Resíduos sólidos Campinas-juntada 2022
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Enquanto isso, no mundo...
Paraíso da reciclagem: A Suécia não tem lixo há seis anos
04/03/2017
-26/3/2022
TCE/ Cleanmax Serviços
Ltda/Terracom Construções Ltda./ Associação Brasileira de Empresas de Limpeza
Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE
Representada: Prefeitura
Municipal de Campinas. Responsáveis: Dário Jorge Giolo Saadi (Prefeito), e
Raphael Bernardes Peixoto dos Santos (Diretor do Departamento Central de Compras).
Assunto: Representações visando
ao exame prévio de edital do Pregão Eletrônico n.º 303/2021, Processo
Administrativo PMC.2021.00053681-14, da Prefeitura Municipal
de Campinas, tendo por objeto a contratação de empresa ou consórcio
de empresas para prestação de serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos do
Município de Campinas, compreendendo sistemas de coleta de resíduos sólidos
urbanos, incluindo serviços complementares de limpeza pública e operação de
estação de transferência e transbordo. Valor estimado: R$270.284.566,21
(duzentos e setenta milhões, duzentos e oitenta e quatro mil, quinhentos e
sessenta e seis reais e vinte e um centavos)
Ante o exposto, e restrita às questões discutidas nos autos,
voto no sentido da improcedência da Representação interposta pela ABRELPE
(TC-21504.989.21-1), e pela procedência parcial das Representações intentadas
por Aline de Lourdes de A. M. Matheus (TC-21377.989.21-5), Cleanmax Serviços
Ltda. (TC-21402.989.21-4), Terracom Construções Ltda. (TC-21415.989.21-9) e
Cássia de Carvalho Fernandes (TC21493.989.21-4), devendo a Prefeitura Municipal
de Campinas adotar as seguintes medidas corretivas no edital: a) Reavaliar o
orçamento, com a atualização dos insumos e mão-de-obra, contemplando o reajuste
relativo à convenção ou dissídio coletivo ou equivalente; b) Revisar a pesquisa
de mercado concernente à caixa compactadora de lixo de 19 m³ com lift, de
maneira a confirmar o orçamento estimativo, ou atualizá-la para os valores praticados
no mercado; c) Demonstrar claramente onde os valores relativos às instalações
de garagem (base local) foram considerados, observando-se a sua correta
classificação como custos diretos; d) Verificar se o percentual considerado de
administração central no BDI é suficiente para computar os gastos dos
profissionais da equipe técnica (não exclusiva) responsáveis pelos serviços; e)
Reestudar as taxas adotadas no BDI, fundamentando adequadamente cada um de seus
componentes percentuais, de maneira a considerar efetivamente os valores
praticados no mercado; f) Rever o dimensionamento dos serviços referentes ao
Quadro do SESMET, consignando as justificativas embasadas no que dispõe a
norma;
g) Certificar que os custos com a lavagem dos equipamentos
de coletas estão considerados dentro das estimativas de manutenção corretiva e
preventiva; h) Considerar, na previsão orçamentária, os custos com a reserva
técnica dos contêineres; i) Incorporar no edital as informações faltantes no
projeto básico, bem como as medidas corretivas anunciadas, quanto ao Sistema de
Coleta de Resíduos Sólidos, e Sistemas Complementares de Limpeza Pública,
considerando a Orientação Técnica IBRAOP OT – IBR 007/2018; j) Ampliar para 10
(dez) dias o prazo para entrega do Plano de Trabalho, avaliando a pertinência
de aumentar ainda mais esse prazo, considerando a proposta efetuada pela ATJ
engenharia; k) Demonstrar a consideração dos parâmetros de vida útil dos
veículos coletores (custos fixos e variáveis) e seus reflexos no orçamento, no
processo administrativo da contratação, e reavaliar a exigência nos patamares
propostos, confirmando ou não, em vista do cenário pandêmico; l) Retificar o
item 5.3.1.6, especificando tratar-se de vigência do compromisso de consórcio,
bem como aprimorar o item 5.3.2, fazendo constar que, na ocasião do registro do
consórcio para fins de assinatura do ajuste, a sua vigência deverá coincidir
com a do contrato; m) Excluir a exigência de Certidão de Acervo Técnico (CAT)
registrada por engenheiros ou arquitetos quanto a serviços de varrição manual
(qualificação técnico-profissional); n) Verificar eventual necessidade de
realização de audiência pública. Por oportuno, advirto a Prefeitura Municipal
de Campinas da necessidade de lançamento do novo edital reformulado (PPP) com
maior brevidade possível, concretizando a observância das metas previstas no
Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
http://www2.tce.sp.gov.br/arqs_juri/pdf/858728.pdf
E mais:
TCE-Prefeitura/Terracom Assunto: Representação visando ao exame prévio do edital do Pregão Eletrônico nº 305/2021, Processo Administrativo nº PMC.2021.00053684-67, da Prefeitura Municipal de Campinas, tendo por objeto a contratação de empresa ou consórcio de empresas para prestação de serviços de coleta seletiva e operação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis. Valor estimado: R$43.417.744,58 (quarenta e três milhões, quatrocentos e dezessete mil, setecentos e quarenta e quatro reais e cinquenta e oito centavos). Trecho: Ante o exposto, e restrita às questões discutidas nos autos, voto no sentido da procedência parcial da Representação interposta por Terracom Construções Ltda., devendo a Prefeitura Municipal de Campinas adotar as seguintes medidas corretivas no edital: a) Reestudar as taxas adotadas nos componentes do BDI, de maneira técnica e justificada, de modo a considerar efetivamente os valores praticados no mercado; b) Reavaliar o orçamento, com a atualização dos insumos e mão-de-obra, contemplando o reajuste relativo à convenção ou dissídio coletivo de trabalho ou equivalente; c) Demonstrar onde os valores relativos às instalações de garagem foram alocados, observando-se a sua correta classificação como custos diretos; d) Verificar se o percentual considerado de Administração Central no BDI é suficiente para suportar os custos indiretos com profissionais engenheiros ou arquitetos, ajustando de maneira justificada, caso necessário; e) Esclarecer, no processo de contratação, qual o valor estimado com o “Plano de Sensibilização para os domicílios atendidos pela coleta seletiva de material reciclável (porta a porta)”; f) Indicar o histórico ou a previsão de produção diária de resíduos em cada um dos pontos de coleta mencionados no anexo V; g) Rever o dimensionamento dos serviços de coleta ponto a ponto. Por oportuno, advirto a Prefeitura Municipal de Campinas da necessidade de lançamento do novo edital reformulado (PPP) com maior brevidade possível, concretizando a observância das metas previstas no Plano Municipal de Resíduos Sólidos. http://www2.tce.sp.gov.br/arqs_juri/pdf/858729.pdf
-23/3/2022
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) apontou falta de monitoramento em dois aterros sanitários desativados de Campinas. Os terrenos ficam nos bairros Satélite Íris e Parque Santa Bárbara. Por conta da situação, a Prefeitura de Campinas chegou a ser multada pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) - veja mais abaixo.
Ainda de acordo com o Tribunal, além da falta de monitoramento dos aterros, a operação coordenada, realizada esse mês, também apontou outros ps aqui em Campinas.
"Em Campinas, especificamente, nós encontramos falhas na coletiva seletiva, porque falta a coleta de resíduos em alguns pontos. Há descarte irregular em vários pontos da cidade. Falta uma campanha de esclarecimento à população", disse o presidente do TCE de São Paulo, Dimas Ramalho.
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1742062,tce-aponta-falta-de-monitoramento-em-aterros-de-campinas.aspx
-6/5/22
Prefeitura lança edital para contrato de gerenciamento do lixo urbanoEscolha da empresa ou consórcio de empresas será feito mediante pregão presencial, transmitido on-line, no próximo dia 2606/05/2022 - 08:41
Campinas: edital da licitação do lixo urbano é disponibilizado
A Prefeitura de Campinas disponibilizou na última segunda-feira ((9) o edital de licitação para seleção da empresa ou de consórcio de empresas que ficará responsável pela varrição, coleta e transbordo do lixo da cidade nos próximos 30 meses ou até que seja firmada uma PPP (Parceria Público Privada).
O edital está no Portal Eletrônico licitacoes.campinas.sp.gov.br , disponível em https://licitacoes.campinas.sp.gov.br/listar.php?id_tipo=21&id_licitacao=4143&titulo=Preg%E3o%20303/2021%20Presencial&time=1652274526022#tabs1-4143
O pregão presencial, que será realizado na Sala Azul da Prefeitura de Campinas no dia 26 de maio, às 9h30, será transmitido ao vivo pela internet, por meio da plataforma https://www.facebook.com/prefeituradecampinas .
Maior contrato da Prefeitura
A prestação de serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos do Município de Campinas compreende, além da coleta de resíduos sólidos urbanos, os serviços complementares de limpeza pública e operação de estação de transferência e transbordo.
O contrato do lixo é o maior da Prefeitura de Campinas. São R$ 329 milhões para 30 meses de prestação de serviços. Em termos de volume, durante o período de validade do contrato, a previsão, só para a coleta manual, é de que sejam recolhidas mais de 526,4 mil toneladas de lixo ou 17,5 mil toneladas/mês.
Postagens anteriores:
-1/8/2020
PPP resíduos sólidos-Campinas-contrato de 30 anos com um valor estimado de R$ 8,05 BILHÕES....
Muito material...até março de 2021
https://blog.individuoacao.org.br/2021/07/ppp-residuos-solidos-campinas-esta-em.htm
-1/8/2018
O perigo das aves nos aeroportos-e o Delta ao lado...
http://correio.rac.com.br/mobile/materia_historico.php?id=431153
-26/7/2016
Delta A-aterro em Campinas(SP)
-28/3/2013
Audiência Pública referente à fase de diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico
Trecho do post de 23/8/13
https://blog.individuoacao.org.br/2013/10/audiencia-publica-referente-fase-de.html
E
https://blog.individuoacao.org.br/2013/08/audiencia-publica-referente-fase-de.html
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