Páginas

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

TREM INTERCIDADES (TIC)

 


-6/2/24

TREM INTERCIDADES (TIC) EIXO NORTE E SEGREGAÇÃO NOROESTE (SNO) DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS
EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
O Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, usando de sua competência legal, CONVOCA três (3) Audiências Públicas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA/RIMA do empreendimento “Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte e Segregação Noroeste (SNO) do Transporte Ferroviário de Cargas, de responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Processo IMPACTO 273/2023 (e-ambiente CETESB.073682/2023-98), conforme informações a seguir:
A primeira se realizará no dia 06 de fevereiro de 2024, às 17 horas, no seguinte local:
TEATRO BENTO QUIRINO
Rua Luzitana, 1505 – Centro
CAMPINAS / SP
A segunda se realizará no dia 08 de fevereiro de 2024, às 17 horas, no seguinte local:
ESCOLA ESTADUAL DOUTOR ANTENOR SOARES GANDRA
(Atualização do local)
Rua Barão de Jundiaí, 53 – Centro
JUNDIAÍ / SP
A terceira se realizará no dia 15 de fevereiro de 2024, às 17 horas, no seguinte local:
CEU PÊRA-MARMELO – TEATRO PLINIO MARCOS
Rua Pêra Marmelo, 226 – Jardim Santa Lucrécia – Jaraguá
SÃO PAULO / SP
Para PARTICIPAR ou assistir à TRANSMISSÃO AO VIVO, os interessados podem preencher um cadastro, a partir das 10h00 do dia da respectiva Audiência Pública, no seguinte endereço eletrônico:
As INSCRIÇÕES poderão ainda ser feitas PRESENCIALMENTE, a partir das 16h00 do dia da respectiva Audiência Pública, na recepção do local do evento.
A CÓPIA ELETRÔNICA do EIA/RIMA também poderá ser encontrada nas seguintes páginas eletrônicas:
e audienciaticnortesno.com.br
São Paulo, 03 de janeiro de 2024.
Anselmo Guimarães de Oliveira
Secretário-Executivo do CONSEMA




ETM prefeitura Campinas:
https://drive.google.com/file/d/1kr2jDftW4DER1T2WZ5TEOlzGZlaPE_Sp/view?usp=sharing


Video da audiência:




e

https://www.youtube.com/watch?v=ZILncLIAEec



-Notícias:

Estudo de impacto ambiental do Trem Intercidades incluí as cidades de Valinhos e Vinhedo





Segundo os especialistas presentes na ocasião, a construção da ferrovia vai provocar mudanças no solo.

Na região, um dos pontos de atenção é uma represa, em Vinhedo, utilizada para a captação de água para o abastecimento público. Ela deve ficar próxima à construção. Outros pontos, como relevos e rochas, em Valinhos, além da grande São Paulo, como a cidade de Francisco Morato, também estão no projeto.                                                      


https://portalcbncampinas.com.br/2024/02/estudo-de-impacto-ambiental-do-trem-intercidades-inclui-as-cidades-de-valinhos-e-vinhedo/




-7/2/24

Estudo considera projeto do TIC viável ao meio ambiente




A implantação do Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas é viável e os reflexos socioambientais prevalecem sobre os impactos negativos temporários gerados pela obra. A conclusão consta do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto de Meio Ambiente (EIA/Rima) apresentado na terça-feira (6), em Campinas, na primeira audiência pública para discussão do empreendimento, que terá as propostas do leilão abertas no próximo dia 29. Essa fase faz parte do processo de licenciamento prévio da obra, que está em análise pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), e busca colher sugestões e críticas da sociedade antes do encaminhamento do parecer do órgão para o Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).

Porém, "a perda de vegetação será de apenas 0,1%", diz o documento, em função de estar às margens do corredor ferroviário já existente, com grande influência das atividades humanas, com espécies exóticas, lixo urbano e queimadas. O relatório apontou que as obras serão executadas em região ocupada por grandes aglomerações urbanas, com os pontos vazios situados principalmente entre Jundiaí e São Paulo. O relatório apontou que na AID existem cerca de 200 espécies de plantas e vivem 19 espécies de mamíferos, 124 de aves, 15 de peixes, 14 de anfíbios e oito de répteis. Entre os animais estão algumas espécies ameaçadas de extinção, como o gato-do-mato-pequeno-do-sul, lontra, uru e papagaio-verdadeiro. Porém, o geógrafo Marlon Rocha apontou que os riscos podem ser mitigados com adoção de vários programas de preservação, como o de resgate de animais, criação de pontos de passagens para a fauna e supervisão ambiental das obras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.