Árvores-denúncias
Ano 2023
Página para denúncia de extrações, podas ou maus-tratos
às árvores de Campinas.
Somos do Movimento Resgate Cambuí e defendemos e cuidamos das árvores do Cambuí.Temos 4 inventários quali-quantitativo do bairro Cambuí.
Também somos conselheiros no COMDEMA , no CONGEAPA, CMDU e PCJ.
Essa página é sobre denúncias de extrações, podas ou mal tratos em árvores no Cambuí e também em outros locais.Abrange também notificações aos órgãos públicos de árvores em risco de quedas.
Solicitamos informações de cada uma dessas denúncias,através da Lei de Acasso à Informação (LAI) pelo site da prefeitura.QUESTIONE,OPINE, USE SEU PODER DE CIDADÃO.
DENUNCIE no email : info@resgatecambui.org.br
Vejam também: PODAS DRÁSTICAS EM CAMPINAS!
https://blog.individuoacao.org.br/2022/06/podas-drasticas-em-campinas.html
Árvores-denúncias Ano 2022
https://blog.individuoacao.org.br/2022/02/arvores-denuncias-ano-2022.html
Árvores-denúncias Ano 2021
https://blog.individuoacao.org.br/2021/02/arvores-denuncias-ano-2021-pagina-para.html
Árvores-denúncias Ano 2022
https://blog.individuoacao.org.br/2022/02/arvores-denuncias-ano-2022.html
-Denúncia rua Pdre Teixeira
-Denuncia Ivone P
-Denúncia 09/5/23
Rua dos Guainumbis-Vila Costa e Silva
Poda CPFL....
-Denúncia 07/2/23
Denúncia de extração irregular de árvore na Rua Santa Cruz vizinho ao 45.
Fomos até lá para conferir e lá estava a polícia civil que nos falou que o pedido de extração tinha sido solicitado pela Seplurb e depois foi para o DPJ.
Foi confirmado que houve autorização mas esta não foi mostrada , apesar se termos solicitado.
-Mapa árvore, do site da prefeitura
Nesse site só tem o nome , endereço e a foto.
Foto não tem data .
https://www.appsheet.com/start/4129b14d-72c4-4324-9e47-68bfc60d75f7#_currentLat=-22.893934&_currentLng=-47.060101&_mapType=roadmap&_selectedColumn=Via+P%C3%BAblica&_selectedTable=Mapa&_zoom=20&appName=MBArborizacaoWEB-1412031&page=google-map&row=3030&table=Mapa&view=Mapa+%C3%81rvores
-Denúncia 24/1/23
Árvore cai no parque Taquaral e mata um menina de 7 anos.
-Criança que morreu após ser atingida por árvore no Taquaral era filha de pastor evangélico e estava em festa de aniversário da prima
24/1/23
Isabela Tiburcio Fermino, de 7 anos, morava com família em Hortolândia e estava em parque de Campinas para festa de prima.
A árvore, um eucalipto gigante que fica ao lado da pista de caminhada, despencou e ficou atravessada. A prefeitura diz que ele estava "aparentemente sadio".
Prefeitura de Campinas diz que árvore que caiu na Lagoa do Taquaral e matou criança 'estava aparentemente saudável'
Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulela afirmou que, após 'análise ótica', técnicos verificaram que não há indícios de doenças ou pragas no eucalipto. Acidente aconteceu neste terça
-Denúncia 1 -em 2022 ocorreu ...colocar o link e colocar aqui os desdobramentos em 2023
Coletivo aciona Promotoria contra poda de árvores no alambrado do Bosque
Poda de árvores no Bosque é criticada por moradores deCampinas; especialista explica procedimento
Nesta quarta-feira (4), integrantes do coletivo ambiental SOS Piçarrão estiveramna região do Bosque para uma inspeção das condições das árvores no cinturãoverde e disseram ter encontrado o portão do parque fechado e algunstrabalhadores realizando a poda. Segundo o grupo, os funcionários da Prefeituraestão cortando de forma excessiva galhos e troncos de árvores sem necessidade- veja o vídeo abaixo.
Preocupado, o grupo entrou com uma representação cautelar no MinistérioPúblico do Estado de São Paulo, denunciando a poda com possível extração.
https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/Poda-de-arvores-no-Bosque-e-criticada-por-moradores-de-Campinas-especialista-explica-procedimento-20230104-0016.html
Corte de árvores no Bosque dos Jequitibás gera polêmica
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas iniciou nesta semana uma operação de poda das copas de árvores que ficam nos limites externos do Bosque dos Jequitibás. Estão sendo cortados os galhos que ultrapassam o limite da cerca do parque municipal, e a pasta informou que a medida visa reduzir o peso das árvores.
Também foi iniciado um estudo especial das condições das árvores do parque. Essas medidas preventivas ocorrem após as quedas de três árvores do Bosque na última semana do ano passado, incluindo o caso no qual uma figueira branca de cerca de 35 metros caiu sobre um carro na Rua General Marcondes Salgado, matando o motorista, que tinha 36 anos.
Serviços Públicos inicia poda preventiva das copas de árvores do BosqueRedução do volume das copas diminui peso de árvores e pode prevenir quedas; mapeamento geral também está sendo feito no local03/01/2023 - 18:47
“Temos informações que árvores tiveram suas raízes amputadas para a troca da cerca do bosque. É evidente que a retirada de parte da sustentação de uma árvore de 100 toneladas vai gerar problema. Sobre o acidente fatal, não acreditamos na versão da prefeitura de que o solo ficou saturado pela chuva. Árvore saudável não cai sozinha”, questiona.
A posição de Olivieri é reforçada pelo mestre em Arborização Urbana, engenheiro florestal e agrônomo José Hamilton de Aguirre Júnior. “Em uma análise da possível queda da árvore que matou uma pessoa foi verificado que houve corte de raízes”, declarou. “Sem estabilidade e com as chuvas, que aumentam o peso e diminuem a resistência do solo, ela não resistiu.”
“Da forma como estão sendo feitas, de maneira unilateral (o corte das copas que ficam no limite externo do Bosque), as podas podem causar um desequilíbrio. E as árvores com algum tipo de debilidade podem ficar em situação ainda pior. Ou seja, na tentativa de se apagar o fogo, há o risco de se criar mais problemas”, explica.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Campinas anunciou o início de mais duas medidas de caráter preventivo: a poda das copas de árvores que ficam nos limites do Bosque dos Jequitibás e um estudo das condições de toda a mata. A ação, entretanto, não obteve aprovação unânime entre ambientalistas e especialistas da área florestal.
"Qualquer intervenção que é realizada em árvore urbana tem que ser muito bem pensada e planejada. Essas intervenções teriam que passar por avaliação técnica de um profissional habilitado, um engenheiro florestal, agrônomo ou biólogo. Comprovada a necessidade, e após aprovada, precisam ser acompanhadas pelo engenheiro e pelo responsável técnico. Ao que tudo indica, não houve tempo hábil para um laudo ser elaborado e uma avaliação correta ser feita", opinou o engenheiro florestal e agrônomo, além de mestre em arborização urbana, José Hamilton de Aguirre Junior.
Serviços Públicos inicia poda preventiva das copas de árvores do Bosque
Pela lei de acesso à informação exponho e solicito o que segue:
Exponho:
A secretaria de serviços públicos noticiou em 3/1/23 o início das podas das árvores do bosque dos jequitibás-link https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/47044
Sendo o bosque um patrimônio tombado ,é obrigatório que o responsável pela administração do bosque solicite orientação e análise dos técnicos da CSPC e também de autorização do Condepacc conforme doc no anexo 1, para podas e cortes de árvores.
Solicito:
A documentação emitida tanto pelos técnicos da CSPC quanto do Condepacc para que essas podas pudessem ser iniciadas.
Prot 52/23
Pela lei de acesso à informação exponho e solicito o que segue:
Exponho:
A secretaria de serviços públicos noticiou em 3/1/23 o início das podas das árvores do bosque dos jequitibás-link https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/47044
Sendo o bosque um patrimônio tombado ,é obrigatório que o responsável pela administração do bosque solicite orientação e análise dos técnicos da CSPC e também de autorização do Condepacc conforme doc no anexo 1, para podas e cortes de árvores.
Solicito:
A documentação emitida tanto pelos técnicos da CSPC quanto do Condepacc para que essas podas pudessem ser iniciadas.
Poda das árvores do Bosque dos Vídeo-Vídeo - Jequitibás provoca reação de ambientalistas
Poda de árvores no Bosque é criticada 4/1/23
-Denúncia 2 -dia 2/1/23
Duas árvores caíram
Rua dos Bandeirantes 32
(Inventário de 2017)
R. Bandeirantes, 32
Nome comum: sibipiruna
Nome científico: Poincianella pluviosa
Altura: 15,5 m
Altura 1ª ramificação: 1,7 m
CAP: 250 cm
Cbase: 280 cm
Tamanho da copa: 18 x 16 m
Estado geral: Regular, apresentando deslocamento de solo e galhos secos
(Inventário de 2017)
Av. Coronel Silva Telles, 1197 x Av. José de Souza Campos
Nome comum: ipê-rosa
Nome científico: Tabebuia pentaphylla
Altura: 16,0 m
Altura 1ª ramificação: 4,0 m
CAP: 215 cm
Cbase: 310 cm
Tamanho da copa: 15 x 15 m
Estado geral: Bom, mas apresentando fungos no tronco, raiz exposta e galhos secos, com sugestão de tomografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.