmente, japoneses) que
em lugar de antigos cafezais e algodoais, iniciaram o cultivo de uma
agricultura diversificada, com base em pequenas propriedades rurais. Na
atualidade, costumes e tradições seriamente preservadas conferem alta qualidade
à produção de frutas, bem como imprimem à sua paisagem experiências culturais
de valor inestimável.
Além
da produção de goiaba, figo, laranja kincan, maracujá, uva, pêssego, carambolas
doce e azeda, acerola e banana, os agricultores estão buscando diversificar a
atividade econômica abrindo suas propriedades ao turismo.
Os
interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone
2116-0749 ou acessar o site www.campinas.sp.gov.br e clicar no banner Mapa
Digital (entrar em Roteiros e em seguida Pedra Branca).
Mapa
Digital
O
Mapa, que pode ser acessado pelo site www.campinas.sp.gov.br/infotur, traz
informações e a localização de mais de 400 pontos de diversas regiões de
Campinas. Atende ao público geral que, acessando o link encontrará a
localização, telefone e endereço eletrônico (quando houver) dos principais pontos
da cidade. Está dividido por categorias, como hotéis, restaurantes, bares,
museus, utilidade pública, pontos turísticos e serviços.
Atualizado
constantemente, os interessados que não tiverem seu estabelecimento cadastrado
poderão procurar o Departamento de Turismo para incluí-lo, através do e-mail
infotur@campinas.sp.gov.br .
Pedra Branca: Dorigon reúne-se com moradores
24/04/2006,
11:38
Autor: Andréa Malavolta
Autor: Andréa Malavolta
O secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval
Dorigon, reuniu-se na noite da última quinta-feira, dia 20 de abril, com a
Associação dos Moradores e Proprietários do Bairro Rural de Pedra Branca. O
objetivo do encontro foi promover a aproximação do secretário com os proprietários
e moradores, mostrando os projetos da SMCIST para a região.
Durante o encontro, Dorigon reforçou a intenção de lançar, em
breve, a pedra fundamental para a construção da sede da Associação, que já tem
cinco anos de existência. O espaço, segundo moradores e produtores rurais, será
destinado à recepção de turistas e à realização de festas. O secretário já
designou um arquiteto para fazer o projeto
"A pujança econômica de Campinas está alicerçada sobre
bases sólidas como a agricultura desenvolvida na região da Pedra Branca",
afirmou Dorigon. O secretário disse, também, que a Secretaria está interessada
em incentivar o agronegócio voltado à exportação.
Dorigon enfatizou, ainda, a necessidade de voltar as atividades
desenvolvidas na área rural para o fortalecimento do agronegócio. "Devemos
dar a devida importância ao Plano Diretor, que vai reger o desenvolvimento
econômico e social do município nos próximos anos", complementou
O diretor de Desenvolvimento Econômico da SMCIST, Francisco
Ferron, disse que, pela primeira vez, a área rural deve ser contemplada no
Plano Diretor do município. "Estamos prevendo incentivos aos novos usos e
aos empreendimentos na área rural. Turismo, lazer, educação ambiental, parques
temáticos, clubes para atividades campestres e sítios de convivência devem
estar previstos no entendimento da questão rural", comentou
Turismo
Para o diretor de Turismo, Fernando Vernier, a região da Pedra
Branca também pode se beneficiar com o turismo na área rural, que traz
vantagens tanto para o produtor como para o visitante e para o incremento do
Turismo. "O produtor pode realizar a venda direta ao consumidor, vender
produtos derivados. Para o Turismo, aumentando o fluxo automaticamente há um
incremento na geração de emprego e renda", avaliou.
Formada pelos bairros Pedra Branca, Reforma Agrária e
Descampado, a região da Pedra Branca, em Campinas, dá a dimensão exata do
potencial econômico do município no setores agrícolas e turístico.
Habitada por japoneses, italianos e portugueses que ali se fixaram
com o objetivo de tirar o seu sustento da terra, a região conta com um número
de agricultores que podem provar que Campinas conta com uma produção frutífera
de excelência, que atende à exigências de mercados como o americano e o
europeu.
Além disso, também em uma
iniciativa pioneira na região, os agricultores estão buscando diversificar a
atividade econômica, abrindo suas propriedades ao turismo.
Secretário se reúne com produtores rurais
17/01/2007,
18:10
Autor: Alessandra Sabbatini e Paula Boracini
Autor: Alessandra Sabbatini e Paula Boracini
Com o objetivo de ouvir as necessidades dos produtores agrícolas
do município em relação às estradas rurais, o secretário de Comércio, Indústria
e Turismo (SMCIST), Sinval Dorigon se reuniu na última terça-feira, dia 16 de
janeiro, com a Associação dos Moradores e Proprietários do Bairro Rural de
Pedra Branca e com a comunidade alemã do bairro Friburgo.
Em companhia do secretário municipal de Infra-Estrutura, Osmar
Costa, Dorigon ressaltou a importância de se garantir a manutenção das estradas
rurais para o escoamento da produção. "Campinas é a cidade de maior
diversificação de produção voltada para a exportação do circuito de frutas da
região", ressaltou o secretário na ocasião da visita.
A SMCIST tem trabalhado intensamente nessas regiões através de
ações do Programa Pró-Estrada (um consórcio que integra as cidades de Campinas,
Indaiatuba, Itupeva e Vinhedo). O trabalho inclui a manutenção das vias,
atualização da extensão das estradas rurais, garantia de identificações por
meio de placas e visita aos produtores.
"É extremamente importante garantir aos produtores e
moradores locais condições dignas de trabalho. Acredito que os benefícios do
consórcio são muitos. Por exemplo, o baixo custo para se ter um equipamento de
bom nível voltado ao bem-estar da população e à economia agrícola do
município", completa Dorigon.
Na Pedra Branca, foi levantada a possibilidade de verificar a
viabilidade de uma parceria com a prefeitura, por meio da SMCIST e da
Infra-Estrutura, no processo de pavimentação das estradas da região da Pedra
Brança e Saltinho, principais estradas da região.
Já no bairro Friburgo, foi ressaltada a importância histórica e
turística que a região oferece. "Nessa região existe um grande fator de
potencialidade turística que a Secretaria se coloca à disposição para auxiliar
na realização de grandes eventos que acontecem ao longo do ano no local, não
somente através das melhoria das estradas, mas também na parceria e apoio
institucional desse calendário de eventos que a colônia possui anualmente"
afirmou Sinval Dorigon.
Participaram da visita, o diretor do Departamento de
Desenvolvimento Econômico, Francisco Ferron; o engenheiro agrônomo, Henrique
Reigadas e a coordenadora de Planejamento e Informação do Departamento de
Turismo, Mirza Pellicciotta, todos da SMCIST.
Pedra Branca
Formada pelos bairros Pedra Branca, Reforma Agrária e
Descampado, a região da Pedra Branca (no caminho da Estrada Velha de
Indaiatuba), tem como carros-chefes a produção de goiaba e figo para
exportação, além de laranja kincan, carambola, acerola, uva, figo, banana,
maracujá e pêssego.
Habitada por japoneses, italianos e portugueses que ali se
fixaram com o objetivo de tirar o seu sustento da terra, a região tem um número
de agricultores que pode provar que Campinas conta com uma produção frutífera
de excelência, que atende às exigências de mercados como o americano e o
europeu.
Além disso, também tem uma iniciativa pioneira na região, os
agricultores estão buscando diversificar a atividade econômica, abrindo suas
propriedades ao turismo.
Friburgo
Criada em outubro de 1879, a colônia alemã de Friburgo ainda
preserva suas tradições, em especial as das festas típicas. Em Friburgo, há em
média uma festa por mês durante todo o ano. A Festa da Colheita é realizada
pela comunidade há mais de 70 anos.
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Agronegócio e turismo revelam potencial econômico da região da
Pedra Branca
17/04/2006,
10:37
Autor: Andréa Malavolta
Autor: Andréa Malavolta
Formada pelos bairros Pedra Branca, Reforma Agrária e
Descampado, a região da Pedra Branca, em Campinas, dá a dimensão exata do
potencial econômico do município no setores agrícolas e turístico. Habitada por
japoneses, italianos e portugueses que ali se fixaram com o objetivo de tirar o
seu sustento da terra, a região conta com um número de agricultores que podem
provar que Campinas conta com uma produção frutífera de excelência, que atende
à exigências de mercados como o americano e o europeu. Além disso, também em
uma iniciativa pioneira na região, os agricultores estão buscando diversificar
a atividade econômica, abrindo suas propriedades ao turismo.
"A pujança econômica de Campinas está alicerçada sobre
bases sólidas como a agricultura desenvolvida na região da Pedra Branca",
afirma o secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Sinval Dorigon.
O secretário explica, também, que a secretaria está interessada em incentivar o
agronegócio voltado à exportação.
Segundo o diretor de Turismo, Fernando Vernier, a abertura
turística das propriedades rurais é importante tanto para o turista como para
os agricultores. "Ao visitante, esse tipo de turismo representa uma nova
modalidade de lazer. Para o produtor rural, há a oportunidade de mostrar seu
trabalho, realizar a venda direta ao consumidor e, ainda, diversificar a
atividade econômica, com a venda, por exemplo, de produtos derivados",
afirma.
Para o turismo, Vernier também aponta benefícios.
"Aumentando o fluxo de turistas, automaticamente há um incremento na
geração de emprego e renda", avalia. O secretário Sinval Dorigon
acrescenta que é importante que o morador da cidade conheça o que é produzido
na zona rural.
Etnias
Com uma participação importante na produção de frutas da região
da Pedra Branca, a colônia japonesa divide espaço com imigrantes de outros
países, como italianos e portugueses.
"Neste local, onde hoje existem muitos sítios, era uma
antiga fazenda de café de propriedade da família Camargo, que foi dividiu em
lotes ocupados principalmente pelos japoneses", conta a historiadora Mirza
Pellicciotta, coordenadora de Planejamento e Informação da SMCIST.
Para a historiadora, a área rural como destino turístico é interessante
também do ponto de vista de interface da tradição étnica e da geração de
conhecimento. "Sabemos que, por trás do sucesso de agora, houve muito
trabalho, conjugado a uma técnica milenar", diz.
O agrônomo Clóvis Toledo Pizza Júnior afirma que o turismo é uma
alternativa importante para os produtores daquela região. "O turismo
comprometido e responsável com o meio ambiente resultará em um esforço para que
a cidade não continue crescendo de forma desordenada e que esse crescimento
nocivo atinja a área agrícola", acredita. Entretanto, Pizza Júnior alerta
que essa iniciativa exige uma reorganização do produtor.
O agrônomo explica que levar a população para conhecer uma
plantação de goiaba de Pedra Branca, por exemplo, possibilita que o consumidor
conheça a qualidade das frutas e fique disposto a pagar um pouco mais para Ter
um produto de melhor qualidade.
Os japoneses, conta Pizza Júnior, desenvolveram uma técnica de
produção que permite colher goiaba o ano todo. Segundo ele, isso foi conseguido
por meio de uma técnica de poda da planta desenvolvida durante gerações.
"Eles reduziram o número de frutos de cada planta para conseguir produtos
de melhor qualidade", analisa.
Produção
Os sítios da região da Pedra Branca produzem goiaba, laranja
kincan, pêssego, carambolas doce e azeda, acerola, banana e figo. Na
propriedade de Laura Akemi Ogihara, as goiabas brancas são o carro-chefe. A
qualidade das frutas produzidas por Laura ultrapassa os limites do território
nacional. "Exportamos para França, Espanha, Portugal e Canadá",
afirma a agricultora. Segundo Laura, o mercado europeu procura as goiabas
produzidas na região devido ao clima. "Como aqui chove pouco, as frutas
estragam menos", explica.
Laura justifica o interesse da região pela abertura turística.
"Estamos no meio rural, muito próximos da cidade, e a própria população de
Campinas não nos conhece", acredita. Para ela, vale o lema "conhecer
para preservar e valorizar". "Além disso, vemos no turismo uma opção
para geração de trabalho, renda e desenvolvimento social. Atraindo mais gente
para a propriedade, teremos mais segurança e melhoria nas estradas, por
exemplo", afirma.
Este ano, a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Pedra Branca
comemora 50 anos de existência. Há meio século, chegaram na região os primeiros
imigrantes japoneses que, trabalhando de sol a sol, encontraram a melhor
cultura para o solo da região. Além disso, outra entidade, a Associação dos
Moradores e Proprietários do Bairro Rural de Pedra Branca, já tem cinco anos de
existência.
Noêmia Satiko Ogihara Kumagai produz laranja kincan, pêssego,
carambola e acerola. Apesar de não saírem do País, a produção de Noêmia chega
até São Paulo e Belo Horizonte. "Tentamos alcançar a excelência em nossa
produção, trabalhando de sol a sol", atesta.
Variedade
Lado a lado com os japoneses, convivem outras famílias e grupos
étnicos. Renato Camargo (cuja família detinha a grande propriedade de café) e a
esposa, Sônia Maria Teixeira de Camargo, dividem a atividade agrícola com os
japoneses.
No sítio dos Camargo, se cultiva banana orgânica. São 50 mil pés
da fruta(banana maçã, nanica, prata e marmelo), que resultam em uma produção
semanal de 150 caixas de 22 quilos, ou seja, mais de 3 toneladas. Na esteira do
marido, a professora aposentada Sônia Maria Teixeira de Camargo, encontrou seu
próprio jeito de fazer negócio. Parte das bananas produzidas no sitio,
transformam-se em compota, doces, bananada, banana-passa, entre outros.
Sônia não deixa de frisar que também produz doces sem açúcar
para atender a um mercado em expansão. "Praticamente todas as lojas de
produtos naturais de Campinas são minhas clientes", orgulha-se.
Sobre a entrada de turistas em suas propriedades, os
agricultores são unânimes em afirmar que atividade agregará não só valor
econômico, mas também social e cultural. "Podemos mostrar para os
visitantes nossa produção e nossa história", defende Laura.
Rural X Urbano
Campinas tem 51% de seu território na zona rural, mas 98% da
população encontra-se na área urbana. São 21.214 toneladas/safra anual, a
segunda posição entre os municípios produtores de frutas.
Além da produção de frutas, a cidade tem produção de compotas,
geléias, fazendas históricas de café, fazendas dentro da região da
APA-Campinas, com opções de hospedagem, trilhas, cachoeiras, áreas para
esportes radicais, restaurantes de comida típica regional, espaços para
eventos, confraternizações, cursos e treinamentos.
-Anexo 7a- Moradores discutem
projeto da Macrozona 6 com presidente da Câmara (6 de dezembro de 2011)
..Representantes dos moradores dos bairros Reforma
Agrária e Pedra Branca
estiveram na Câmara Municipal de Campinas nesta terça-feira (06/12) para
apresentar reivindicações e solicitar a realização de Audiência Pública
para debater o projeto de lei da Macrozona 6 ao presidente Pedro Serafim...
estiveram na Câmara Municipal de Campinas nesta terça-feira (06/12) para
apresentar reivindicações e solicitar a realização de Audiência Pública
para debater o projeto de lei da Macrozona 6 ao presidente Pedro Serafim...
..De acordo com os
moradores, o executivo realizou uma série de reuniões nos
bairros com apresentação das alterações que seriam realizadas, mas quando
receberam cópias do projeto de lei, as propostas eram completamente
diferentes e não atendiam as solicitações da população local...
bairros com apresentação das alterações que seriam realizadas, mas quando
receberam cópias do projeto de lei, as propostas eram completamente
diferentes e não atendiam as solicitações da população local...
http://cm-campinas.jusbrasil.com.br/politica/8173318/moradores-discutem-projeto-da-macrozona-6-com-presidente-da-camara
Extraído de: Câmara Municipal de Campinas - 06 de Dezembro de 2011
Moradores discutem projeto da Macrozona 6 com presidente da
CâmaraCompartilhe
Anúncios do Google06/12/2011
Representantes dos moradores dos bairros Reforma Agrária e Pedra Branca
estiveram na Câmara Municipal de Campinas nesta terça-feira (06/12) para
apresentar reivindicações e solicitar a realização de Audiência Pública
para debater o projeto de lei da Macrozona 6 ao presidente Pedro Serafim.
De acordo com os moradores, o executivo realizou uma série de reuniões nos
bairros com apresentação das alterações que seriam realizadas, mas quando
receberam cópias do projeto de lei, as propostas eram completamente
diferentes e não atendiam as solicitações da população local.
Os representantes dos bairros que serão atingidos pelas mudanças temem que
suas reivindicações não sejam atendidas. Eles se mostraram preocupados
também que as alterações propostas pela prefeitura prejudiquem a
infraestrutura e o desenvolvimento do bairro.
Para evitar essas alterações, foi entregue ao presidente da Câmara, Pedro
Serafim, uma cópia das reivindicações e a solicitação de audiências
públicas para ampliar o diálogo entre os moradores, o executivo e o
legislativo. Serafim informou que nenhum projeto será aprovado às pressas
e que o processo será transparente. "Não vai passar nenhum projeto nesta
Casa sem a realização de Audiência Pública e total publicidade dos atos",
disse.
Serafim informou também que irá solicitar o apoio e acompanhamento do
Ministério Público do Meio Ambiente e da Cidadania para que o projeto
atenda as demandas da população e seja viável para o desenvolvimento da
cidade.
Extraído de: Câmara Municipal de Campinas - 06 de Dezembro de 2011
Moradores discutem projeto da Macrozona 6 com presidente da
CâmaraCompartilhe
Anúncios do Google06/12/2011
Representantes dos moradores dos bairros Reforma Agrária e Pedra Branca
estiveram na Câmara Municipal de Campinas nesta terça-feira (06/12) para
apresentar reivindicações e solicitar a realização de Audiência Pública
para debater o projeto de lei da Macrozona 6 ao presidente Pedro Serafim.
De acordo com os moradores, o executivo realizou uma série de reuniões nos
bairros com apresentação das alterações que seriam realizadas, mas quando
receberam cópias do projeto de lei, as propostas eram completamente
diferentes e não atendiam as solicitações da população local.
Os representantes dos bairros que serão atingidos pelas mudanças temem que
suas reivindicações não sejam atendidas. Eles se mostraram preocupados
também que as alterações propostas pela prefeitura prejudiquem a
infraestrutura e o desenvolvimento do bairro.
Para evitar essas alterações, foi entregue ao presidente da Câmara, Pedro
Serafim, uma cópia das reivindicações e a solicitação de audiências
públicas para ampliar o diálogo entre os moradores, o executivo e o
legislativo. Serafim informou que nenhum projeto será aprovado às pressas
e que o processo será transparente. "Não vai passar nenhum projeto nesta
Casa sem a realização de Audiência Pública e total publicidade dos atos",
disse.
Serafim informou também que irá solicitar o apoio e acompanhamento do
Ministério Público do Meio Ambiente e da Cidadania para que o projeto
atenda as demandas da população e seja viável para o desenvolvimento da
cidade.
-Anexo 8a- Jornal Correio Popular "CMDU libera zoneamento em área
rural" data 18/4/2011
..“A Macrozona 6 já foi reduzida com a instalação do
residencial Swiss Park”, afirmou a proprietária da Chácara Ouro Verde...
..De acordo com o urbanista Ari Fernandes, a situação
fundiária e jurídica da Macrozona 6 é muito complicada, principalmente nas
imediações do rio Capivari. “É necessário conhecer uma certidão gráfica
atualizada
da localização do rio Capivari, da foz do Córrego Taubaté e de onde terminam os
bairros, definindo o que é público do que é privado....
..não dá
para discutir a possibilidade de empreendimentos na região”, afirma Fernandes,
que também é pesquisador da Unicamp...
-Anexo 9a- Ata 114a reunião ordinária Comdema (24/8/11)
..Já com a palavra o
conselheiro Francisco alertou que a Fazenda Pedra Branca está destruindo grande
quantidade de árvores, sendo que ele mesmo providenciou uma denúncia junto à
Prefeitura Municipal cujo protocolo leva o número 11/10/36.124, pedindo
providências junto à S.M.M.A....
Já com a palavra o conselheiro Francisco alertou
que a Fazenda Pedra Branca está destruindo grande
quantidade de árvores, sendo que ele
mesmo providenciou uma denúncia junto à Prefeitura
Municipal cujo protocolo leva o número
11/10/36.124, pedindo providências junto à S.M.M.A.
Número do Processo:
|
2011.10.36124
|
Nome da Pessoa:
|
ASSOCIACAO PRODUTORES RURAIS E MORADORES
|
Nome do Interessado:
|
FRANCISCO
|
Assunto:
|
MEIO AMBIENTE - VISTORIA/FISCALIZ
|
Tramitação Atual
|
|
Órgão onde se Localiza o Processo:
|
ASS TECNICA II (MP/CM/PROC/AJ)- MEIO
AMBIENTE - SMMA
|
Data de Entrada no Órgão:
|
13/01/2012
|
Despacho:
|
ANALISE INTERNA
|
Observação:
|
ANG
|
Penúltima Tramitação
|
|
Órgão:
|
SETOR LICENCIA/TO AMBIENTAL AZUL - SMMA
|
Data de Entrada no Órgão:
|
19/10/2011
|
Despacho:
|
ANALISE INTERNA
|
Observação:
|
A/C PLIN
|
Antepenúltima Tramitação
|
|
Órgão:
|
SETOR LICENCIA/TO AMBIENTAL AZUL - SMMA
|
Data de Entrada no Órgão:
|
25/08/2011
|
Despacho:
|
PARA PROSSEGUIMENTO
|
Observação:
|
ANALISE MATEUS
|
-Anexo 1a- Manifestação aprovada pelo pleito COMDEMA em reunião dia 29/2/12
Manifestação sobre o
Loteamento Abaeté no bairro Pedra Branca, Campinas, SP
...Trata-se da proposta
de ocupação de uma área rural de fato ou de vocação com a construção de 12
condomínios verticais com 1888 apartamentos de dois dormitórios, sobre uma
gleba de 169.900 m2 , subdividida em lotes e uma população prevista de 8 mil
pessoas quando plenamente ocupados....
...Há contradições no
processo onde o empreendedor considera área urbana e a SANASA afirma e planeja
seu projeto como área rural....
...Esse empreendimento
insere-se na principal área de produção e exportação de frutas do município de
Campinas. ..
...Cumpre ressaltar que
fizemos uma visita técnica no local do empreendimento onde não fomos
autorizados a entrar ...
...Não bastasse essa
conclusão definitiva podemos afirmar que em análise do processo fica clara a
tentativa de descaracterizar essa realidade quando é afirmado que “a área
está inserida em uma região de intensa ocupação e atividade, com multiplicidade
de uso e ocupação do solo, sendo o uso residencial a principal atividade.”
Esta afirmativa é firmemente contestada pelos produtores rurais lindeiros
à área quando afirmam que esta será sim a realidade se o empreendimento for
implantado...
..causará intenso
impacto no viário regional que, por sua vez, não está suficiente esclarecido no
processo, uma vez que dá a entender que o loteamento Abaeté se encontra à beira
da Rodovia Santos Dumont o que evidentemente não corresponde à realidae uma vez
que dista aproximadamente um quilômetro dessa rodovia...
..O presente pedido de
Licenciamento de Operação não seja autorizado e que nenhum outro
empreendimento urbano seja permitido na região de produção agrícola Pedra
Branca e nas fronteiras da macrozona 06 até que seja elaborada, o quanto
antes, legislação disciplinando o uso e ocupação do solo rural.
Manifestação sobre o Loteamento Abaeté no
bairro Pedra Branca, Campinas, SP
Descrição resumida.
Trata-se da proposta de ocupação de uma área
rural de fato ou de vocação com a construção de 12 condomínios verticais com
1888 apartamentos de dois dormitórios, sobre uma gleba de 169.900 m2, subdividida
em lotes e uma população prevista de 8 mil pessoas quando plenamente ocupados.
Os doze empreendimentos foram protocolizados na PMC sob o números 40019 a 40023, 40025 a 40028, 40030 a 40032: Há
contradições no processo onde o empreendedor considera área urbana e a SANASA
afirma e planeja seu projeto como área rural. Uma outra contradição é que a
SANASA planeja seu investimento para apenas 6 mil pessoas. O atual Loteamento
Abaeté ocupa a mesma área do antigo Loteamento Nova Topázio. Esse
empreendimento insere-se na principal área de produção e exportação de frutas
do município de Campinas. O presente empreendimento já foi tema da Moção de
Alerta 03/07 assinada por este Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de
Campinas - COMDEMA juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural
Sustentável - CMRDS, publicada no DOM em setembro de 2007. Cumpre ressaltar que
fizemos uma visita técnica no local do empreendimento onde não fomos
autorizados a entrar e na zona de produção de frutas. Ressaltamos ainda que a
Secretaria Municipal de Meio ambiente já autorizou o Licenciamento Prévio e o
Licenciamento de Implantação.
Do manifesto
Antes de entrarmos especificamente em nossa manifestação apresentamos alguns aspectos
importantes da citada Moção de Alerta e destacaremos sua conclusão assinada em
30 de agosto de 2007 pela então presidente do COMDEMA Dra. Mayla Yara Porto e
pelo presidente do CMDRS Sr. Paulo E.
Trani.
A mocão:
a) Chama a atenção “Sobre os impactos negativos de Loteamento na região da
“Pedra Branca”
b) Mostra que em 2007 havia “a
preocupação expressada pelos moradores e produtores rurais do bairro “Pedra
Branca”, em dossiê entregue a estes conselhos”
c) Relembra o “Plano Diretor de
Campinas (LC nº 15 de 27/12/2006), que definiu a área da Pedra Branca como
parte integrante da macrozona 06 – Área de Vocação Agrícola, visando a
preservação do território rural, seus recursos naturais, o patrimônio histórico
e cultural”
d) Afirma ainda sobre “graves impactos ambientais
que tal empreendimento vai causar na área produtiva que se constitui um
importante pólo agrícola do município, se levado adiante, apesar mesmo, de
instalado em zona urbana.”
e) Destaca conforme o “(art. 3º, VIII - Plano Diretor), “planejar as áreas urbana e rural, considerando suas potencialidades,
visando ao desenvolvimento de atividades e empreendimentos sustentáveis”; são
diretrizes para a macrozona 06, “incentivar a manutenção das áreas rurais e os
usos agrícolas com orientação para manejo adequado” e “preservar os mananciais
e as matas estabelecendo incentivos à recuperação do ecossistema”
f)
Reafirma que “a
preservação dos recursos naturais são fundamentais para a boa qualidade de vida
no campo e na cidade”
g) Destaca ainda “que a expansão
urbana compromete esta conservação; é enorme a necessidade de manutenção da
área produtiva rural e dos mananciais da antiga Fazenda Santana, no bairro
“Pedra Branca”, sendo que a instalação deste empreendimento trará uma grande
impermeabilização, contribuindo para o inevitável assoreamento dos cursos d
água, rompimento de açudes e conseqüentemente perda da qualidade do solo
agricultável”.
h) Finalmente exara sua Moção: “O COMDEMA e o CMDRS, em
reuniões ordinárias, deliberaram solicitar: aos respectivos órgãos municipais
responsáveis pela análise de implantação deste empreendimento, que o mesmo não seja autorizado; que nenhum outro empreendimento urbano seja
permitido na região e nas fronteiras da macrozona 06 (...); que seja elaborada
o quanto antes legislação disciplinando o uso e ocupação do solo rural; que
seja criado um setor administrativo específico para estabelecer as diretrizes
territoriais e de agroecologia para o meio rural; que comece de imediato os
trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Rural preconizado no Plano
Diretor do Município.”
Isto posto, podemos
afirmar que a realidade em agosto de 2007 era ainda mais promissora que a atual
uma vez que a expansão urbana de Campinas assediou a região produtora de frutas
de Pedra Branca. Aqui temos um dilema que é a oposição da ocupação humana e a
produção de moradias frente a realidade da produção agrícola exportável que,
sem dúvida alguma é prioritária para este conselho de defesa do meio ambiente.
Não bastasse essa
conclusão definitiva podemos afirmar que em análise do processo fica clara a
tentativa de descaracterizar essa realidade quando é afirmado que “a área está inserida em uma região de
intensa ocupação e atividade, com multiplicidade de uso e ocupação do solo,
sendo o uso residencial a principal atividade.” Esta afirmativa é firmemente contestada pelos
produtores rurais lindeiros à área quando afirmam que esta será sim a realidade
se o empreendimento for implantado.
Podemos afirmar
ainda que uma população adicional de oito mil pessoas segundo o empreendedor e
sdeis mil segundo a SANASA causará intenso impacto no viário regional que, por
sua vez, não está suficiente esclarecido no processo, uma vez que dá a entender
que o loteamento Abaeté se encontra à beira da Rodovia Santos Dumont o que
evidentemente não corresponde à realidae uma vez que dista aproximadamente um
quilômetro dessa rodovia.
Igualmente podemos
afirmar que embora concedida a Licença de Prévia (LP) a Licença de Instalação
(LI) não foi cumprida em seus itens 10 (Plano de Orientação Ambiental) e 12
(Prova de aprovação de projeto executivo na SANASA), conforme declaração onde o
empreendedor pede “a gentileza” de
que sejam transferidos tais itens não cumpridos para o Licenciamento
Operacional (LO). Segundo informação da
Conselheira da SANASA “As
obras do sistema de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário
do empreendimento somente poderão iniciar após a aprovação e liberação dos
projetos executivos pela SANASA” o que até este instante não consta no
processo. Acrescentamos ainda que por declaração da diretoria da SMMA, portanto
na visão do podet executivo, a seqüência LP, LI, LO é flexível sendo aceitos
justificativas de não cumprimentos de etapas intermediárias “por falta
momentânea de condições de execução” e que a prova de satisfação das exigências
justificadas como não cumpridas refletem-se na emissão ou não da LO, exatamente
a fase atual do empreendimento. Ora, se essa é a realidade atual o não
cumprimento de qualquer exigência do próprio poder público é razão sufiente
para que a LO não seja concedida. A realidade tem mostrado que o não
cumprimento rigoroso de tais etapas é lesivo à sociedade uma vez que emitida a
LO, mesmo que condicionada a cumprimento de exigêcias ou compensações futuras
tolhe este conselho em sua real capacidade de análise e emissão de manifestos uma
vez que não mais terá contato com o processo e como conseqüência nunca terá
certeza ou prova de que a exigência foi cumprida. Não bastasse essa
argumentação o próprio poder público carece de capacidade de fiscalização ou
acompanhamento do cumprimento de tais exigências pendentes.
Ainda embasando o acima exposto citamos que: Deve-se
salientar que o Direito Ambiental comprende, entre seus princípios, os
seguintes: o “principio da precaução”,
que “estabelece a vedação de intervenções
no meio ambiente, salvo se houver a certeza que as alterações não causarão
reações adversas, já que nem sempre a ciência pode oferecer à sociedade
respostas conclusivas sobre a inocuidade de determinados procedimentos”; o
“princípio da prevenção”, que “é muito semelhante ao Princípio da
Precaução, mas com este não se confunde. Sua aplicação se dá nos casos em que
os impactos ambientais já são conhecidos, restando certo a obrigatoriedade do
licenciamento ambiental e do estudo de impacto ambiental (EIA), estes uns dos
principais instrumentos de proteção ao meio ambiente”; e o “princípio do equilibrio”, onde “este Princípio é voltado para a
Administração Pública, a qual deve pensar em todas as implicações que podem ser
desencadeadas por determinada intervenção no meio ambiente, devendo adotar a
solução que busque alcançar o desenvolvimento sustentável”.
Manifestação do COMDEMA
Frente a tudo que está acima argumentado este
Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente não pode e não deve contrariar
resolução da Moção de 30 de agosto de 2007 e deve reafirmar que:
O presente pedido de Licenciamento de Operação
não seja autorizado e que nenhum outro empreendimento urbano seja
permitido na região de produção agrícola Pedra Branca e nas fronteiras da
macrozona 06 até que seja elaborada, o quanto antes, legislação disciplinando o
uso e ocupação do solo rural; que seja criado um setor administrativo
específico para estabelecer as diretrizes territoriais e de agroecologia para o
meio rural e que comece de imediato os trabalhos de elaboração do Plano de
Desenvolvimento Rural preconizado no Plano Diretor do Município.
O presente manifesto segue assinado, por mim,
Victor Augusto Petrucci, relator da Comissão de Análise de Território e em nome
desta para ser deliberado pelo pleno do Conselho Municipal de Defesa do Meio
Ambiente.
Campinas, 29 de
fevereiro de 2012
Victor A. Petrucci
Conselheiro pela Macrozona 2
Relator da Comissão Técnica de Análise de
Território do COMDEMA
-Anexo vista aérea- tem uma marcação do local do empreendimento.
Rua Jair Ferreira ,
bairro Nova Bandeirante
-Na documentação do empreendimento , que esta na secretaria de meio
ambiente,consta :
...o acesso principal se
dará pelo Loteamento Nova Bandeirante Residencial...
...a área era de utilização
agrícola...
...sua descrição é a
seguinte: UMA GLEBA DE TERRAS RURAL, designada por gleba 29 oriunda...
...No parecer técnico
ambiental consta...."no caso específico , o relatório trata de um ambiente
profundamente transformado pelo homem- o ambiente urbano, caracterizado pelo
alto grau de intervenção em um passado recente, aglomeração humana, pelo espaço
construído, pelas áreas públicas, pelos equipamentos de uso coletivo e pela
multiplicidade de usos do mesmo espaço....
..pag 153 ..O empreendimento
localiza-se em uma área urbana consolidada de intensa ocupação de cidade e seu
acesso se dará pela avenida 2, via projetada, não havendo necessidade de
implantação de viário interno ou outra via de acesso.
..pag 158..O
empreendimento será instalado em área urbana consolidada , com disponibilidade
de serviços como : malha viária; distribuição de energia elétrica e iluminação
pública; coleta de resíduos sólidos urbanos e transporte público.
O empreendimento teve
licença prévia emitida em 1/11/11 e licença de instalação emitida em 30/11/11.
VÍDEOS DO LOCAL:
http://www.youtube.com/watch?v=NITQTsy_Jus&context=C3ca4d75ADOEgsToPDskLZUaknPpT2D1e4MWjZTFZK Condominio Vila Abaeté-1
http://www.youtube.com/watch?v=d10bdM0lL68&context=C39111eaADOEgsToPDskIWRshSfwQMMIODby9tCxdz Condominio Vila Abaeté-2
Movimento
Resgate o Cambuí
Ação civil pública
ResponderExcluirMinisterio Publico Federal e Estadual
Réus: Municipio de Campinas/Caixa economica FederAL/Brookfield \centro-oeste empreendimentos imobiliarios S.A/Ginet empreendimentos nimobiliarios Ltda
Link ação:
http://www.jfsp.jus.br/assets/Uploads/administrativo/NUCS/decisoes/2014/140804vilaabaete.pdf
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ResponderExcluirVila Abaete(ou Ginet)
ResponderExcluirSempre nos noticiarios....
Não tem infraestrutura em volta, destruiu as plantações em volta, acabou com nascentes e agora alagam com agua que entra pelos disjuntores de luz...
Informações sobre o empreendimentohttp://blog.individuoacao.org.br/search?q=ginet
e
Ação civil pública Ministerio Publico Federal e Estadual
Réus: Municipio de Campinas/Caixa economica FederAL/Brookfield \centro-oeste empreendimentos imobiliarios S.A/Ginet empreendimentos nimobiliarios Ltda
Link ação:
http://www.jfsp.jus.br/assets/Uploads/administrativo/NUCS/decisoes/2014/140804vilaabaete.pdf
Materia Correio Popular:
http://correio.rac.com.br/_conteudo/2014/12/capa/campinas_e_rmc/232347-apos-um-mes-da-entrega-residencial-da-cohab-e-alagado.html
Apartamentos novos da Cohab ficam alagados após temporal
Moradores do residencial Abaeté, em Campinas, passaram a manhã limpando a sujeira
30/12/2014 - 10h31 - Atualizado em 30/12/2014 - 16h31 | Bruno Bacchetti
bruno.bacchetti@rac.com.br
Moradores do residencial Abaeté, no Jardim San Diego, tiveram os apartamentos alagados com a forte chuva que atingiu Campinas na noite da ultima segunda-feira (29). Os moradores passaram a manhã desta terça-feira limpando os apartamentos e contabilizando os prejuízos.
Segundo os moradores, a água entrava pelos disjuntores de luz, criando o risco de curto-circuito e choques. O residencial foi entregue pela Cohab há pouco mais de um mês.
PTA prefeitura Campinas
ResponderExcluirhttp://pt.slideshare.net/ResgateCambui/anexo-5-geral?qid=04eab091-dc45-490c-a541-3d4a6ff6fea0&v=&b=&from_search=2
PTA da prefeitura -secretaria do meio ambiente
ResponderExcluirO Graprohab e a secretaria do verde analisaram 12 condominios, e não como um empreendimento único, minimizando os problemas .
http://pt.slideshare.net/ResgateCambui/anexo-5-geral?qid=04eab091-dc45-490c-a541-3d4a6ff6fea0&v=&b=&from_search=2
E a ação civil pública dos MPs
http://www.jfsp.jus.br/assets/Uploads/administrativo/NUCS/decisoes/2014/140804vilaabaete.pdf
Macrozona 6
ResponderExcluirhttp://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/seplama/macrozonas/MZ_6_-_Apresentacao_final_ao_CONCIDADE.pdf
-Ação civil publica Abaete
http://www.jfsp.jus.br/assets/Uploads/administrativo/NUCS/decisoes/2014/140804vilaabaete.pdf
-CMDI libera zoneamento em área rural
https://pt.slideshare.net/ResgateCambui/cmdu-libera-zoneamento-em-rea-rural
-Vila Abaeté em Campinas
http://blog.individuoacao.org.br/2014/05/sobre-o-loteamento-vila-abaete-no.html
-Abaete esta em zona rural
http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2017/01/cidades/131043-prefeitura-tera-de-pagar-r-735-mil.php