Árvores-denúncias
Ano 2024
Página para denúncia de extrações, podas ou maus-tratos
às árvores de Campinas.
Somos do Movimento Resgate Cambuí e defendemos e cuidamos das árvores do Cambuí.Temos 4 inventários quali-quantitativo do bairro Cambuí.
Também somos conselheiros no COMDEMA , no CONGEAPA, CMDU e PCJ.
Essa página é sobre denúncias de extrações, podas ou mal tratos em árvores no Cambuí e também em outros locais.Abrange também notificações aos órgãos públicos de árvores em risco de quedas.
Solicitamos informações de cada uma dessas denúncias,através da Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo site da prefeitura.QUESTIONE,OPINE, USE SEU PODER DE CIDADÃO.
DENUNCIE no email : info@resgatecambui.org.br
Vejam também: PODAS DRÁSTICAS EM CAMPINAS!
https://blog.individuoacao.org.br/2022/06/podas-drasticas-em-campinas.html
Árvores-denúncias Ano 2022
https://blog.individuoacao.org.br/2022/02/arvores-denuncias-ano-2022.html
Árvores-denúncias Ano 2021
https://blog.individuoacao.org.br/2021/02/arvores-denuncias-ano-2021-pagina-para.html
Árvores-denúncias Ano
2023
https://blog.individuoacao.org.br/2023/01/arvores-denuncias-ano-2023-pagina-para.html
-Denúncias 6/11/24
Rua Santos Dumont esquina av Coronel Silva Teles.
Começaram a detonar a árvore em 4/1/24
Mais fotos
-Denúncias 6/11/24
Rua Coelho Neto altura do 224, ao lado da garagem do prédio
-Denúncias 4/11/24
Árvore de grande porte cai na Estrada da Rhodia em Campinas
Uma árvore de grande porte caiu, no começo da tarde desta segunda-feira,04, na Estrada da Rhodia, no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas, nas proximidades de um centro hípico. Ela acabou puxando três postes de energia elétrica. Ninguém ficou ferido.
Agentes da Emdec estão no local já que há bloqueio parcial na via, no sentido bairro. Técnicos da CPFL também atendem a ocorrência. O fornecimento de energia teve que ser interrompido para os trabalhos de corte e retirada da árvore.
A reportagem da CBN Campinas está no local e a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até às 16h30.
https://portalcbncampinas.com.br/2024/11/arvore-de-grande-porte-cai-na-estrada-da-rhodia-em-campinas/
-Denúncias 1/11/24
Ao lado dolégio Objetivo-Barão Geraldo
Comentário na internet:
Impressionante como de repente, "do nada", todas as árvores da cidade ficaram gravemente doentes e precisam ser arrancadas com urgência!! quero só ver quando vierem as ondas de calor pra valer, aí quero ver gente reclamando que tá muito sol na cabeça... queria ver o careca aguentar o sol na moleira sem a sombra destas árvores!
Tirado da internet
-Denúncias 29/10/24
Rua Menotti Arthur Grigol-Barão Geraldo
MB/prefeitura detonando as árvores.
Comentários cidadãos:
Pela parte interna da árvore da pra ver que estava saudável.
O poste foi instalado após ela já estar lá? O poste parece novo...
À título de informe, conversei agora há pouco com dois funcionários da MB que estavam fazendo um levantamento aqui na rua (Menotti Arthur Grigol, no Guará). Um rapaz (Nazir) e uma moça (Anaí), os dois bastante jovens e não estavam com uniforme, apenas roupas normais. Eles estavam conversando com uma moradora e eu me aproximei.
Perguntei a eles aonde eu poderia consultar (em tempo real) os processos e pedidos que estão sendo feitos e os resultados destes levantamentos da empresa. Eles pareceram ficar bem perdidos ao me responder, pq claramente não sabiam de uma forma simples e transparente a que eu pudesse recorrer para saber mais. Disseram que eu poderia ligar no 156 ou solicitar pela Lei de Acesso à Informação (mas não sabiam dizer qual o canal para fazer isso) ou ainda poderia ir lá no DPJ no Largo do Café e conversar com eles. Mas em todos os casos eu teria que solicitar a informação individual, por cada árvore em cada endereço específico.
Eles têm a obrigação de fornecer os dados sobre todas as operações que têm feito na cidade: qual o número exato de árvores que tem sido suprimidas, mês a mês, qual o volume de madeira que eles têm "acumulado" (em metros cúbicos) e, não menos importante, para onde está sendo levado TODO ESSE MATERIAL???
Pedidos de moradores para extração de árvores não justificam a extração. A desculpa da prefeitura é para transferir a responsabilidade das suas ações para os moradores.
MB/prefeitura detonando árvores em Barão Geraldo 29/10/24
-Denúncias 26/10/24
Rua Visconde de Inhomerim, perto do shopping D Pedro
-Denúncias 26/10/24
O que a Prefeitura de Campinas tem feito para evitar alagamentos?Obras e serviços são realizados para combater os efeitos de grandes volumes de chuvas e ventos fortes
Árvores
As equipes de poda e extração de árvores foram ampliadas de 7 para 15 em abril deste ano. A Secretaria de Educação passou a contar com equipes próprias para este trabalho nas mais de 200 escolas municipais e outros equipamentos. A cidade também passou a contar com equipe para fazer exames de tomografia para avaliar a saúde das árvores. O exame é feito especialmente nas árvores antigas e de grande porte.
Prefeito diz que vai cair uma
árvore e fecha toda pista interna
da Lagoa do Taquaral
A única informação que obtivemos dos fiscais de trânsito, de funcionáruios da limpeza pública e dos próprios comerciantes é de que "vai cair uma árvore". Ningém soube ir além desta frase que teria sio passada por órgão da prefeitura.
https://jat.jor.br/noticia/294/prefeito-diz-que-vai-cair-uma-arvore-e-fecha-tod-a-pista-interna-da-lagoa-do-taquaral
-Denúncias 21/10/24
Av. Dr Hermas Braga 491 -defronte ao Oba.
CPFL atacando e detonando novamente.
Hoje através da Flora Raizes.
-Denúncias 21/10/24
MB/DPJ atacando hoje no Cambuí...
Por volta das 8:30 na Rua José Vilagelim Júnior.
Como era a árvore em 2010/2020/2022
-Denúncias 21/10/24
MB/DPJ atacando hoje no Cambuí...
Por volta dass 9h00 nas ruas Américo Brasiliebse e Emílio Ribas.
-Denúncias 19/10/24
Rua Sales de Oliveira
-Denúncias 19/10/24
Alto da cidade universitária
-Denúncias 19/10/24
Rua Conselheiro Paula Sousa
Cidade Universitária
Denúncias 19/10/24
Av Dr Luis de Tella 898 e 1082
Cidade Universitária
Vídeo
DPJ/MB acabando com as árvores em Campinas 19-10-24
Na caixa d’água do alto da cidade universitária.
https://www.youtube.com/shorts/MweNbX5utVA
Comentários ciddãos:
Mas tem vários caminhões e já tem algumas árvores no chão. Parece que o que eles querem é destruir o bairro a todo custo.
Época de reprodução de aves.
Sim! Nessa avenida é toda de pau ferro, algumas bem antigas e super frondosas. 😪
Acabei de passar nesse lugar ,eu ia parar mas resolvi voltar pra casa ,porque comecei a olhar para a destruição e os rapazes riram na minha cara,,,
Porque estão tirando as árvores?
Uma poda seria melhor do que arrancar
Nessa mesma área estão tirando muitas árvores sem necessidade!
Querem a madeira
Igual na Amazônia…🥲🥲🥲🥲🥲
Meu Deus são as árvores pau ferro! 🥺
Eles vão extrair todas?
Tem uma que pela foto aparenta estar mal mesmo, espero que não sejam todas! 🙏🏻
Não sei se todas, mas ouvi eles falaram que tem poda programada pra avenida todaa engenheira Lais que estava presente nem sabia dizer o nome da “doença” da árvore, me mostrou que o tronco estava meio escuro dentro, mas não sabe nem dizer o nome disso
Dai ela disse q tem replantio programado. Exigi que seja retirado o tronco inteiro, então, senão como vão plantar outra árvore no lugar? Expliquei que em toda campinas estão fazendo isso: arrancam a árvore e deixam as raizes, impedindo que outras árvores sejam plantadas. Me garantiram que em cerca de 15 dias vem o caminhão de destoca pra tirar tudo de baixo da terra e replantar. Falei que ficaremos de olho e vamos investigar se realmente será feito.
Ela não quis me dar o sobrenome. Só o nome: Lais (engenheira agronoma que não sabe nem o nome da suposta doença da árvore)
Quem for da região e puder ficar de olho e cobrar tbm… precisam ver que estamos de olho ou vão arrancar tudo que veem pela frente!
Na áreas públicas é apenas uma empresa que lauda e faz a remoção. O pior é o fato de que qualquer empresa possa laudar, inclusive laudos de árvores sadias e sem oferta de risco , vejo isso diariamente pois trabalho com jardinagem.Laudo é a coisa mais fácil de conseguir hj em dia.
Laudos
https://drive.google.com/file/d/1Moh-s3Tn5MR-HdXvUNUaPtUm5onzoG7Y/view?usp=sharing
-Denúncias 18/10/24
CEI Dr. Perseu Leite de Barros,na Rua Sacramento .
Já removeram 4 árvores.
-Denúncias 16/10/24
Denúncia grupo de zap em 16/10/24:
Olha a situação dessa sibipiruna👇
Totalmente oca por dentro
Pedidos de avaliação e poda desde 2020
Me corta o coração pensar que não vai ter jeito de manter a árvore, mas estou cada dia mais assustada com a possibilidade dela cair, o próprio jardineiro que veio fazer o jardim ontem, parou o carro longe, falou que pode cair do nada, sem chuva nem vento.
-Denúncias 16/10/24
Rua Barbosa da Cunha 450.
Comentário na denúncia do zap:
Mais uma árvore gigante q vai p o chão. R Barbosa da cunha,450 .Guanabara.O funcionário responsável(MB engenharia)disse q só obedecia ordens ,q tem um laudo p cortar!!!!
-Denúncias 15/10/24
Árvore cai, arrasta postes durante ventania e interdita rua em bairro de Campinas
Moradores da Rua João Chiavegatto, na Vila Brandina, estão ilhados e sem luz. CPFL afirmou que vai providenciar a troca dos dois postes para restabelecer o funcionamento da energia. Prefeitura vai retirar a árvore.
"Estamos ilhados. Não tem o que fazer, não tem como sair com o carro. Espero que resolva isso logo. A sorte é que já era umas 21h30 e não estava passando nenhum pedestre. Se não tinha matado", disse um dos moradores.
A Defesa Civil de Campinas informou que acionou o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) para fazer a remoção da árvore e avaliar o motivo da queda. A Emdec colocou cavaletes na rua para interditar o trânsito.
Já a CPFL informou que fez o desligamento da energia da rua para evitar riscos e vai providenciar a troca da fiação e dos postes para restabelecer a luz aos moradores o mais rápido possível.
Os reparos para a retirada de árvore e do poste, além do retorno da energia para todos os imóveis da rua, devem ser concluídos até o fim da tarde desta terça.
-Denúncias 14/10/24
Em 1 ano, pedidos de poda e extração de árvores crescem 42% em Campinas; solicitações em 2024 somam 5,4 mil
Para definir se a árvore precisa passar por poda ou remoção, equipes da prefeitura consideram aspectos visuais, laboratoriais e resultados de tomografias; entenda.
Atualmente, a prefeitura conta com 15 equipes dedicadas a esse tipo de serviço. Em entrevista ao EPTV 1, o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explicou que a análise feita nas árvores se divide em três níveis.
"Nível um: visualização, para ver se tem uma ferida. [...] Furos que possam ter, ou ainda alguns parasitas que possam estar comprometendo. Folhas muito amareladas, queda de folhas pode indicar algum problema. Nível dois: é o exame visual mais laboratório. [...] Nível três: tomografias. [...] A tomografia faz uma análise interna da árvore, para medir o grau de comprometimento interno dessa árvore", afirmou.
Segundo Paulella, foram registradas 1,1 mil quedas de árvores por conta de temporais em 2023. “Isso deve ter sido um ato provocador das pessoas buscarem a remoção de árvores. Em 80% dos casos, os pedidos não entram nos critérios de remoção de uma árvore”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, são realizadas 1,3 mil podas de árvores por mês na metrópole, além da remoção de 400 árvores.
Reclamações
No Jardim Novo Campos Elíseos, a árvore que fica em frente à casa do auxiliar de rampa Marco Coral está seca, sem folhas ou casca. Segundo o morador, o problema começou há cerca de um ano.
A árvore fica na Rua Vinhedo e também deixa os vizinhos preocupados. A diarista Clenice Francisca, esposa de Marco, conta que já perdeu as contas de quantas ligações fez e quantos protocolos abriu na prefeitura, pedindo uma avaliação da árvore.
“Teve um problema de água aqui, estourou um cano. A Sanasa veio com máquina, cavou. Depois que ela cavou, a árvore começou a morrer, morrer, morrer. Ela não teve mais. Ela ficou desse jeito. E agora tem mais medo, porque ela não tem raiz. Com esses ventos que faz, é perigoso ela cair mais rápido”, diz.
“Tem uns dois meses que a gente anda ligando. E eles falam que tem que esperar pelo menos quatro meses, que eles têm bastante outras árvores também para ver. Eles sempre passam aqui no bairro podando as árvores em outras ruas, mas aqui nunca fizeram esse trabalho”, conta.
O aposentado Jair Marques Correa diz que já cansou de juntar os pedaços que caíram da árvore e de ligar para a prefeitura relatando a situação. Foram várias ligações para o número 156 e até para a CPFL Paulista, porque várias fiações passam entre os galhos.
“Eu desisti porque a gente ligava num horário, aí não atendia. Quando ia ligar no outro horário, estava na hora do almoço, aí não atendia. Quando ligava no outro horário, já estava para fechar. Ficava quatro horas e não tinha mais jeito”, lamenta.
Em nota, a CPFL Paulista informa que a responsabilidade pela poda de árvores e o manejo da vegetação é das prefeituras, e que realiza podas emergenciais e preventivas quando há risco à população ou ao fornecimento de energia.
“A árvore no local indicado [Jardim Novo Campos Elíseos] não representa risco elétrico, mas uma equipe será encaminhada para avaliar a necessidade de poda para livramento da fiação”, destaca.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, a árvore aparenta estar morta e, portanto, tem prioridade número um dentro da prefeitura. A previsão é que ela seja removida ainda nesta segunda-feira (14).
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/14/em-1-ano-pedidos-de-poda-e-extracao-de-arvores-crescem-42percent-em-campinas-solicitacoes-em-2024-somam-54-mil.ghtml
Vídeo:
Aumenta em 42% o número de pedidos de extração de árvores em Campinas
https://www.youtube.com/watch?v=jul-UV8KIVg
Escritos no vídeo:
Campinas não faz o manejo correto e nem inventaria suas árvores. Não existe o conhecimento do que se tem de verde na cidade. E agora com a falta de cuidados de sempre, estão detonando a cidade.Vejam no blog as iúmeras denúncias: https://blog.individuoacao.org.br/2024/01/arvores-denuncias-ano-2024.html Trechos do video : 1-numero de solicitações. 2-Análise é feita por equipes da prefeitura..Analise visual,analise laboratorial e analise por tomografia. 3-Reclamação frequente pela população frente ao mau serviço, não tendimento de pedidos de vistoria. 4-Prefeitura esta com 15 equipes de podas e extração.Eram 8, agora são 15. 5-Árvore seca depois que Sanasa cavou e a árvore começou a morrer .Já foram pedidas providencias e nada...Podam as árvores mas aqui não vem ninguém. 6-Árvore em frente escola tinha protocolo desde 2022 e 2024, e so tiraram a arvore após mavhucar uma adolescente. 7-Arvore cai no Flamboyant sobre um carro 8-Jardim daOliveira árvore cai sobre o muro de uma escola. 9-Paulella fala sobre a analise em 3 níveis.Vamos lembrar que ele mentiu por muito tempo dizendo ser agronomo e é tecnico agricola-ver blog https://blog.individuoacao.org.br/2023/06/paulella-mente-e-chama-conselheiros-de.html Video copiado do https://globoplay.globo.com/v/13010952/ Matéria: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/14/em-1-ano-pedidos-de-poda-e-extracao-de-arvores-crescem-42percent-em-campinas-solicitacoes-em-2024-somam-54-mil.ghtml
-Denúncias 14/10/24
Registros de árvores com problemas ou risco de queda sobem em Campinas
Campinas teve um aumento nos pedidos de podas e de retiradas de árvores com problemas no último ano. A cidade registrou diversos casos de queda de árvores nas últimas semanas, alguns deles com vítimas (saiba mais abaixo).
Em 2022, foram protocoladas na Prefeitura 5.305 solicitações sobre podas e retiradas de árvores. No ano passado, o total de pedidos subiu para 7.539, o que representa um aumento de 42%.
Só neste ano, o total de registros, de janeiro a setembro, é de 5.466. Mesmo faltando três meses para acabar 2024, esse número já supera o total de pedidos de poda e retirada de árvores feitos em todo o ano de 2022. Os dados são da secretaria de Serviços Públicos de Campinas.
Apesar da alta demanda para esse tipo de serviço, muitos moradores reclamam que fazem o pedido sobre retirada de árvores com problemas, mas nem sempre são atendidos.
Pedidos sobre árvores com problemas não são atendidos
No Jardim Novo Campos Elíseos, uma árvore tem preocupado moradores da Rua Vinhedo. Ela já está seca, não tem mais folhas e nem casca. Começou a ficar assim tem um ano, segundo Marco Coral, auxiliar de rampa.
“Teve um problema de água aqui, estourou um cano, a Sanasa veio com máquina, cavou e, depois que ela cavou, a árvore começou a morrer e ficou desse jeito. Agora tem mais medo porque ela não tem raiz. Com esses ventos que têm feito, é capaz dela cair mais rápido”, conta.
A Clenice Francisca, esposa de Marco, diz que já perdeu as contas de quantas ligações fez e quantos protocolos abriu na Prefeitura pedindo uma avaliação da árvore. “Tem uns dois meses que a gente anda ligando, e eles falam que tem que esperar, pelo menos uns quatro meses”, afirma a diarista, que se preocupa que a árvore, que fica em frente à sua casa, caia sobre a residência.
O aposentado Jair Marque Correa conta que já cansou de juntar os pedaços que caíram da árvore, assim como ligar para a Prefeitura relatando a situação. Foram várias ligações para o número 156, os protocolos estão todos anotados. Até para a CPFL ele ligou porque várias fiações passam entre os galhos. A falta de retorno fez ele desistir: “Não tinha mais jeito”, afirma.
Tipos de pedidos
Os pedidos dos moradores do Jardim Novo Campos Elíseos estão da lista da secretaria de Serviços Públicos de Campinas. Este ano, até setembro, foram mais de 2.300 solicitações de retiradas de árvores com problemas. O aumento em 2023 foi de 55%, em relação a 2022. Confira:
- 2022: 2.123 pedidos
- 2023: 3.308 pedidos
- 2024 (jan-set): 2.345 pedidos
Os pedidos de poda também cresceram no último ano e já passam de 3.000 agora em 2024. Veja os números:
- 2022: 3.182 pedidos
- 2023: 4.231 pedidos
- 2024 (jan-set): 3.121 pedidos
Vítimas das quedas de árvores
Na sexta-feira passada (11), uma mulher de 56 anos que estava a caminho do trabalho ficou ferida após ser atingida por uma árvore na Chácara Santa Margarida, no distrito de Barão Geraldo. Ela foi levada para o HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com ferimentos na cabeça, braços e mãos.
No dia 3 de outubro, uma adolescente de 14 anos também ficou ferida por um galho de árvore no Parque são Quirino. A menina conversava na janela do carro, quando começou uma ventania e ela percebeu que o galho estava caindo.
A adolescente tentou correr, mas foi atingida. Várias pessoas ajudaram a retirar o galho. Ela quebrou o fêmur. Na ocasião, o dono da escola de natação onde a menina estava disse que havia dois protocolos para avaliação da árvore, em 2022 e 2024, e relatou que, após o acidente, a Prefeitura enviou uma equipe para cortar a planta.
No mesmo dia, no Jardim Flamboyant, um galho caiu sobre o para-brisa de um veículo que passava pela Rua Ernani Pereira Lopes. Segundo a motorista, o filho estava no banco do passageiro, mas não se feriu. E, no Jardim das Oliveiras, uma árvore de grande porte caiu sobre o muro de uma escola. Apesar do susto, ninguém se machucou.
No mês de junho, um motorista precisou levar 39 pontos na perna depois que uma árvore caiu em cima do carro dele na Rodovia Campinas-Mogi, na altura de Campinas.
O que dizem as instituições
Sobre os pedidos dos moradores do Jardim Novo Campos Elíseos, a CPFL informou à EPTV que a responsabilidade pela realização de podas de árvores e manejo da vegetação é das prefeituras, e que realiza podas emergenciais e preventivas quando há risco à população ou ao fornecimento de energia. Também falou que a árvore em questão não representa risco elétrico, mas vai enviar uma equipe para avaliar a necessidade de poda para livrar a fiação.
Já o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, explicou que a árvore do bairro está mesmo morta e que, nesses casos, o morador deve informar a característica da árvore, que está sem casca e seca, porque o caso vai para a prioridade 1. Diante disso, ele garantiu que uma equipe vai fazer a retirada ainda hoje (14).
Como funciona a retirada de árvores?
Após o morador registrar um pedido de poda ou retirada de árvore com problemas, equipes da Prefeitura vão até o local indicado para analisar a situação e se há necessidade de retirada. Paulella explica que a a avaliação de risco das árvores é feita em três níveis:
- Nível 1 – visualização (para ver se tem uma ferida, furos, parasitas, folhas amareladas…)
- Nível 2 – exame visual + laboratório (retirar material de dentro e mandar para o laboratório para ver o nível de fungo)
- Nível 3 – tomografia (análise interna da árvore para medir o grau de comprometimento interno da árvore)
Ele também explica que há diferenças em relação à raiz. Em alguns casos, quando a árvore é plantada em calçada, há uma compressão na calçada e em relação ao asfalto, o que não permite o total desenvolvimento das raízes.
“Nós tivemos, em 2023, 1.100 quedas de árvore por conta dos temporais. Isso deve ter sido um ato provocador das pessoas buscarem a remoção de árvores, mas 80% dos pedidos não entram nos critérios de remoção”, explica.
Hoje, a Prefeitura conta com 15 equipes que fazem as podas e retiradas de árvores na cidade. Antigamente, eram oito equipes, mas o número subiu neste ano por conta também do aumento nas solicitações. Mesmo assim, Paulella afirma que há um acúmulo de pedidos de remoção de alguns anos anteriores.
Ainda segundo o secretário, por mês são realizadas 1.300 podas de árvores em Campinas e, em média, 400 árvores com problemas são removidas mensalmente.
Rua Francisco Andreo Aledo - Barão Geraldo
-Denúncias 11/10/24
Árvore de grande porte cai na região do Taquaral, em Campinas
Uma árvore de grande porte caiu entre as ruas Araguaçu e Alfredo de Carvalho, na região do Taquaral, em Campinas (SP), na tarde desta sexta-feira (11). Ninguém se feriu.
Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito na metrópole, o Departamento de Parques e Jardins foi acionado.
O trânsito precisou ser desviado por uma rota alternativa.
Outra queda
Na manhã desta sexta, uma árvore caiu em cima de uma mulher que estava a caminho do trabalho na Chácara Santa Margarida, distrito de Barão Geraldo, em Campinas (SP). A vítima, de 56 anos, teve ferimentos na cabeça, braço e mão.
Maria Benedita da Silva é empregada doméstica e tinha acabado de ser deixada pela filha no local, que fica próximo do trabalho. Ela foi socorrida por uma professora de uma escola próxima e levada para o Hospital de Clínicas da Unicamp.
A Secretaria de Serviços Públicos informou, em nota, que a árvore caída em Barão Geraldo foi identificada como um flamboyant que “estava saudável e caiu pelo deslocamento das raízes porque o solo estava encharcado e pelos ventos fortes”.
Uma equipe do Departamento de Parques e Jardins foi enviada ao local para iniciar a retirada. A administração municipal complementou que o flamboyant “não é uma árvore adequada para calçadas” e que “não planta essa espécie de árvore na rua”.
“A Prefeitura não tem registro de solicitação para extração da árvore pelo 156”, finalizou.
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/11/arvore-de-grande-porte-cai-na-regiao-do-taquaral-em-campinas.ghtml
Vídeo:
Ávore de grande porte cai no Taquaral e mais
https://www.youtube.com/watch?v=usj_ru0_qYE
-Denúncias 11/10/24
Árvore cai e machuca-Barão Geraldo 11/10/24
https://www.youtube.com/watch?v=yREpaIEX_fk
Rua Menotti Arthur Grigol-Barão Geraldo
Escritos no corpo do vídeo:
Mais uma árvore que caiu em Campinas... Desta vez em Barão Geraldo, e machucou uma senhora que foi encaminhada à Unicamp com risco de amputação de um dos dedos da mão. Mais um exemplo da suposta negligência , falta de inventário e falta de manejo por parte do DPJ em Campinas. Copiado do https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/11/mulher-fica-ferida-apos-ser-atingida-por-arvore-a-caminho-do-trabalho-em-campinas.ghtml noticia: https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/arvore-de-grande-porte-cai-e-atinge-mulher-em-barao-geraldo/ O que diz a Prefeitura A Secretaria de Serviços Públicos informou, em nota, que a árvore foi identificada como um flamboyant que “estava saudável e caiu pelo deslocamento das raízes porque o solo estava encharcado e pelos ventos fortes”. Uma equipe do Departamento de Parques e Jardins foi enviada ao local para iniciar a retirada. A administração municipal acrescentou que o flamboyant “não é uma árvore adequada para calçadas” e que “não planta essa espécie de árvore na rua”. https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/arvore-de-grande-porte-cai-e-atinge-mulher-em-barao-geraldo/ Trechos: -Morador disse que não existe manutenção por parte da prefeitura. -Prefeitura disse que o flamboyant estava saudavel. -Teria que ter uma fiscalização maior no sentido de ver o risco
-Denúncias 10/10/24
Árvore cai sobre pista de caminhada do Bosque dos Jequitibás
Com o início da temporada de chuvas, os ventos também acabam se intensificando e provocam a queda de árvores. Nesta quinta-feira (10), houve o registro de mais uma queda de árvore no Bosque dos Jequitibás, em Campinas.
A árvore caiu sobre a pista de corrida e caminhada do bosque e, segundo a Prefeitura, o parque estava fechado no momento da queda.
A reportagem da CBN esteve no parque, na manhã desta quinta-feira, e registrou uma turma de crianças, alunos de uma escola, que precisaram desviar do tronco, enquanto faziam o passeio.
Mortes por quedas de árvores
No ano passado, uma menina de 7 anos foi atingida por uma árvore, na Lagoa do Taquaral, e morreu. A criança estava fazendo um piquenique com a família quando o acidente aconteceu.
Outro incidente envolvendo queda de árvore também foi registrado na cidade. Uma árvore de grande porte caiu e atingiu casas, um carro e matou um homem, em 2022. A vítima tinha 36 anos e estava dentro do veículo na hora do acidente, registrado na lateral do Bosque dos Jequitibás.
Em nota, a Prefeitura de Campinas informou, por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), que a árvore já foi retirada do local. A árvore caiu na noite de quarta-feira, com a força do vento, dentro do Bosque dos Jequitibás, quando o parque estava fechado. Disseram que as árvores são monitoradas, porém, o vento pode derrubar galhos ou árvores, mesmo saudáveis.
https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/arvore-cai-sobre-pista-de-caminhada-do-bosque-dos-jequitibas-em-campinas/
-Denúncias 9/10/24
R. Carlos Diniz Leitão -Barão Geraldo
CPFL detonando
Vejam o antes e o depois
Árvore cai, atinge fiação e bloqueia rua em bairro de Campinas
A árvore atingiu a fiação e bloqueou a via. A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas informou, em nota, que a espécie é um flamboyant e tem entre 15 e 20 metros. Ela não é adequada para ser plantada em calçadas, segundo a pasta.
"A prefeitura não faz este tipo de plantio em ruas. Uma árvore de muita raiz e muito difícil de cair. Uma equipe do Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Secretaria de Serviços Públicos, já está no local para recolher a planta e fazer uma avaliação para diagnosticar o motivo da queda", diz o texto.
De acordo com seguranças que trabalham na rua, que é, na maioria, comercial, não estava ventando quando a árvore caiu.
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/09/arvore-cai-atinge-fiacao-e-bloqueia-rua-em-bairro-de-campinas.ghtml
Como era árvore:
Escritos no vídeo:
Pela falta de manejo, de inventário e por inoperância do DPJ, mais uma árvore caiu em Campinas.Rua Alexandre Fleming na Nova Campinas. Por sorte, apenas por sorte, não machucou ninguém. Matéria no G1 https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/09/arvore-cai-atinge-fiacao-e-bloqueia-rua-em-bairro-de-campinas.ghtml Veja na fala do repórter que o secretario Paulella fala que a árvore é uma leucena, e depois conserta falando que é um flamboyant...vergonhoso mas compreensível pois ele mentiu a vida toda que era agrônomo e não é, veja blog https://blog.individuoacao.org.br/2023/06/paulella-mente-e-chama-conselheiros-de.html
Mais uma árvore cai em Campinas; desta vez não houve feridos
Uma árvore caiu na madrugada desta quarta-feira,09, na Rua Sir Alexander Fleming, no bairro Nova Campinas, bloqueando totalmente a via nos dois sentidos.
De acordo com informações de seguranças que trabalham na rua, não ventava no momento da queda. Ninguém ficou ferido.
A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas informou, em nota, que a árvore de grande porte é da espécie Flamboyant e tem entre 15 e 20 metros. Segundo a pasta, ela não é adequada para ser plantada em calçadas. A administração afirmou, ainda, que a prefeitura não faz este tipo de plantio em ruas.
Ainda durante a manhã, uma equipe do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) foi até o local para fazer a retirada da árvore e uma posterior avaliação do motivo da queda. A árvore já foi totalmente retirada e a via liberada.
Na noite da última quinta-feira, 03, parte de uma árvore caiu e atingiu uma adolescente de 14 anos que saía de uma escola de natação, na Rua Cel. Firmino Gonçalves da Silveira, Parque São Quirino, na região do Taquaral, em Campinas. Ela sofreu fratura no fêmur e foi socorrida pelo Samu ao Hospital Vera Cruz. Ela já teve alta e se recupera em casa.
https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/mais-uma-arvore-cai-em-campinas-desta-vez-nao-houve-feridos/
-Denúncias 8/10/24
Rua Maria Tereza Dias da Silva, 150 - Cidade Universitária,
-Denúncias 7/10/24
Av Cel Silva Teles 463, ao lado da Romana
-Denúncias 6/10/24
Av. Andrade Neves,
-Denúncias 4/10/24
Av Professor Atílio Martini
-Denúncias 3/10/24
Rua Cel. Firmino Gonçalves da Silveira, Parque São Quirino, na região do Taquaral.
Mais uma árvore ferindo pessoas...
Um galho muito grande caiu hoje sobre uma adolescente, que teve ferimento e precisou de socorro médico.
Mais uma vez a incompetência e falta de cuidado com as árvores , por parte da prefeitura/DPJ, causa danos às pessoas .
Detalhe da árvore que a prefeitura afirmou estar boa....
(essa foto saiu desse video-https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/10/11/arvore-de-grande-porte-cai-na-regiao-do-taquaral-em-campinas.ghtml)Video
DPJ não cuida e galho de árvore machuca 3/10/24
Prefeitura/DPJ não tem inventário, não faz o manejo correto e não cuida das árvores. O resultado é sempre danoso. Aqui um galho muito grande caiu sobre uma adolescente e a machucou. Depois rapidinho o DPJ extraiu a árvore...Vamos lembrar que já tinha protocolo desde 2022 pedindo avaliação da árvore. Irresponsabilidade, no mínimo, total da prefeitura. https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/galho-de-arvore-cai-e-atinge-aluna-de-14-anos-em-frente-escola-de-natacao-em-campinas/ https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/arvore-que-atingiu-menina-tinha-pedido-de-corte-para-prefeitura-aberta-ha-dois-anos/ https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/campinas-registra-quedas-de-arvore-e-galhos-nesta-quinta/
Vejam que foi protocolado um pedido de providências em 2022...Mas nada foi feito.
Retirada na mesma noite...sómente depois de causar sérios danos...
Artigos:
Galho de árvore cai e atinge aluna de 14 anos em frente escola de natação em Campinas
https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/galho-de-arvore-cai-e-atinge-aluna-de-14-anos-em-frente-escola-de-natacao-em-campinas/
Árvore que atingiu menina tinha pedido de corte para Prefeitura aberto há dois anos
https://portalcbncampinas.com.br/2024/10/arvore-que-atingiu-menina-tinha-pedido-de-corte-para-prefeitura-aberta-ha-dois-anos/
Trecho:
“A gente pediu a extração da árvore, porque o tronco dela estava totalmente oco, podre. Desde 2022 eu fiz esse protocolo na prefeitura, liguei no 156. Eles protocolaram, mandaram um e-mail, só que não vieram analisar, fazer a vistoria. Cheguei até a entrar em contato com o setor de urbanismo e falaram que estava na fila, só aguardar… Aí atenderam quando aconteceu uma fatalidade”, disse Rafael.
Após o acidente, ainda na noite de quinta-feira, as equipes de poda da prefeitura estiveram no local e fizeram a remoção completa da árvore. A situação causou indignação no proprietário da academia, já que o pedido dele não foi atendido antes que o acidente acontecesse. Ele informou também que pretende abrir um procedimento jurídico contra a prefeitura.
“É um sentimento de impotência, porque a gente tenta fazer o máximo para evitar isso, e quando acontece uma tragédia eles vêm e fazem. Vieram aqui e cortaram a árvore ontem. É tristeza, raiva, todos os sentimentos de impotência. É triste isso”, acrescentou Rafael.
A prefeitura informou, em nota, que técnicos elaboraram um laudo sobre as condições da árvore. Informaram que o galho é de uma árvore Triplares brasilienses, popularmente conhecida como pau-formiga. Também lamentaram o ocorrido e informaram que prestarão o apoio necessário à vítima.
A CBN questionou a prefeitura de Campinas novamente sobre o pedido de poda e avaliação, feito há dois anos, e que não foi atendido..
A prefeitura informou que a solicitação do morador foi para poda, que é o corte superficial de galhos. Mas não informou quando fez a poda após o pedido, em 2022.
Informaram ainda que “o pedido para extração da árvore foi feito em agosto deste ano e passaria por vistoria, para que fosse analisado e que nem todos os pedidos de remoção de árvores são executados”.
-Denúncias 30/9/24
CPFL e prefeitura extraindo 355 árvores em Campinas...Gestão motoserra detonando.
CPFL extração 355 árvores
https://drive.google.com/file/d/1RcJtoZCPzmFcUI1cYXvmAlAIQqoiZnXp/view
Vejam que os ditos "laudos" não cumprem com os requisitos da lei 11571/30:
Art. 2º Dos Laudos Técnicos, constantes desta Lei e que servirão de embasamento para tomada de decisões em relação à Arborização Urbana, deverão constar:
a - Identificação de espécime avaliado;
b - Endereço onde encontra-se o espécime;
c - Estado fitossanitário;
d - Justificativa da necessidade de intervenção;
e - Documentação fotográfica elucidativa;
f - Responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.
https://leismunicipais.com.br/a/sp/c/campinas/lei-ordinaria/2003/1158/11571/lei-ordinaria-n-11571-2003-disciplina-o-plantio-o-replantio-a-poda-a-supressao-e-o-uso-adequado-e-planejado-da-arborizacao-urbana-e-da-outras-providencias
E o contrato entre a prefeitura e a CPFL:
termo cooperacão cpfl 18-12-12
https://drive.google.com/file/d/1ryTbAOScpBSlSs4bSZxr1ZAxEauczU3K/view
-Denúncias 24/9/24
Galho de árvore ‘gigante’ cai em quadra do Tancredão e quase atinge família
Um galho de árvore de grande porte caiu na noite de ontem (24) na quadra da Praça de Esportes Tancredo Neves, conhecida como “Tancredão”, em Campinas. Ela fica localizada na Avenida das Amoreiras, no bairro Campos Elíseos.
A queda assustou moradores, já que crianças e adolescentes usavam o espaço para jogar basquete quando houve o acidente. Segundo testemunhas, uma família quase foi atingida pela árvore.
O caso chama a atenção, já que Campinas não registrou fortes rajadas de vento durante a noite de terça-feira (24). Segundo dados do CIIAGRO, o vento não passou da velocidade de 27 km/h ao longo do período.
O técnico de celular Rodrigo Araújo diz que o lugar é bem preservado, porém todo cuidado é pouco. “Uma vez que a gente tem nossas crianças, nossos filhos, a gente zela pelo bem-estar deles. Então, acontecer algo assim, nada mais é do que uma falta de comprometimento com o cuidado. Então, que pelo menos se esforcem para cuidar do lugar que basicamente é nosso único ambiente de lazer na região”, afirma.
Galho de árvore não derrubou energia e será removido
A CPFL Paulista informou que não houve falta de energia no bairro mencionado. Mesmo com a queda do galho de árvore, a rede elétrica opera normalmente.
Já a Prefeitura de Campinas garantiu que o galho que caiu no Tancredão será removido ainda nesta quarta-feira (25) pela equipe do DPJ (Departamento de Parques e Jardins), assim como o resto da árvore, que está num talude, porque, agora, há um risco de queda na avenida, de acordo com a Administração.
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/galho-de-arvore-gigante-cai-em-quadra-do-tancredao-e-quase-atinge-familia/
-Denúncias 21/9/24
Av. Barão de Itapura 1762
Altura do Colégio Imaculada
Vejam na foto abaixo que a avenida já não tem mais árvores...
-Denúncias 19/9/24
Praça Maria Luiza Pavan Buratto -Barão Geraldo
Queda de árvore podre...isso o DPJ não vê???
-Denúncias 4/9/24
Esquina das ruas lucinda de carvalho marques com vitorino ferrari,vila santa isabel
-Denúncias 4/9/24
R Dr Shigeo Mori.
Barão Geraldo.
MB na rua...é sempre danoso para a natureza.
-Denúncias 3/9/24
Prefeitura , diga-se gestão Dário e Paulella, arrasando o Largo do Pará...
Confira no vídeo:
Prefeitura detona árvores no Largo do Pará - 3/9/24
https://www.youtube.com/watch?v=1OiGK1Oze9A
Pedimos pela LAI:
Protocolo 566-24
Pela lei de acesso a informação exponho e solicito o que segue:
Exponho:
Video nos mostra podas detonadoras no Largo do Pará - link https://www.youtube.com/watch?v=1OiGK1Oze9A
Em sendo as árvores tombadas é preciso autorização prévia do Condepacc para qualquer intervençãoconforme RESOLUÇÃO Nº 69, DE 20 DE MAIO DE 2008
§ 2º As espécies vegetais situadas na praça tombada não poderão sofrer mutilações do tipo poda ou extração sem a prévia autorização do CONDEPACC, devendo ser substituídas por mudas da mesma espécie quando necessário, não dispensando também autorização prévia.
Solicito:
1-Autorização prévia do Condepacc juntamente com a documentação encaminhada pelo setor responsavel para o Condepacc.
2-Quando serão os plantios das mesmas especies e quais são as espécies que sofreram mutilações.
3-Laudo e autorizações emitidas pelo DPJ
Protocolo enviado para a reunião do Condepacc de 10/10/54
PMC.2024.00117153-43 Largo do Pará
https://drive.google.com/file/d/1hl2Y978AHE0Gp6feBzebjGIToiBWHpLc/view?usp=sharing
-Denúncias 1/9/24
Av Santa Izabel 1125-defronte ao hot dog do Gil
como foi postado o comentário:
Paulo Camargo cpfl na recolha da poda
-Denúncias 31/8/24
Rua Emílio Ribas 1514
Extração de árvore-mais uma...
-Denúncias 31/8/24
Av. Santa Isabel, 1125
Barão Geraldo
-Denúncias 28/8/24
Av. Mario Garnero, altura do n. 1405
-Denúncias 27/8/24
CEI Profª. Zuleika Hellmeister Novaes em Sousas
R. Profa. Maria de Lourdes Francheschini Trevisani-Sousas
Laudo Escola
Zuleika Sousas
https://drive.google.com/file/d/1YIh3PMREZ6rdyJnVkUAZY2DRfSeQfG3W/view?usp=sharing
Comentários nas mídias:
..Começou o crime..
..Serão mais de 15 árvores..
..Desolador...
Derrubando as nossas árvores 😞😩
...Ninhos de passarinho pro chão...
Em 19/9/24
Solicitação Congeapa
Out 24-imagem da destruição
-Denúncias 27/8/24
Outra denúncia
Barão Geraldo-rua doutor ruy vicente de mello,141
Laudo de 2022
-Denúncias 23/8/24
Árvore cai em avenida e quase atinge mãe e filho
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/arvore-cai-em-avenida-e-quase-atinge-mae-e-filho/?fbclid=IwY2xjawE2CwlleHRuA2FlbQIxMQABHan3DShVgJGjBOUA5O5nif0AKDafoZ18AShnYjdNzzgnbVz5a7-h9pXf4A_aem_uDDdB2opV2-jCMD3tv8ABQ
-Denúncias 22/8/24
Denúncia para o Ministério Público
Árvores da Rua Doutor Guilherme da Silva, 396, 349 e 300 – Cambuí
NOTÍCIA DE FATO: Risco – árvores Rua Dr. Guilherme da Silva – Bairro Cambuí, Campinas
https://drive.google.com/file/d/1XRq_jhYE-BzZ4EQyGgvenpo5Xhu7DNSa/view?usp=sharing
Atendimento
ao Cidadão e à Cidadã
Olá
ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE O CAMBUÍ,
Agradecemos o seu contato.
Informamos que sua manifestação foi recebida com sucesso.
Número do atendimento
0713.0003486/2024 |
Manifestação realizada em 22/08/2024
10:39
COPIA NF 3486_2024_ARVORES EM RISCO
https://drive.google.com/file/d/1lkxqQkV0ODIqKzut3KffNXrnIQnun0TT/view?usp=sharing
-Denúncias 21/8/24
Sousas-perto do Pão de açucar-travessa da Expedicionários
Nenhuma fiação onde estão as árvore, não entendi essa poda que produzia uma sombra maravilhosa
-Denúncias 1/8/24
Denúncia Congeapa
para Comdema
SEI_PMC.2024.00089231_94
https://drive.google.com/file/d/1Fp_13vcxR_O0mHlg8VUNn7sSkj5fTKj3/view
Colinas do Ermitage
-Denúncias 29/7/24
Rua Dona Carolina Prado Penteado altura do 176
Obs- à noite...por volta das 17:30 hs
E no dia 30/7/24 olhem o que restou da árvore:
E a poda em 2021
-Denúncias 24/7/24
Praça Rua Tomaz Alberto Whately -Pq São Quirino.
Video:
Prefeitura moto serra Campinas 24/7/24 (2/2)
https://www.youtube.com/watch?v=GPekIkkeqJU
Comentários da população do entorno:
Mais um cortes de árvores em 24/072024, Pç da Rua Tomaz Whately - Pq São Quirino. - Laudo n° 01.086/2024, de 22/07/2024 (CORTE) e
Laudo n° 146/2024, de 22/07/2024 (PODA). Chamaram os Engenheiros responsáveis q trouxeram os Laudos e Segundo eles está previsto Replantio de novas árvores no lugar dessa. Disseram q para cada árvore cortada, em área urbana, é previsto o replantio de uma única árvore no local.
Discuti muito com eles sobre a remoção e o replantio. Porque não emitem tratamento para eventuais doenças da árvore. Mas só falam sobre a possibilidade de queda da árvore em crianças/pessoas... e essa responsabilidade....
Ah!! Isso foi para atender o pedido de um Vereador Zé Carlos.... pasmem!!!🥴🥴
-Denúncias 24/7/24
Santa Genebra
-Denúncias 23/7/24
CPFL detonando no bairro Lumen Christ
Rua Carolina P Penteado altura do n. 50
Sem ninguém da prefeitura, sem o técnico e sem informação.
O documento mostrado abrange as 350 árvores...não tem uma documento apenas dessa árvore.
CPFL detonando árvore Lumen Christ 23/7/24 (1/2)
https://www.youtube.com/watch?v=BMPv4sR4ZVQ
-Denúncias 19/7/24
Rua Tiradentes 165
-Denúncias 18/7/24
Rua Padre Vieira altura do número 59, Cambuí Campins.
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Foto nos anexos comprovam uma poda realizada na canforeira da rua dr Vieira Bueno 57 no Cambui.
Solicito a documentação com laudo, autorização do poder público e ART da poda da árvore canforeira .
https://www.instagram.com/reel/C-DSI5ouz5P/?igsh=dnVzeGg3cnc5MXJ3
Av. coronel Silva Telles, 693 no Cambuí
OBS-Não tem nenhum galho com o mínimo oco ou podre possível, árvore 100% saudável.
-Denúncias 16/7/24
Praça Santa Cruz no Cambuí
DPJ detona árvores no Cambuí 16/7/24
Prefeitura corta árvores de praça no Cambuí e entidade protesta: ‘Estão detonando Campinas’
Poda foi realizada na quarta-feira (16)
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Prefeitura de Campinas cortou cinco árvores da Praça Santa Cruz, no Cambuí, na terça-feira (16). A extração gerou indignação na entidade Resgate Cambuí e em moradores do entorno, que chegaram a tentar impedir a poda.
“É uma praça que não tem fio, e onde reúne diversas pessoas. Não cuidam, não fazem o manejo correto, não fazem inventário e aí extraem as árvores…Estão detonando Campinas”, criticou Tereza Penteado.
Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver a indignação dos moradores que criticam a ação. Um homem se apresenta como engenheiro e diz que há um laudo, mas não o apresenta.
“[Ele] não apresentou documento para comprovar ser engenheiro e não nos deixou fotografar a documentação que ele tinha nas mãos”, acrescentou Tereza.
Segundo a Prefeitura, os funcionários fizeram o levantamento de copa das árvores, que é a retirada de pequenos galhos, mais baixos, dos troncos, e a extração de cinco árvores: um flamboyant, uma sibipiruna, duas cássias e uma que a pasta disse já estar “morta e seca” e que não foi identificada.
Ela também afirmou que possuía laudo do DPJ para a extração.
Devido à poda, será feito o plantio de novas árvores na praça.
Instagran Wagner Romão
Mais uma do Dario Motoserra! Desta vez na linda praça Santa Cruz, no Cambuí! Está acontecendo agora!
É inaceitável a falta de cuidado com seres VIVOS que são nossas árvores!
É claro que elas precisam ser cuidadas, podadas, fortalecidas! Mas o que esse prefeito está fazendo é cortar árvores NO TRONCO! Vale sempre a lei do mínimo esforço: ao invés de contratar jardineiros e equipes que possam CONHECER E CUIDAR DAS ÁRVORES, é mais fácil para a Prefeitura e para a CPFL fazer isso que estão fazendo EM TODA A CIDADE DE CAMPINAS!
#arvore #arvores #árvore #verde #campinas #campinassp #cambuí #cambui #cambuicampinas #cambuícampinas
https://www.instagram.com/p/C9e-x1xgH5B/?igsh=bjkxZGIxdjJrMWps
ATENÇÃO
Rossini ped.praça santa cruz
https://drive.google.com/file/d/1ZMykLqvv95g9Ub9HkrG8V1z6DS88AJV8/view?usp=sharing
Solicitação foi do vereador Luis Rossini
Indicação nº 5887 de 2024
SOLICITA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA SANTA CRUZ, LOCALIZADA NA RUA SANTA CRUZ, S/N, CAMBUÍ.
-Email para a Câmara solicitando resposta do vereador Rossini em 25/7/24:
De: info@resgatecambui.org.br
<info@resgatecambui.org.br>
Enviada em: quinta-feira, 25 de julho de 2024 13:00
Para: 'arnaldo.salvetti@campinas.sp.leg.br'
<arnaldo.salvetti@campinas.sp.leg.br>;
'carlinhoscamelo@campinas.sp.leg.br'
<carlinhoscamelo@campinas.sp.leg.br>; 'carmoluiz@campinas.sp.leg.br'
<carmoluiz@campinas.sp.leg.br>; 'cecilio.santos@campinas.sp.leg.br'
<cecilio.santos@campinas.sp.leg.br>; 'debora.palermo@campinas.sp.leg.br'
<debora.palermo@campinas.sp.leg.br>; 'edisonribeiro@campinas.sp.leg.br'
<edisonribeiro@campinas.sp.leg.br>; 'eduardomagoga@campinas.sp.leg.br'
<eduardomagoga@campinas.sp.leg.br>; 'fernandomendes@campinas.sp.leg.br'
<fernandomendes@campinas.sp.leg.br>; 'filipemarchesi@campinas.sp.leg.br'
<filipemarchesi@campinas.sp.leg.br>; 'guida.calixto@campinas.sp.leg.br'
<guida.calixto@campinas.sp.leg.br>; 'gustavopetta@campinas.sp.leg.br'
<gustavopetta@campinas.sp.leg.br>; 'higor.diego@campinas.sp.leg.br'
<higor.diego@campinas.sp.leg.br>; 'jair.farmacia@campinas.sp.leg.br'
<jair.farmacia@campinas.sp.leg.br>; 'jorge.schneider@campinas.sp.leg.br'
<jorge.schneider@campinas.sp.leg.br>; 'juscelino.barbarense@campinas.sp.leg.br'
<juscelino.barbarense@campinas.sp.leg.br>; 'cirilo@campinas.sp.leg.br'
<cirilo@campinas.sp.leg.br>; 'luizrossini@campinas.sp.leg.br'
<luizrossini@campinas.sp.leg.br>; 'major.jaime@campinas.sp.leg.br'
<major.jaime@campinas.sp.leg.br>; 'marcelo.farmacia@campinas.sp.leg.br'
<marcelo.farmacia@campinas.sp.leg.br>; 'marcelosilva@campinas.sp.leg.br'
<marcelosilva@campinas.sp.leg.br>; 'marianaconti@campinas.sp.leg.br'
<marianaconti@campinas.sp.leg.br>; 'marrom.cunha@campinas.sp.leg.br'
<marrom.cunha@campinas.sp.leg.br>; 'nelsonhossri@campinas.sp.leg.br'
<nelsonhossri@campinas.sp.leg.br>; 'otto.alejandro@campinas.sp.leg.br'
<otto.alejandro@campinas.sp.leg.br>; 'paolla.miguel@campinas.sp.leg.br'
<paolla.miguel@campinas.sp.leg.br>; 'paulobufalo@campinas.sp.leg.br'
<paulobufalo@campinas.sp.leg.br>; 'paulo.gaspar@campinas.sp.leg.br'
<paulo.gaspar@campinas.sp.leg.br>; 'paulohaddad@campinas.sp.leg.br'
<paulohaddad@campinas.sp.leg.br>; 'perminiomonteiro@campinas.sp.leg.br'
<perminiomonteiro@campinas.sp.leg.br>;
'professoralberto@campinas.sp.leg.br'
<professoralberto@campinas.sp.leg.br>;
'rodrigodafarmadic@campinas.sp.leg.br'
<rodrigodafarmadic@campinas.sp.leg.br>; 'rubensgas@campinas.sp.leg.br'
<rubensgas@campinas.sp.leg.br>; 'zecarlos@campinas.sp.leg.br'
<zecarlos@campinas.sp.leg.br>
Assunto: Prefeitura na praça Santa Cruz
Boa tarde a todos
Segue material
sobre a Praça Santa Cruz.
Solicitamos
resposta do vereador Rossini.
Teve
pedido do vereador Rossini
https://drive.google.com/file/d/1ZMykLqvv95g9Ub9HkrG8V1z6DS88AJV8/view?usp=sharing
E
vídeo da população indignada
DPJ detona árvores no Cambuí 16/7/24
https://www.youtube.com/watch?v=R5LJrURo7l0
No aguardo
Tereza Penteado
De: Luiz Rossini <luizrossini@campinas.sp.leg.br>
Enviada em: sexta-feira, 26 de julho de 2024 16:13
Para: info <info@resgatecambui.org.br>
Assunto: Re: Prefeitura na praça Santa Cruz
Boa tarde,
Prezada Tereza,
Trata-se de um pedido de revitalização da iluminação da Praça
Santa Cruz, por solicitação dos moradores do entorno, para permitir o uso
noturno com segurança.
Atenciosamente,
|
Gabinete Luiz Rossini Assessoria do Vereador luizrossini@campinas.sp.leg.br (19) 3736 - 1710 |
De: info@resgatecambui.org.br <info@resgatecambui.org.br>
Enviada em: sábado, 27 de julho de 2024 20:24
Para: 'Luiz Rossini' <luizrossini@campinas.sp.leg.br>
Assunto: RES: Prefeitura na praça Santa Cruz
Boa noite Rossini
Infelizmente o seu pedido desencadeou extrações de árvores na praça.
O problema da iluminação não deve ser resolvido cortando árvores e sim estudando e instalando pontos de luz que iluminem sob os galhos.
As árvores devem sempre serem preservadas e a iluminação deve ser resolvida sem danificar e nem extrair árvores.
Tereza
-Denúncia 21/7/24
Rua Tiradentes 165
-Denúncias 18/7/24
-Denúncias 15/7/24
Rua Antonio Lapa esquina com Américo Brasiliense.
Logo cedo, pesadelo...
CPFL detonando com aval do DPJ !!!!!
CPFL detonando árvore no Cambui 15/7/24 (1/2)
-Denúncias 16/7/24
Rua Dr. Melchert, em frente ao número 45
Jardim Brasil
-Denúncias 13/7/24
Av Faria Lima saída para a Prestes Maia
-Denúncias 11/7/24
Rua Santo Antônio 169
-Denúncia 10/7/24
Rua Sampaio Peixoto 121
Defronte prédio A.Yoshi
-Denúncias 26/6/24
RUA CORONEL QUIRINO, 1131 -esquina com Rua Presciliana Soares.
No local vai abrir a drogaria São Paulo.
Protocolo Seclimas:
2023001452 ATZ 042/2024 - III FRANCISCO JOSÉ QUEIROZ ABREU CORTE DE ÁRVORES ISOLADAS RUA CORONEL QUIRINO, 1131 - CAMBUÍ
Solicitamos informações pela lei de acesso a informação:
Protocolo 416-2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Sobre a calçada cimentada na rua coronel quirino 1131 no cambui.
Fotos do que esta sendo feito estão no anexo.
Sobre o que esta nas fotos solicito:
1-Autorização para rebaixamento de toda a calçada e quais as leis de calçada que deveriam estar sendo cumpridas?
2-Qual é a regra para a confecção de canteiros das árvores que se encontram nas calçadas.
3-Esse cimento colocado nas árvores vai causar a impermeabilização e a possível morte dessas árvores, qual é a punição existente para esses casos ?
Em 8/7/24 recebemos fotos atuais dos canteiros:
Resposta:
-Em 6/8/24 caiu um galho da árvore do outro lado da farmácia na Presciliana Soares:
R Dona Presciliana Soares. Em frente a drogaria São Paulo. O galho caiu da árvore.
Caiu na rua, da árvore que está na outra calçada.
-Denúncias 26/6/24
Destruída a árvore da praça em frente à Estação Guanabara
Manifestação popular:
a figueira que sombreava a estação Guanabara, arruinada.
chorando, precisei de 70 passos para contornar suas raizes, onde as abelhas
ainda sugam néctar de vida.
O entorno do centro da cidade vitimado pela pressa.
Chorando.
Deve haver algo a ser feito.
-Denúncias 14/6/24
Rus José Iniocêncio de Campos 53
-Denúncias 7/6/24
Em Campinas a gestão Dáriox PaulellaxMolloxMárcia estão detonando as árvores da cidade. Nas redes se lê "gestão motoserra" Falando em motosserra, mais duas "podas" agressivas _ na vila itapura, esquina da rua sacramento com barao de atibaia
Prefeitura não quer árvores em Campinas 7/6/24
https://www.youtube.com/watch?v=lOntYK448es
-Denúncias 27/5/24
☔️🌳SÓ FOI UMA CHUVINHA- Árvore caiu na Av. Benedito Roberto Barbosa no Pq Universitario em Campinas nesta manhã de segunda-feira(27)
Copiado do instagran Barba Azul
https://www.instagram.com/reel/C7ebLimOFJA/?igsh=MzY3MnB3dzBjYnQ%3D
-Denúncias 22/5/24
Rua João Alves dos Santos
Podas CPFL....vejam isso.
Em 3/7/24 solicitamos informações pela lAI:
Pela lei de acesso à informação solicito o que segue:
Sobre as podas executadas pela CPFL na rua João Alves dos Santos (fotos no anexo 1) dia 22/5/24, solicito:
1-O documento de autorização (documento no anexo 2) emitido pelo DPJ à CPFL autoriza poda de árvores em logradouros públicos desde que localizados sob a fiação, quando representarem riscos de acidentes ou de interrupção dos sistemas elétricos ou quando os galhos estiverem causando interferências prejudiciais na iluminação pública.
Sobre o ítem 1 solicito:
1.1-A poda realizada foi em função de qual dos itens das autorizações dadas pelo DPJ?
1.2-Qual documentação a CPFL apresentou?
1.3-O órgão DPJ da prefeitura teve conhecimento dessas podas? Qual o procedimento tanto da CPFL quanto do DPJ para a execução dessas podas?
2-No mesmo documento de autorização citado no ítem 1 , consta que as podas de árvores deverão seguir as especificações da legislação municipal e serem acompanhadas por profissionais legalmente habilitados.
Sobre o ítem 2 solicito:
2.1-Quais são as especificações da legislação municipal?
2.2-De quem é a responsabilidade pelo cumprimento das especificações municipais?
2.3-Essas podas tiveram o acompanhamento de profissionas legalmente habilitados?
2.4-Como é feito o controle das podas serem acompanhadas por profissionais legalmente habilitados?
Resposta
Pedimos recurso 1:
Solicito recurso. Faltaram respostas dos itens que novamente copio abaixo e solicito que a resposta seja enviada por itens . 1.1-A poda realizada foi em função de qual dos itens das autorizações dadas pelo DPJ? 1.3-O órgão DPJ da prefeitura teve conhecimento dessas podas? Qual o procedimento tanto da CPFL quanto do DPJ para a execução dessas podas? 2.2-De quem é a responsabilidade pelo cumprimento das especificações municipais? 2.3-Essas podas tiveram o acompanhamento de profissionas legalmente habilitados? 2.4-Como é feito o controle das podas serem acompanhadas por profissionais legalmente habilitados?
Resposta
Pedimos recurso 2
Solicito recurso pois faltaram respostas dos itens que novamente copio abaixo e solicito que a resposta seja enviada por itens . 1.1-A poda realizada foi em função de qual dos itens das autorizações dadas pelo DPJ? 1.3-O órgão DPJ da prefeitura teve conhecimento dessas podas? Qual o procedimento tanto da CPFL quanto do DPJ para a execução dessas podas? 2.2-De quem é a responsabilidade pelo cumprimento das especificações municipais? 2.3-Essas podas tiveram o acompanhamento de profissionas legalmente habilitados? 2.4-Como é feito o controle das podas serem acompanhadas por profissionais legalmente habilitados?
Resposta Comissão-parcilamente deferido
https://drive.google.com/file/d/1QtrEDebyVyL4YjDPTh_1WMNYdfaMxstE/view?usp=sharing
Resposta DPJ-incompleta e parecendo não querer responder:
Em 20/9/24 nova solicitação pela falta de respostas:
Pela lei de acesso à informação exponho e solicito o que
segue:
Na LAI 420/2024, o 2º recurso teve parcial acolhimento e
portanto deveriam ser disponibilizadas todas as informações,o que não ocorreu.
Sendo assim, solicito novamente:
1-Especificamente neste caso ,a poda realizada foi em função
de qual dos itens da autorização dada pelo DPJ (documento no anexo 1) ? Por
risco de acidente, por interrupção do sistema elétrico ou por galhos causando
interferências prejudiciais na iluminação pública?
2-Como e qual é o procedimento diário da gestão da
arborização urbana?
2.1-Quais são os profissionais que executam essa tarefa?
2.2-Qual a abrangência de cada um desses profissionais diariamente?
Em quantos locais da cidade cada um faz a gestão?
2.3-Quem são, quantos são e como são direcionados os
profissionais que fazem a gestão da arborização urbana nos locais de podas/extrações
pela CPFL?
2.4- Quem são, quantos são e como são direcionados os
profissionais que fazem a gestão da arborização urbana nos locais de podas/extrações
pelas licitadas e pela prefeitura?
3-Na LAI 420/2024 na solicitação 2.2, parece não ter havido
a leitura correta da solicitação pois a citação das especificações municipais se
encontra na autorização dada pelo DPJ (anexo 1)
4-Como é feito o acompanhamento da exigência de profissionais
habilitados pela CPFL?
4.1-Eles fornecem qual documentação ao DPJ para a
comprovação de pessoal legalmente habilitado?
5-Como é feito o controle das podas para ser cumprida a exigência
de acompanhamento por profissionais legalmente habilitados? Quem fiscaliza o
antes, o durante e o depois do serviço?
6-Faltou a resposta dos itens 1.2, conforme documento do 2º recurso da LAI 420/2024.
-Denúncias 22/5/24
Rua Lais Bertoni Pereira, 107 escola infantil perto da rua dos Alecrins
Solicitamos pela LAI
373/24
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Sobre a poda (fotos nos anexos)ocorrida na Rua Lais Bertoni Pereira, 107 escola infantil , solicito:
1-Laudos com ART
2-Autorizações emitidas pelo órgão municipal responsável
Resposta
Resposta 373-24
https://drive.google.com/file/d/1-zmjRkCDuM6BX1aMxg0W5zL7v89FsNMG/view?usp=sharing
Foi solicitado recurso:
Solicito recurso pelos motivos abaixo:
1-Não foram enviadas as ARTs, que pela lei complementar
342/2022 no seu art.1 consta:
§ 2º A atuação dos
profissionais referidos no inciso IV nas atividades previstas no caput deverá
ser amparada pela emissão de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART através
do conselho de classe competente."
2-Não foram enviadas as
autorizações que pela lei 11571/2003 no seu art 10º consta:
Art. 10. O transplante, a supressão de
árvores ou a intervenção em raízes, em áreas públicas e privadas, e a poda em
logradouros públicos, serão realizados mediante autorização por escrito do
órgão municipal responsável pela arborização urbana
E foi feita uma nova solicitação 439/2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Sobre a solicitação 373/2024 solicito:
1-A que empresa pertence Luis Felipe Barbim
2-A que empresa pertence Josiane Tonetti
3-Autorização para que as pessoas dos itens 1 e 2 acima assinem os laudos .
4- Documentação completa do TAC que consta a foto no anexo 1, ou como poderemos obter a documentação completa desse TAC.
Resposta:
Prezada Senhora, Em resposta à 439/2024, informamos que: 1 - Luis Felipe Barbim é Engenheiro Agrônomo contratado e responsável pela empresa MB Engenharia e Meio Ambiente, que possui contrato ativo com a Secretaria Municipal de Educação desde 13/03/2024. Na data da emissão do Laudo, (03/03/2024), a empresa estava com contrato ativo somente com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 2 - Josiane Tonetti é Bióloga e funcionária contratada pela empresa MB Engenharia e Meio Ambiente. Ressaltamos que a Secretaria Municipal de Educação somente passou a gerenciar o contrato com a empresa MB Engenharia e Meio Ambiente a partir de maio do corrente ano. Na data da emissão do Laudo, (27/10/2023), a empresa estava com contrato ativo somente com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 3 - A ART dos Engenheiros Chefes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos - Departamento de Parques e Jardins anexa é o documento que autoriza os profissionais a emitirem os laudos. 4 - O TAC foi tratado em processo físico e atualmente esse documento encontra-se em na Secretaria Municipal de Gestão e Controle. Att Alice Corsi p/ Fabiane S. Mariotto Coordenadora de Arquitetura Escolar 19-2515-7223 / 2515-7216 / 2515-7217
Cidadãos tabém questionam:
De: E.
Enviada em: sexta-feira, 16 de agosto de 2024 13:32
Para: info@resgatecambui.org.br
Assunto: Extração de árvores na escola municipal no bairro Cambuí
Bom dia ,
De acordo relatei por mensagem na página do Facebook , a prefeitura realiza no momento a extração de árvores na escola municipal Lafayette A S Camargo Prefeito, na rua Laís Bertoni Pereira, 107: a reforma da escola incluiu a retirada de árvores lindas, que fazem a sombra para as crianças.
Me informei com os trabalhadores do local e justificaram que a prefeitura retira as árvores porque estão "condenadas". A maior parte das copas já foi cortada , para extração dos troncos.
Abri um protocolo a respeito no 156; disse que o assunto foi encaminhado para o setor de arborização.
Porém,
seria urgente, a intervenção; gostaria de saber quem cuida dessas
operações, não restará nada.
Mais fotos 27/8/24
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Na LAI 439/2024 foi citado sobre o TAC , que ele foi tratado em processo físico e atualmente esse documento encontra-se em na Secretaria Municipal de Gestão e Controle.
Solicito o TAC firmado com a empresa Vitta residencial em dezembro de 2023 com a secretaria de educação -foto no anexo
Resposta:
TAC Vitta com a prefeitura
https://drive.google.com/file/d/1jl9wr-K8QQgHSOr5XFgYrAOjbGfynFCN/view?usp=sharing
Em 20/9/24 foi feito uma nova solicitação:
`Prot 592/2024
Pela lei de acesso a informação exponho e solicito o que segue:
Em resposta à LAI 538/2024 recebemos o TAC solicitado na LAI 439/2024 (anexo 1) .
Solicito:
1-Qual o ítem do TAC é referente à obra de ampliação da EMEI Lafayette Alvaro de Souza Camargo?
Obs-ver anexo 2 com os dados da placa no local.
2-Solicito toda a documentação da obra de ampliação, incluindo a necessidade ou o que motivou a extração das árvores.
3-Qual o prazo de início da obra?
4-Qual o prazo do término da obra?
5-Solicito o termo de finalização da obra
-Denúncias 13/5/24
Extração de árvore...mais uma...
A Emdec realiza um bloqueio na rua Dona Maria Umbelina Couto, no Taquaral. O bloqueio se dá na altura do número 636, entre as ruas Castro Alves e Amélia Bueno, no Taquaral. A interdição é total, sendo permitido apenas acesso local a moradores e comerciantes. O bloqueio começou às 8h30, e é necessário para viabilizar a extração de uma árvore pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) da Prefeitura.
https://portalcbncampinas.com.br/2024/05/rua-no-taquaral-tem-bloqueio-total-nesta-segunda/
Solicitamos informações pela LAI:
Protocolo 335/2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue.
Sobre a noticia de árvore que seria extraida hoje na rua Maria Umbelina Couto 636 (link https://portalcbncampinas.com.br/2024/05/rua-no-taquaral-tem-bloqueio-total-nesta-segunda/ ) , solicito:
1-Laudo de avaliação cumprindo a lei 11571/03 no seu artigo 2º
2-Autorização pelo órgão responsável
3-ART do técnico responsável pela extração
4-Que espécie será plantada no local
5-Qual será a compensação para essa extração e onde ela ocorrerá .
Resposta:
Atenção que a árvore estava ótima...tiraram por causa da calçada...como se as calçadas de Campinas tivessem mobilidade...
https://drive.google.com/file/d/1nH9pdZtEQ4tK7qmwrlZftflgj6JbqMel/view?usp=sharing
-Denúncias 9/5/24
EMEF -Vila San Martin
Destruição...
-Denúncias 1/5/24
Denúncia poda detonadora na Rua Aroldo de Azevedo.
Pelas características da poda, provavelmente foi feita pela Cia elétrica...
-Denúncias 27/4/24
Av Arlindo Joaquim de Lemos 214
Podas detonadores sem autorização....
Vamos lembrar que o DPJ é incapaz de tomar providências sem que o cidadão denuncie.Mas...recebe para isso.
Resposta LAI 217-2024
https://drive.google.com/file/d/1wJZvpeumXztoZvebX4qEpmUcRxNPfjoG/view
-Denúncias 24/4/24
Rua Manoel Antunes Novo,400-Barão Geraldo
Poda CPFL
-Denúncias 23/4/24
falecrins Agostinho Pattaro-Barão Geraldo
Rua Manoel Antunes 500
edital-adendo
penetrografia
PROCESSO ADMINISTRATIVO: PMC.2022.00055061-18
INTERESSADO: Secretaria Municipal de Educação
OBJETO: Prestação de Serviços de jardinagem e penetrografia
arbórea, com fornecimento de
veículos, equipamentos, ferramentas e suprimentos agrícolas.
https://drive.google.com/file/d/1_B2Yh1l9IaX9zxzIoaXbNw1EvnxzXGN0/view
-Denúncias 17/4/24
Rua Dirce Barbieri gianese,168 -Vila São João-Barão Geraldo
Podas drásticas em duas sibipirunas
-Denúncias 12/4/24
Rua Maria Umbelina Couto 533 defronte ao Esquina Boa Taquaral
Essa árvore vem sendo mutilada há algum tempo e agora acabaram com a copa dela....
Denúncia recebida hoje, vamos questionar...
Comparem as podas detonadoras de 2017 a 2024
https://drive.google.com/file/d/1UpuCXjkZxYH36E9OMl5tPGPLhDFZhGeV/view?usp=sharing
-Novembro 2017
-Março 2020
-Março 2023
-Setembro 2023
Pedido de informação pela LAI:
Protocolo 258/2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Sobre a árvore localizada na Rua Dona Maria Umbelina Couto 533 com documentação nos anexos, solicito:
1-No anexo 1 consta o historico das podas atraves do google.
1.1-Solicitamos as autorizações e laudos emitidos e/ou a necessidade para tais podas.
2-No anexo 2 foto do dia 11/4/24 mostra a arvore totalmente danificada por poda que acabou com toda a copa.
2.1-Solicitamos a autorização para a poda detonadora dessa foto e quais providências foram (ou serão) tomadas por esse ato que em tese poderá ser configurado como crime ambiental.
Resposta
Resposta LAI 258-2024
https://drive.google.com/file/d/1gu2I8Pb5MoT1IOv6XXfPbSrnWfGGubJq/view?usp=sharing
-Denúncias 9/4/24
Rua Maestro Jaime Lopes Diniz 5 Jd Nova Europa
Sufocaram a árvore...um aldrago
R. Maria Tereza Dias da Silva, 226 Barão Geraldo
Cimentam para matar...
-Denúncias 2/4/24
Rua Angelo Vicentin-rua ao lado da Igreja-BG
-Denúncias 1/4/24
Av Orosimbo Maia 2205
Localização: em frente à loja BOMPESO - Utensílios e equipamentos industriais para cozinha.
Contadas sete árvores cortadas, sendo três delas de tronco duplo.
Solicitamos informações pela LAI 305/2024:
https://drive.google.com/file/d/1h47zXv2cEWHRQAnznWRW3djLeSGxHrmL/view?usp=sharing
-Denúncias 26/3/24
Podas detonadoras de várias árvores na Av Plínio Pereira Neves na lateral da escola Milton Tolosa.
Observem que eles falam que as árvores estão secas, mas elas estão floridas.
A cidadão que filma se mostra indignada e os documentos de autorização não foram fornecidos.Prefeitura nota zero e transparência zero também.
Poda detonadora pela MB/DPJ 26/3/24 (1/4)
Poda detonadora pela MB/DPJ dia 27/3/24
https://www.youtube.com/shorts/01wWg3wrTVU
Ja feita a destoca, vejam os videos anteriores que mostram eles cortando as árvores, e elas estavam floridas.
MB licitada do departamento de parques e jardins da prefeitura de Campinas não cuida, destrói.
Supostamente pra poder enviar 50 toneladas/dia de galharia e madeira para o que chamam de usina verde.Vão acabar com as árvores de campinas.
Se ligue.
Av. Plinio pereira neves ao lado da quadra do colegio estadual milton de Tolosa e atravessando a rua já e o Piçarrão.
Comentário cidadão:
O destocador adquirido não deixa vestígios.
Você vê uma árvore hoje.
Amanhã tem uma poeira de madeira no lugar.
Triste..... é como se ela fosse totalmente insignificante que não dependêssemos delas, acabou o respeito pela natureza, o que vale é a ira humana😞😞*
Vereador faz requerimento de informação:
-Denúncias 12/3/24
Praça Pompeo de Vito
Foto Amilton Sousa
Foto denúncia
Denúncia cidadã 12/3/24:
Na praça Pompeo de Vito estão cortando árvores lindas, frondosas, com mais de 30 anos com a justificativa de fazer quadra coberta. Já cortaram 1 e vão cortar mais. Já conversei com a coordenadora da praça e ela me disse que serão necessários esses cortes para fazer a quadra. E sempre com o papinho pronto da compensação. Disse que vão plantar não sei quantas árvores pra compensar. Compensar o que??? O que compensa uma árvore saudável e frondosa e que demorou anos pra crescer e estar picotada no chão ??? Que lei mais absurda essa da compensação!! Eu sou apenas uma cidadã que não consegui fazer com que não cortassem a árvore.
-Denúncias 12/3/24
Rua Joaquim de paula Sousa 477
-Denúncias 5/3/24
-Denúncia 27/2/24
Av João Paulo II
-Denúncia 17/2/24
CPFL detonando Rua Cel Quirino ao lado do Clube Regatas.
Além de detonar a árvore ,deixou todos os galhos na calçada e o pedestre tem que andar na rua correndo perigo...
Protocolo:
PMC-PR.2024.000001593-87
Denúncia 156 baseada no documento laudo de vistoria 0509-21:
-Poda que não segue a boa técnica de manejo
-poda que causou dano irreperável na árvore, deixando-a desequilibrada.
-material resultante da poda depositado irregularmente em área pública e causando perigo ao pedestre pois este tem que caminhar na via com risco de acidente.
-A CPFL deve ser multada
Descrição:
CPFL realiza poda que não segue a boa técnica de manejo e causa danos ireeparáveis à arvore deixando-a desequilibrada e com a copa deformada.Tambem o material resultante estão depositados em área publica em desacordo com as praticas de manutenção da cidade.Solicito vistoria e multa.Essa solicitação se baseia em documento de laudo tecnico de vistoria do DPJ 0509-21 onde foi recomendada multa conforme a lei à CPFL pelas irregularidades.Saliento o perigo ao pedestre que por causa do material na calçada precisa andar pela via ao lado dos carros correndo perigo.
laudo de vistoria 0509-21
Também existe o descumprimento do art 246 do código de trânsito brasileiro:
Art. 246. Deixar de sinalizar qualquer obstáculo à livre circulação, à segurança de veículo e pedestres, tanto no leito da via terrestre como na calçada, ou obstaculizar a via indevidamente:
Infração - gravíssima;
Penalidade - multa, agravada em até cinco vezes, a critério da autoridade de trânsito, conforme o risco à segurança.
Parágrafo único. A penalidade será aplicada à pessoa física ou jurídica responsável pela obstrução, devendo a autoridade com circunscrição sobre a via providenciar a sinalização de emergência, às expensas do responsável, ou, se possível, promover a desobstrução.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm
Sobre isso fizemos uma solicitação à EMDEC ,pela lei de acesso à informação:
Protocolo 125/2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Em 17/2/24 a CPFL descumpriu o art 246 do codigo de transito brasileiro.
Conforme foto anexada a calçada foi obstruida e com isso o pedestre correu riscos por ser obrigado a caminhar na via dos automoveis.
Solicito a informação de qual encaminhamento é necessario para que a EMDEC multe a CPFL e cumpra o art 246 do codigo brasileiro de transito
Confira também o vídeo:
CPFL detona árvore no Cambuí e pedestre corre perigo 17/2/24
https://www.youtube.com/watch?v=CVjoxoNl0Qg
-Denúncia 16/2/24
Poda e corte de árvores...detonadoras... entre a cx d'água e o posto de saúde no canteiro central.
Av. João Paulo II, seu início
MB que é uma licitada da prefeitura, responsabilidade do DPJ.
-Denúncia 1/2/24
CPFL detonando Barão Geraldo
Rua Felicio Pattaro,57
-Denúncia 31/1/24
CPFL detonando no Cambuí 31/1/24
https://www.youtube.com/shorts/cnTkykRXSSE-Denúncia 28/1/24
Estão cortando as figueiras ao lado da Estação de trem Tanquinhos!! Uma já foi e estão na segunda agora!!
Sabem de quem foi o pedido?
Vereador Edvaldo Cabello
Do Sr. Vereador Edvaldo Cabelo Ementa: Realização de poda das árvores que estão na estação Anhumas, localizada na Av. Antonio Duarte da Conceição, 1501. Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Campinas, Dario Saad , Indicamos ao Sr. Prefeito Municipal para determinar ao setor competente, para que seja providenciada a realização de poda das árvores que estão na estação Anhumas, localizada na Av. Antonio Duarte da Conceição, 1501. Justifica-se tal solicitação, tendo em vista que essa é uma demanda dos frequentadores da estação, pois o local está com as árvores em cima da fiação elétrica e com risco de queda. Sala de Reuniões 19 de Dezembro de 2023.
https://sigadoc.campinas.sp.leg.br/sigaex/public/app/arquivo/exibir_public?arquivo=CMC-PRO-2023/16967A.pdf&completo=1
Solicitamos informações pela LAI:
Prot 86/2024
Pela lei de acesso a informação solicito o que segue:
Sobre poda/extração de árvores na estação Tanquinhos hoje 28/1/24:
1-Laudos e autorizações para execução das podas /extrações
2-Laudos e autorizações do Condepacc
Resposta:
https://drive.google.com/file/d/1m7hjLZ_K7TxaVo7WydZ1fWXZOL-kwP_q/view?usp=sharing
-Denúncia 25/1/24
CPFL atacando
Rua Guilherme da silva entre Júlio de Mesquita e av Anchieta
-Denúncia 25/1/24 -MB
Av Marechal Carmona perto da Câmara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.