Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Plantio no Bairro Cambuí em Campinas












No dia 28/01/2012 foram plantadas mais 9 árvores no bairro Cambuí em Campinas, de um total de 190 plantadas nos 4 últimos anos.Plantios esses cada vez mais frequentes.
Parece pouco?
Não é pouco, pois é feito por cidadãos moradores ou não do bairro Cambuí ,com planejamento técnico e organização do Movimento Resgate o Cambuí.O poder público além de não colaborar, não cuida e nem planta nenhuma árvore.Apenas poda e extrai......
Pela lei nº 11.571/03 a prefeitura deveria ter feito um inventário por amostragem da arborização urbana , e nada fêz....
O único levantamento feito em Campinas, em 2007 no bairro Cambuí , por José Hamilton Aguirre (http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11136/tde-18112008-135314/pt-br.php ) constatou 2087 plantas de calçadas (nem todas eram árvores).Precísaríamos ter mais de 8.000 árvores de calçada APENAS no Cambuí.



Chegam as pessoas e o material


Todos trabalham


Plantando em conjunto


Capina,


limpa e recolhe o lixo


e refaz a calçada..........UFA.............


Plantios pelo Youtube:











Movimento Resgate o Cambuí

2 comentários:

  1. Antes, não poderia deixar de elogiar profundamente o trabalho deste grupo. Tive a oportunidade de ver ao vivo a ação com as crianças acompanhando e com as mãozinhas sujas de terra, realizando seus primeiros atos de cidadania. Gostaria de colocar aqui uma pergunta que certamente é de interesse de toda a população da cidade. Nesta época do ano, assistimos a tantos incidentes com árvores enormes e antigas, aparentemente saudáveis que deixa a impressão que elas (as árvores) são um risco para população e patrimônio. Como isso deveria ser tratado? Podas mais frequentes? Selecionarmos melhor os espécimes plantados (para os mais resistentes ao tempo)? Ou devemos nos conformar como sendo simplesmente um ato da natureza? Porque árvores tão maduras, aparentemente saudáveis e fortes, tombam com tanta frequência nas áreas urbanas? Tenho a impressão que nos bosques e matas naturais isso não tem a mesma frequência. Será que fazemos algo ou deixamos de fazer para haver essa aparente maior frequência de incidentes dentro da cidade?

    ResponderExcluir
  2. As árvores, como todos os seres vivos precisam de cuidados.
    Nossas arvores são heroinas, pois conseguem sobreviver aos maus tratos da cia eletrica, da prefeitura e dos cidadãos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.